Em emboscada, madeireiros matam sargento dentro de reserva florestal em Novo Progresso

Publicado em por em Ronda Policial, Segurança Pública

Em emboscada, madeireiros matam sargento dentro de reserva florestal em Novo Progresso, Sargento Joaõ LuizSargento João Luiz, alvejado com dois tiros

O crime organizado que atua na Amazônia fez mais uma vítima no Pará.

O 1º sargento João Luiz de Maria Pereira, do Grupamento Tático Operacional do Comando Regional da PM de Itaituba (PA), foi assassinado numa emboscada na floresta, na sexta-feira, 17, após a destruição de um acampamento ilegal de madeireiros dentro da unidade de conservação federal.

Leia também – Justiça bloqueia bens de madeireira de Santarém por danos ambientais no Corta Corda.

João Luiz trabalhava com agentes do Ibama em uma operação de combate ao desmatamento ilegal na Floresta Nacional do Jamanxim, em Novo Progresso (PA), com apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Pará. Foi quando a equipe foi cercada e atacada a tiros.

Baleado no pescoço e no ombro, João Luiz foi socorrido pela equipe, mas morreu cerca de 40 minutos após o ataque.

Em depoimento à Policia Civil de Novo Progresso, integrantes da equipe relataram que o homicídio ocorreu por volta de 15h30 de sexta-feira, no entorno de uma estrada de terra conhecida como Vicinal da Francy, a cerca de 80 km da área urbana de Novo Progresso.

Os agentes de fiscalização, com apoio do Grupamento Tático, destruíram o acampamento. Ninguém foi encontrado no local. Em seguida, ao dar continuidade às ações de fiscalização na região, o grupo sofreu a emboscada.

Os agentes federais e estaduais estavam no interior da unidade de conservação desde a quarta-feira, dia 15.

Crime brutal

Na véspera do homicídio, foram apreendidos um trator, um caminhão e várias motosserras que pertenceriam ao grupo responsável pelo acampamento ilegal e pelo ataque criminoso. O homicídio será investigado pela Polícia Federal (PF).

Por meio de nota, o Ibama se solidarizou com a família do sargento.

“O Ibama se une à família e aos amigos do sargento João Luiz, recebendo com dor esse crime brutal. Agradecemos muito sua contribuição na proteção da Amazônia”, disse a presidente do Ibama, Suely Araújo. Equipes foram enviadas ao local para reforçar o combate ao desmatamento.

Área crítica

Criada em 2006, a Floresta Nacional do Jamanxim possui 1,3 milhão de hectares, o equivalente a 1,3 milhão de campos de futebol. Localizada no eixo da BR-163, que corta todo o Estado do Pará, a região é uma das áreas mais críticas do desmatamento na Amazônia.

“O assassinato na Floresta do Jamanxim é resultado da ação do crime organizado no eixo da BR-163, com o objetivo de deter a atuação legítima do Ibama e seus parceiros na Operação Onda Verde. Lamentamos profundamente a morte do sargento João Luiz, que resultará em uma atuação ainda mais firme do Estado brasileiro contra aqueles que lucram com a destruição do patrimônio ambiental do país”, afirmou o diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Luciano Evaristo.

A Onda Verde é uma operação preventiva de combate à extração ilegal de madeira, realizada em áreas críticas de desmatamento na Amazônia, com base em alertas gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Com Informações da IstoÉ


Publicado por:

7 Comentários em Em emboscada, madeireiros matam sargento dentro de reserva florestal em Novo Progresso

  • Novo Progresso, PA
    Alguém de vocês já se fez a Pergunta, por que em uma Investigação Federal, repetindo ” FEDERAL “, pra ser mais exato Operação Castanheira a Poliçia Federal não descobre um Imegrante Alemão trabalhando ilegalmente na Empresa do Principal Alvo da mesma ????? Istu esta cheirando mau !!! Se perguntando quem mandou montar uma Operação deste Porte não esta sabendo do Fato ???? Em Paises a ondem a Ler funçiona não existe Coisas assim, Brasileiros clondestinos discoberto na Alemanha por exempelo serão deportado Imeatamente, séra esta maravilhoso Pais de Voceis da bargunçado assim mesmo ?????
    O Ratinho da SBT ir dizer “Istu e uma Vergonha “, Eu não sei o que a Cópia dela aqui de Progresso ir dizer, bem provavel nada, pois preçisa de ter COURAGE pra faler que aconteçe em Certo de Rico !!!!!!! A sim, quem esta escrevendo istu Aqui sou Eu mesmo o Alem!ao do Mercado Cast…. !!!!! A sim não esqueçendo do Dinheiro de Voceis Cidadães Brasileiros, os Empostos quais Voceis paga carisimo, jogado fora a toa o Dinheiro para OperaçÕes quais são mais a toa ainda, ser a PF não dar conta de Identeficar um Clondestino, talvez até foragido do Pais dele melhor eles troca a Profissão deles, talvez trabalhndo de Padeiro, Pedreiro ou roçar Jucira mesmo !!!!!

  • Os governantes são os principais culpados, Deputados e etc. Se não fizerem uma revisão urgente nas leis do pais o Brasil não vai mudar nunca. Assim eu acho Cícero.

  • O GOVERNO É O PRINCIPAL CULPADO – O COMERCIO DE TERRAS ILEGAL NA REGIÃO É ATRAENTE – A MOROSIDADE DO INCRA E DO TERRA LEGAL É CULPADO TAMBÉM – A FALTA DE FISCALIZAÇÃO E A CORRUPÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS É CULPADO TAMBÉM – O ICMBIO NA DEMORA DAS CONCESSÕES FLORESTAIS É CULPADO TAMBÉM – A CULTURA INSTALADA NA REGIÃO É DE DEVASTAÇÃO DA FLORESTAS COM GRILAGEM, QUEIMADA, VENDA DE IMÓVEIS RURAIS PARA PECUÁRIA EXTENSIVA ( NÃO É PARA FAZER REFLORESTAMENTO QUE A FRIBOI TEM TERRAS NA REGIÃO…..A BARREIRA DE FISCALIZAÇÃO NA DIVISA DO ESTADO TAMBÉM É CULPADA….AS MADEIREIRAS SÃO CULPADAS POR FAZER O DESDOBRO DE MADEIRA ORIUNDA DAS FLONAS E PARQUES….. MAIS SERIA JUSTO ATRIBUIR A MORTE DO SARGENTO (PAI DE FAMÍLIA E EXEMPLO DE PROFISSIONAL), EXCLUSIVAMENTE PARA O SETOR MADEIREIRO COM A CHAMADA : Em emboscada, madeireiros matam sargento dentro de reserva florestal em Novo Progresso.

  • Pobre população de novo progresso enquanto uns poucos tem altos lucros com a ilegalidade a grande maioria da população padece.

  • aquele que lucra com a destruição do patrimônio ambiental do país e comanda a ação do crime organizado,na Floresta Nacional do Jamanxim, anda em novo progresso com uma bmw branca a unica da cidade.

    1. Muito triste. Pobre Amazônia que vive a mercê das quadrilhas que o saqueiam em nome do lucro fácil.

      Me solidarizo com a família do SGT.

  • os madeireiros que utilizam o serviço de jagunços para dar suporte às suas ações criminosas são da madeireira floresta verde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *