Um levantamento publicado hoje pela entidade PEC (Press Emblem Campaing), com sede na Suíça, aponta que apenas o Iraque registrou um maior número de mortes de jornalistas que o Brasil em 2014.
Os dados revelam que cinco jornalistas foram assassinados no Iraque nos três primeiros meses do ano. Já no Brasil, o número chegou a quatro, o mesmo que foi registrado no Paquistão.
Leia também:
vc. repórter. Escadaria vira “garagem náutica”.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O número de mortes no Brasil seria ainda superior ao que foi registrado na Síria, país em plena guerra civil e com dois mortos, ou no Afeganistão com 3 mortes.
O governo brasileiro havia prometido uma série de medidas para garantir a proteção de jornalistas e a ONU vem apelando para que o Brasil puna os responsáveis pelos assassinatos.
A entidade revela que, em apenas três meses, 27 jornalistas foram assassinados enquanto trabalhavam pelo mundo. O número é praticamente o mesmo do que havia sido registrado no mesmo período de 2013, com 30 mortes.
Um dos destaques é justamente o fato de que o número de vítimas em protestos também aumentou. Neste ano, quatro profissionais perderam suas vidas cobrindo manifestações no mundo, na Ucrânia, Egito, Paquistão e no Brasil.
respeito jornalista mas jornalistas moleque de recado de politicos corruptos safados levar bala e pouco!
Pedro, há um procedimento mais barato, fácil e que não te trará dissabores: deixar de lê, ouvi ou vê o que esse jornalista propaga. Simples!
Ser jornalista no nosso país, é amar a profissão acima de tudo. Falo isso, com base nas ameaças e baixos salários que os profissionais da área enfrentam. Os jornalistas no Brasil são mal remunerados, trabalham em situação de perigo e muitas vezes, enfrentam precariedade das condições de trabalho.
Ser jornalista é ir além da profissão. É falar a verdade e ter responsabilidade sempre com a verdade, independente de qualquer coisa. Por isso que ele tem que amar sua profissão. Por receberem constantes ameaças, muitos profissionais desse ramo, acabam mudando de profissão. Mais ai cabe a cada um, decidir o que é melhor para sí. Tenho certeza que o dono desse blog (Sr. Jeso Carneiro) já sofreu ameaças, processos e retaliações, mas continua firme e forte com seu blog, que particularmente é o melhor da região. Parabéns!!
“Revelar a verdade é um dever sagrado para o jornalista”. Ela resume, completamente, a relação que Hipólito da Costa tinha com o jornalismo, visto também como um serviço público em benefício da sociedade e da cidadania”
Obrigado, Adriano, pelas referências elogiosas ao blog. Como disseste, não é fácil ser repórter (prefiro esse termo), por conta dos riscos e ameaças. No entanto, a paixão, o prazer em fazer o que faço é que me move.