Deputado do PT, Puty tem mandato cassado

Publicado em por em Política

Diário do Pará
Cláudio Puty - Blog do Jeso
Puty vai recorrer ao TSE

O deputado federal Cláudio Puty (PT-PA) foi condenado e multado por três crimes eleitorais na manhã desta terça-feira (29), no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA).

O parlamentar é acusado de compra de votos, captação ilícita de sufrágio (voto emitido para a eleição de um candidato) e abuso de poder político durante a campanha eleitoral de 2010.

Em seu lugar, deverá assumir o primeiro suplente do PT, o ex-deputado estadual Carlos Martins.

Pela Lei da Ficha Limpa, Puty deve ficar inelegível pelos próximos 24 anos, a contar da data da publicação do acórdão, uma vez que ele foi condenado em três ações diferentes e a pena para cada uma delas é de oito anos.

Já as multas aplicadas foram no valor de R$ 80 mil a R$ 100 mil.

A cassação do mandato do deputado federal foi decidido pelo TRE-PA por quatro votos a um.

“Foi analisado tudo que havia no processo e a decisão foi tomada com base em processos semelhantes. No final, entendi que havia a necessidade da cassação”, explica a juíza Eva Amaral Coelho, relatora do processo.

Leia mais em Deputado federal Cláudio Puty tem mandato cassado.

Leia também:
Leitor enaltece oposição democrática da “Veja”.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *