Agência Pará
Foi aberta ontem (3), no Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém, a exposição intitulada “A arte rupestre em Monte Alegre: Difusão e memória do patrimônio arqueológico”, que mostra gravuras e pinturas rupestres presentes no Parque Estadual Monte Alegre (Pema), gerenciado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
A exposição, resultado de uma parceria com a Sociedade de Arqueologia Brasileira (SAB) e com patrocínio da Petrobras, mostra o resultado do trabalho desenvolvido por uma equipe de arqueólogos do Pema, sob a coordenação da pesquisadora Edithe Pereira.
O parque que deu origem ao projeto tem 5.800 hectares e possui características únicas, como um complexo de serras em pleno cenário amazônico, com cavernas, pinturas rupestres, enclaves de cerrado, espécies contidas na lista de ameaçados de extinção, além da existência de sítios arqueológicos, base para inúmeros trabalhos científicos.
Fazem parte da exposição 15 aquarelas de autoria de Mário Baratta, que buscou reproduzir nas imagens um pouco do lugar e do contexto em que foram feitas as pinturas e gravuras que foram deixadas pelos primeiros habitantes da região, há mais de 10 mil anos.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Leia mais em Exposição retrata arte rupestre de Monte Alegre.
Putz, visitar Mte Alegre semana passada.É muito massa. Tava la com meu nobre Nelsi Sadeck que sabe tudo sobre tudo e sabe que nada sabe. Apreciei a gentileza das pessoas la tambem, Adorei estar com meu sobrinho tambem. Queria poder ter levado a Flora maslogo ela nao escapará
Que bom, a arte rupestre de Monte Alegre é maravilhosa e precisa ser preservada e divulgada.
Aliás, Monte Alegre é uma cidade muito bonita, tem muitos morros, cachoeiras, cavernas, rios maravilhosos.
Bom dia, sou acadêmica de jornalismo em Belém e gostaria muito de poder fazer uma entrevista com você sobre o seu blog, pois a partir de uma pesquisa breve percebi que além de ser um blog santareno ainda é um dos mais antigos da região norte! Então se você puder me ajudar ficarei muito grata!
Amanda, eis o meu e-mail: jesocarneiro@gmail.com