Almirante Barroso, o militar da Marinha mais homenageado em Santarém. Por Eládio Delfino Neto

Publicado em por em Artigos, Memória

Almirante Barroso, o militar da Marinha mais homenageado em Santarém. Por Eládio Delfino Neto
Militares da Marina do Brasil homenageados em Santarém (PA). Foto montagem: Eládio Neto

De acordo com o catálogo de praças, largos, escolas, Grupo de Escoteiros do Mar (GEM), bustos, placas, monumentos navais, objetos históricos e outras homenagens a Marinha do Brasil, publicado pelo 4º Distrito Naval, o Almirante Barroso é o militar da Marinha do Brasil mais homenageado em Santarém (PA).

Seu nome foi atribuído a três logradouros públicos: Rua Almirante Barroso (Liberdade), Passagem Almirante Barroso (Caranazal) e Praça Almirante Barroso, na Avenida Tapajós.

— Leia também de Eládio Delfino Neto: A Sentinela do Tapajós: 103 anos de existência.

Inaugurada em setembro de 1994, a Praça Almirante Barroso é fruto de parceria entre a Prefeitura Municipal de Santarém – PMS, gestão do prefeito Ruy Imbiriba Corrêa, o 4° Distrito Naval, sob o comando de José Luiz Feio Obino, e a Delegacia Fluvial de Santarém, sob o comando de Antônio Celso de Moraes. Breve a praça será novamente entregue a população santarena.

Em seguida, o militar mais homenageado é o Almirante Tamandaré, cujo nome foi dado a uma avenida, no bairro do Jutaí, e ao Grupo de Escoteiro do Mar (GEM).

Além deles, também foi homenageado o Almirante Soares Dutra, cujo nome foi dado à escola estadual localizada no Caranazal e Marcílio Dias, nome de avenida localizada no bairro Jutaí.

<strong>Eládio Delfino Carneiro Neto</strong>
Eládio Delfino Carneiro Neto

É professor do ensino modular do estado do Pará (Some). Formado em Letras (UFPA). E escreve regularmente no BJ.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *