
Comentários sobre a nomeação do cantor Nato Aguiar para comandar a pasta de Cultura em Santarém:
Da cantora Cristina Caetana:
A cultura santarena está bem representada. Eu particularmente fiquei feliz com a nomeação do Nato Aguiar. O Nato sabe bem do que precisamos, nossas angústias e necessidades como artistas. A cidade tem muitos artistas no mercado precisando de estímulo para atuar na área escolhida. Fico torcendo para que ele faça um excelente trabalho, para que possamos aplaudi-lo além dos palcos. Boa sorte nato!
– – – – – – – – – – – – – –
Do advogado e ex-secretário de Cultura Roberto Vinholte:
Cultura em boas mãos. Nato é um guerreiro, um lutador organizado. Uma história de conquistas por puro esforço e competência. Coragem às necessárias mudanças! Sucesso!
— ARTIGOS RELACIONADOS
– – – – – – – – – – – – – –
Da artesã que se assina Natana Alves:
Em uma reunião que o senhor prefeito eleito fez com a classe artística, ele prometeu que estaria pela primeira vez na história de Santarém deixando que a classe escolhesse seu representante para a pasta da Cultura. Agora ele simplesmente aponta um nome e temos que engolir? Já começou mal Seu Von, [se] não pode cumprir, não prometa.
– – – – – – – – – – – – –
Do produtor cultural Paulo Cidmil:
Nato Aguiar é um excelente nome para a cultura. Particularmente apostava no nome de Sebastião Tapajós, por sua proximidade com Alexandre e seu envolvimento em todas as campanhas dele. Além do fato de o nome de Sebastião emprestar prestigio à pasta além das fronteiras regionais. Nato é uma pessoa qualificada, conhecedor da realidade cultural de nossa região e é muito querido por artistas e produtores de cultura. Nesse quesito ganhamos um upgrade. Parabéns!
Esse sujeito mente. Para muitas pessoas que o conhecem no Piauí, ele morreu em são Paulo, em 1990, vitimado por uma bandido que o confundiu com um traficante./
Esse rapaz pode até tocar mais ou menos um violão, ele já esteve secretario de cultura em Itaituba e não fez nada, vamos torcer que em santarém ele dei algum fruto para a cultura local. Essa é minha opinião.
Nato,
Parabéns e um bom trabalho… Muitos sabem do teu esforço em favor de Santarém… Continue assim… Educação e Cultura devem sempre ser tratados com amor e responsabilidade, não somente pelos governantes, mas por cada um de nós…
Sr. João dias , não deveria nem te dá a confiança de responder , até porque sei que não és “João”, o que é tipico dos covardes que não assinam suas postagens,mas pelo fato de pelo menos te levar um pouco de informação; se você não sabe todos os conselheiros são indicados por seus devidos segmentos de cultura são voluntários e portanto não são remunerados, o que créio que não acontece com você que deve ser um dos puxa saco do vice governador e deve ter uma acessória dessas que só vai com o cartão do banco do estado sacar o provento no fim de mês, como um dos muitos sangsugas que temos por aquí. Quanto ao que fizemos a frente do conselho municipal de cultura: Criamos o regimento interno , não reestruturamos a Lei municipal que foi Criada pelo nosso atual prefeito eleito quando de seu primeiro ingresso na vida pública como vereador, Lei que se chama até hoje “Alexandre Von”, e que não foi em frente porque naquele momento o representante do legislativo no conselho era uma vereadora do quadro do PT,que queria que o nome da Lei fosse mudada pelo seu nome o que eu não aceitei,
e por isso o conselho foi esvasiado até porque a maioria dos conselheiros tinham compromissos politicos com o governo municipal , o que não era o meu caso.Fomos veementemente crontra a terceirização do Sairé; mais uma vez bati de frente naquela epoca com os poderes Estadual e Municipal, leia-se ( Odair Corrêa) quem troxe a empresa Dueto e Everaldo Martins Filho) quem abonou e assinou em baixo, deu no que deu, a dueto deu um cano na praça de mais de um milhão de Reais e chegou até falir empresas, e com isso deixar alguns santarenos sem emprego. Enfim nunca tivemos uma estrutura decente e nem material de expediente , o que é responsabilidade do governo municipal para que pudessemos desenvolver nossas atividades,lutamos e ainda luto até hoje pelo retorno do Muséu do Índio para Alter do Chão o que pode vir a fomentar o roteiro turistico para aquela vila Bálnearia; se você não sabe hoje detenho a procuração pública para continuar nessa luta,saiba você que sem deter qualquer cargo público remunerado em toda a minha vida, sempre fui e sempre serei um ferrenho defensor da cultura santarena aquí ou em qualquer lugar desse planeta, pois aquí nasci, cresci e pretendo morrer .
Quanto a ser Irmão do Paulo Cidmil , sou sim, e isso me tráz muito Orgulho, não só a mim mais a tôda minha família, por ser competente,digno, honesto e criativo; o que não impede de tê-lo opinião propria , então quando quizer critica-lo dirija-se a ele ,mas no caso eu já entendí que o alvo sou eu .
Quanto ao pé na bunda , se você entende isso como atitudes ilicitas , que isso inclusive consta um inquerito policial redendo no “DPF” por falcificação de documentos e outras cositas mais, continue no meio dessa corja que eu cotinuo com a minha cabeça erguida com muita humildade desenvolvendo as minhas atividades culturais e trabalhando independente para o meu sustento e da minha familia ; portanto “MANÉ JOÃO DIAS finaliso aquí a confiança que estou te dando, até poque dizem que pra mané se dá dinheiro mas não se dá confiança, e nem tente porque paro por aquí e.
Quero aproveitar a oportunidade de Parabenizar em
1º Ao Alexandre Von pela escolha do nosso secretário de cultura, “Nato Aguiar”, temos alguem da area de musica como secretário, o que já nos garante o retorno dos grandes festivais, digno de nossa cidade que tem na música a sua maoir expressão cultural com reconhecimento internacional.É competente , organizado , responsavel e vai concerteza fazer um bom trabalho.
2º Ao Nato Aguiar, que dentre todas as vitorias pessoais, com muita humildade e dignidade tem mais um grande desafio pela frente e que tenho certeza que não vai decepcionar o povo Santareno, porque aprendeu a amar essa cidade e sempre lutou pra que tivessemos não só uma cultura de eventos mais que fossem criadas as atividades de investimento como proposta; Bôa sorte meu irmão e conte conosco.
Ao menos nomearam alguém que tem e sabe o que é cultura. Parabéns pela nomeação
Helvecio, esse é o lado bom de termos amigos.
Por favor não cai na besteira de convidar o Eduardo Dias para ser teu secretário Adjunto. Cultura não é brincadeira, ve o que ele fez lá em Óbidos.
Não conheço o Nato, mas pelo entusiasmo da minha sempre querida Cristina (Caetano) e dos amigos Roberto (Vinholte) e Cidinho (Paulo Cidmil), estou otimista. Precisamos muito de alguém que coloque a cultura em nível de alimento para bem viver. É urgente! Santarém precisa diminuir os índices de violência e creio que a cultura é um importante instrumento. Como exemplo, penso que o nosso Sairé precisa voltar às origens, deixando de ser um festival de bebedeira,de promoção de botos que copiam os bois de Parintins que copiam as escolas de samba do Rio e de cantores de “axé bunda” (normalmente são músicas que se referem ao glúteo em letras “culturalmente ricas” do tipo “vai abaixando/vai abaixando/ vai subindo/ vai subindoi”e só) que logo depois do show pegam a grana e só voltam no próximo ano. O povo e nossas raízes têm que voltar a ser “moda”. A festa tem que ser do povo e que tal pensar numa corrida de canoas em variadas modalidades no Lago Verde? Não seria lindo? As canoas todas enfeitadas e o povo na beira do lago torcendo. Isso é só uma pequena sugestão. Pelo lado objetivo, diria que um “papo” com o Cidinho seria de grande valia ao Secretário, não só pelo conhecimento aquele tem dos meandros dos projetos de captação de recursos, como pela penetração no meio cultural em nível nacional e também pela própria bagagem cultural do mesmo. Cidinho se encaixa naquela máxima caolha de que “santo de casa não faz milagre” e está na hora de usufruirmos do que os nossos “santos” podem fazer pela nossa sofrida Santarém, sob pena de um dia não termos mais cidade como forma de promoção de seus cidadãos, mas tão somente um amontoado de casas num calor infernal. TAPAJOARAMENTE AZUL,
Só para me transportar ainda mais para a minha Santa Santarém, “Santo de casa não faz milagre/ Mas o São Francisco faz/ Deu no Remo de 4 x 1/ se quizesse daria de mais”. Inspiração do amigo “Seu” Machadinho e do nosso não menos querido e saudoso “Seu” Laudelino Silva. Coisas de quando a Travessa dos Mártires tinha muito calor humano; quando o Elinaldo Barbosa rivalizava com a Coroa de Areia, com a Vera Paz e com o E-29 Show; quando a frente da cidade sorria um sorriso expondo belíssimos dentes brancos e charutos “porca” se ofereciam aos anzóis; quando boboletas coloridas não eram personagens imaginárias nos versos do amigo Panga; quando papagaio não era pipa, gato não era garotão desejado, piroca era só descascação e os peixes erram “purrudos”pois não havia pesca de arrastão. Priscas eras! Enfim, saudades dos tempos em que nosso futebol era disputado por duas “Feras”. TAPAJOARAMENTE AZUL,
Parabéns ao meu amigo Nato Aguiar pela nomeação.
A cultura Santarena só tem a ganhar com seu profissionalismo e sua competência.
Abraço e boa sorte!
Conheço somente esse senhor como o artista. Porém para ser administrador publico não é somente esse item para ser analisado. Não ser querido pela classe. Não é conhecer os problemas ( temos tantos que conhecem e vivem dia-a-dia problemas de saúde,transito e nem por isso são escolhidos para ocuparem as pastas respectivas). Mas vamos pensar ele conhece e vive os problemas e se relaciona bem com a classe cultural e os demais quesitos necessários para um bom administrador? Tivemos no Ministério da Cultura o grande Gil e naquele período poucos recursos foram disponibilizados para ser captados . Enfim espero que não tenha sido uma escolha apenas para agradar a “tribo´´ dos artistas mas que ele possua o perfil correto e mais um alerta que ele se assessore de pessoas que saibam onde ir captar recursos, façam bons projetos, e que a cultura não seja somente eventos. Temos muitas pesquisas de Patrimônio Material e Imaterial, Leis, etc…………
Esse Cidmil não é o irmão do representante do Conselho da Cultura que nunca fes nada, só mamou na teta do povo, levou um pé na bunda do Helenilson ?
Exatamente, e fique sabendo que o conselho de cultura não tem tetas porque lá ninguem recebe. e muito menos poder pq é completamente esvaziado de qualquer função executiva ou administrativa, Foi feito como uma vaca de presépio para enganar os bestas.
Amor por Santarém
Há mais de vinte anos que nós conhecemos: alunos de Álvaro Adolfo; acadêmicos da UFPA; professores, amigos e, em todos esses momentos você sempre demonstrou um amor incondicional por santarém e pela arte.
Parabéns!!! e muito sucesso na nova função.