Emanuel Júlio Leite, 49 anos, é formado em administração de empresas. Dono da Agência Tucano (distribuidora de revistas) e da produtora Conexão Oeste. Apresentador de TV, ex-secretário municipal de Turismo, área na qual continua tendo enorme inserção.
1. Alter do Chão:
“É sempre um lugar legal para relaxar. Um passeio que seja já distrai e relaxa. Poder tomar banho em suas águas transparentes é o mesmo que renovar a alma. A vila tem algo de mágico, em função do poder de atração que exerce nas pessoas. Nas daqui e nas de ‘fora’.”
Rodovia Everaldo Martins
2. Ponta do Cururu:
“É, realmente, um pedaço de paraíso. Localizada no entorno de Alter do Chão, mais parece daqueles lugares perdidos no meio do nada. Talvez esse detalhe seja o grande barato do lugar. Aos fins de tarde, então, é de deixar qualquer sujeito de boca aberta. Praia de qualidade”.
Praia de Alter do Chão
3. Peixaria Rayana:
“Sinto-me meio padrinho da peixaria. Fui o primeiro repórter a destacar a qualidade e o sabor do peixe do casal Ana e Raimundo Vasconcelos. A minha desconfiança virou realidade. Sempre achei que a Rayana arrebentaria. E foi o que aconteceu.”
Rua Salvação, 126 – Liberdade
4. Peixaria Sabor do Peixe:
“As mãos de dona Valany fazem milagre. Prepara um peixe como poucas. Além de toda a técnica no preparo dos peixes mais saborosos da região, o esposo Mozart prepara uma pimenta à base de um limão (esqueci o nome) que é delícia pura.”
Rua Rosa Passos
5. Caminhada na orla:
“De uns 5 meses para cá resolvi cuidar mais da saúde. A caminhada foi a maneira mais prática que encontrei para colocar o corpo em movimento. E o velho cais (orla) foi o local escolhido. Em beira de rio, caminhar e correr são outra história. Um privilégio.”
Avenida Tapajós
6. Bar Mascote:
“Lavar o carro é uma boa desculpa para ir ao Bar Mascote. Enquanto o Acari e sua turma atuam, é momento de olhar a paisagem. De um lado, o encontro das águas do rio Tapajós. De outro, a arquitetura portuguesa, com os poucos casarões que sobraram de séculos passados. Santarém pulsa ali…”
Avenida Tapajós
7. Terminal Turístico Fluvial:
“Não sou um freqüentador contumaz do Terminal, mas aprecio bastante o espaço criado para o turismo. É referência, especialmente, para quem chega na cidade. É um lugar onde todos se encontram. Fácil acesso, gente bonita e espírito alegre.”
Praça do Pescador – avenida Tapajós
8. Praia de Pindobal:
“Está localizada no limite de Santarém com Belterra. É, na verdade, belterrense. Mas é um lugar que curto muito. É a praia do rio Tapajós, onde existe areia no inverno e no verão. Lugar tranqüilo. Comer um peixe assado na barraca do Maxico é a dica.”
Belterra
9. Campo Novo:
“Uma das peladas mais tradicionais do Oeste do Pará. A associação, com o seu campo de futebol, está localizada na estrada que liga Santarém a Alter do Chão. Aos sábados, um ritual. Ambiente agradável, peladeiros meia boca, mas estamos todos em casa (kkkk)”
Rodovia Everaldo Martins
10. Barraca com venda de caldo de piracuí:
“Esse serviço está faltando em Santarém. Faço aqui um desafio aos empresários que trabalham com alimentação: colocar em seus cardápios o caldo de piracuí. Assim que fizerem isso podem chamar-me que irei até o local fazer uma reportagem…”
- 1Share
Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
olá gostaria de saber o mais rápido possível se você conhece e dispõe de algum material que fale sobre a história e fundação dos seguinte pontos:
Mercadão 2000; mercado modelo; orla; e sobre a recente revitalização de teatro Victória.
Quero saber pois sou acadêmica do curso de Turismo e preciso desse material como referencia pra defesa de meu Tcc!
Se você puder ajudar, ficarei muito grata!
Obrigada!
Adorooo os lugares sitados, todos de muito bom gosto! Em santarém vc tem muitas opções p/o lazer, as prais então são as melhores pedidas!!!! Adoroooo!
Gostei do que tange ao Campo Novo! Pois é um local que recebe muito bem seus convidados e uma pelada bastante organizada…
Oi Jeso!
O turismo na nossa região é grandioso. Esses locais são muito frequentados e merecem destaque. Amo a praia de Pindobal, aliás, todos os belterrenses são unanimes em dizer isso.
Os vídeos do Emanuel Júlio estão no meu blog também, e agradeço muito por essas produções por serem válidas para divulgar Belterra.
Jeso, parabéns pela volta desta seção, estava sentindo falta, abraços
Você pediu, e o blog atendeu, Born-Heliana.
Realmente o peixe na peixaria Rayana e otimo, mas o que mata e o descaso com os cadeirantes, pois ja fiz varias reclamações, e ate hoje nada da rampa de acesso.
Muita gente famosa entra anonimamente em Alter do Chão. Há registros de vários artistas internacionais, presidentes diversos, sheicks do petroleo e outros mais. Entram em super-Iates que infelizmente não são registrados as suas entradas que obviamente são pelo Rio Amazonas. Na minha opinião a Capitania teria que obrigar qlq embarcação de grande porte a se identificar. Alter do Chão é sem dúvida uma das cinco maravilhas do mundo, mas merece mais respeito.