por Everaldo Martins Filho (*)
Um mês depois da estreia do novo prefeito municipal de Santarém, já podemos avaliar a composição da sua equipe na prefeitura, a reforma administrativa que ele mesmo implantou e o exercício embrionário da politica partidária no novo governo. E também o diálogo inicial com o governo do estado. Finalmente, é necessário avaliar as primeiras ações e as continuidades indispensáveis dos primeiros trinta dias ou do primeiro trimestre, pelo menos.
Claro que somos e seremos pacientes, muito pacientes. Porque queremos o melhor para a população, que sabe escolher e que elege sempre a liberdade e a democracia, antes de candidatos/as ou mandatários/as.
Faremos o contraponto, porém, sempre que necessário. Ainda não sabemos que rumo o novo gestor escolheu. Se ele vai cumprir as promessas de campanha e passar da oposição para a situação de modo responsável ou leviano. Mesmo que ele tenha sido vitorioso na eleição do presidente da Câmara – para isso usou duas secretarias – a de Planejamento antes, agora Desenvolvimento, e a nova, de Juventude, Esporte e Lazer, para acomodar parlamentares e partidos, ainda não dá para analisar como será a relação entre o Executivo e o Legislativo municipais.
— ARTIGOS RELACIONADOS
O perfil dos novos secretários e das novas secretárias é técnico, amiúde, político, não tão raro, da confiança do novo prefeito, principalmente Infraestrutura, Educação e Saúde e por indicação dos partidos.
Experiência no setor público, vemos mais no cargo de secretário ou secretária adjunto/a, particularmente na Semed (Educação) e na Semab (Agricultura ). Reduzir cargos, secretarias (de dezoito para treze), e criar os adjuntos e aumentar salários traz mais despesas para a prefeitura. No mínimo de 108 mil para 135 mil por mês, calculando 13 secretarias de 9 mil reais de salário cada (que era 6 mil; aumentou cinquenta por cento) e três, calculando apenas três adjuntos, ganhando 6 mil reais cada um (as que citei e a Dra. Lívia, na Saúde).
Mas … é só isso ?
E os institutos, coordenadorias, assessorias, quantos DAS? Tem que ser dito: nenhum prefeito e nem a prefeita Maria do Carmo criou essa função e essa remuneração de adjunto. Nos governos anteriores, nunca existiu essa figura.
A reforma administrativa preferiu manter 12 secretarias, aumentar o tamanho da Secretaria de Infraestrutura, que ficou ainda maior, extinguir as secretarias de Produção e Agricultura Familiar (Sempaf), Habitação (SMH) e Desenvolvimento Econômico e Social (Semdes), que cuidavam de abastecimento e alimentação a primeira, de moradia e assentamentos a segunda, além de cooperativismo e economia solidária a terceira.
Eram secretarias que dialogavam preferencialmente com a população de baixa renda e menos escolaridade, que mora nos bairros mais distantes do centro e na zona rural. Extinguiu ainda, sem maiores preocupações, porque não transformou nem em coordenadoria (Sempaf e SMH), nem fundiu a proposta de forma expressiva com outra, como a ex–Semdes com a ex–Semplan (antiga secretaria de Planejamento), as secretarias de Segurança Cidadã, Organização Portuária e de Governo.
Segurança pública não é problema em Santarém? A paz é um objetivo estratégico permanente para as pessoas e para a nossa espécie. Para uma cidade que tem margem ribeirinha entre os municípios de Belterra e Prainha – aproximadamente cinquenta quilômetros de praias, orla, docas, cais, trapiches, arrimo – além de pelo menos cinco rios ( Amazonas, Tapajós, Arapiuns, Ituqui, Curuá-Una) e mais metros e metros de portos nas comunidades rurais, canais, lagos, igarapés, com diâmetro e extensão variáveis, conforme o inverno ou o verão, a várzea ou terra firme, realizar a Organização Portuária como política pública é indispensável.
A Secretaria de Governo foi extinta porque um secretário indesejável já tinha tomado posse dela até antes da eleição. O Jacy Barros simboliza o órgão e cabe na chefia de Gabinete.
A criação da nova Secretaria da Juventude sinaliza interesse por esse público. Tomara que a comparação, amanhã, não pareça que antes os jovens eram mais valorizados na socialização, estabilidade familiar, educação, esporte, religião, alimentação e diversão saudáveis, profissionalização e emprego, a título de ilustração.
A prefeitura inchou ou está enxuta? Mais uns dias e veremos. Os objetivos do novo governo serão alcançados com tal modelo administrativo? Assim que ele nos der a conhecê-lo, saberemos.
Enquanto isso a política partidária ensaia estar desprezada. Foguetes pipocando pelo fim da secretaria de Governo. Quem faz política é o prefeito. Que não faz com partidos. Aparentemente. O deputado Lira Maia é padrinho da vice-prefeita e do vereador Erasmo Maia como secretário, além de todos os nomes que estão nos NAF’s (Núcleos Administrativos e Financeiros) das maiores secretarias (Educação, Saúde e Infraestrutura).
Alguém duvida que o DEMocratas manda? Ou também manda?
O deputado Nélio Aguiar não indicou ninguém para o Executivo, no primeiro escalão. Tomou o vereador Nicolau do PP (Partido Progressista), do povo e da base que o elegeu, para votar no DEM para a presidência da Câmara. E fez subir o vereador Marcílio Cunha, do PMN, para o mesmo Legislativo. Impeachmment previsto?
O PV (Partido Verde) indicou dois secretários. Porque não aceitou que só a banda sem voto do partido fosse contemplada com a secretaria municipal de Meio Ambiente. Tem secretaria loteada para o partido de uma igreja. E a secretaria de Administração, interina em janeiro, aguarda quem permita a ascensão do Otávio Macedo, hoje suplente, a um mandato no plenário “Benedito Magalhães”. Para que o partido do prefeito, o PSDB, tendo três vereadores, seja o maior na Câmara. E o PSD, atualmente maior, diminua para dois, entre Maurício Correa, Gerlande Castro e Sílvio Neto, que permaneceriam edis.
O governador [Simão Jatene] já disse que viria aqui duas vezes depois da eleição – cobrar a fatura? – e não veio. Diz que vai mandar 20 milhões para uma obra que seria de conclusão do anel do estádio. É suficiente? Os recursos são federais, de emendas parlamentares da bancada paraense em Brasília. Por que ocultar essa origem?
Na antessala, o estádio teria sido climatizado, algumas salas, com centrais de ar condicionado que teriam sido destinadas, ainda pela gestão passada da Semed, para salas de aula, para escolas. A conferir.
A iluminação, caríssima, continua deficiente e sem jamais ter visto a cor do dinheiro do governo do Estado, proprietário da arena. A vistoria anual, mais uma perseguição que o governador faz contra uma prefeitura de oposição, esse ano, lua de mel Jatene e Von, ninguém ouviu falar em tac, craque, traque ou baque.
O aterro sanitário de Santarém não tem licença ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente há muitos anos. Uns cinco ou talvez mais. E a Sema também nunca permitiu que a prefeitura e o município se habilitassem a regulamentar o aterro. Mas agora vai ser licenciado, reparem. Para que o estado persiga as empresas privadas que estão investindo em Santarém. Para impedir a criação de empregos e o desenvolvimento municipal. Até que o PSDB arrume outro engodo como a soja e os grãos, que emancipariam Santarém e a nossa economia.
A redenção prometida depois, a Área de Livre Comércio, que perseguiu a prefeitura do PT e o governo Ana Júlia, agora, no alinhamento tucano é realmente uma mãe d’água. Mas não era lenda, lembra? Tomara que agora insistam com a base diversificada da economia municipal. Que a prefeita Maria vinha trabalhando. Os setores: primário – produzir alimentos e matéria prima para exportação – e secundário, além do extrativismo, serviços, agroindústria, turismo e preservação/conservação ambiental.
Sem contar que a prefeitura manteve mais de 80% das receitas municipais circulando na mão da população (através da folha de pessoal e da contratação de serviços e fornecimentos a nível local).
Santarém assinou o pacto dos municípios verdes, com o governo do Estado, ainda com a ex-prefeita. E as obras do PAC I e II, (Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal), também iniciadas na gestão passada, vão beneficiar a Cosanpa, que passará a receber pelo uso da rede de esgoto, já implantada em quase 40% do território urbano municipal.
O estado e o município, inventando impactos ambientais inexistentes ou que podem ser mitigados, vão perseguir a construção civil, esperem. Para atrasar obras de construção de moradias, urbanização, loteamentos, e até a construção do novo shopping Tapajós. Que Deus não permita. Só esta última obra vai assegurar mais de 600 empregos diretos e talvez o mesmo número de empregos indiretos. O governador, que tentou assassinar o sonho de criarmos o nosso estado, permitirá que o município salte para o desenvolvimento?
Duvido de-o-dó.
Vamos evitar falar das relações do novo prefeito com o governo federal, o poder Judiciário, o MPE e o MPF e com a imprensa local e estadual. Seria precoce. E as primeiras ações? Um museu de grandes novidades, como escreveu Cazuza. Limpeza urbana, como se tudo estivesse imundo. Estava? Não estava. Limpeza hospitalar, como se o hospital municipal, fosse uma pocilga, como no discurso oposicionista. Não era, não é e não será. Nem nesse governo, do novo prefeito.
A diferença é se vão ter mais médicos ou não, se eles vão faltar mais ou menos, se a UPA da Cohab vai funcionar imediatamente – está pronta e pronta – e se irá absorver as pessoas com emergências de toda a grande área da Prainha e outros bairros; se não faltarão mais medicamentos, insumos, enfim, se vindo mais gente procurar assistência, se haverá mais recursos humanos e materiais para atender essa gente. Penso que sim. Torço. Rezo. Oro que sim. E que os centros de atenção à saúde 24 horas, que existem e funcionam (Livramento, Nova República, Santarenzinho, Santana, Aprecida/Caranazal, Alter do Chão, Curuai e Boa Esperança) sejam melhorados e não fechados.
Escolas que foram inauguradas para ser escola integral e receber estudantes em turno único (Irmã Doroty, na estrada de Alter do Chão e Enfermeira Selma Carolina, no bairro do Urumari) estariam sendo redimensionadas para funcionar em dois turnos. É um atraso. Escolas com previsão de climatização com centrais adquiridas, diz que não vão mais ser climatizadas. Criança pobre não tem direito nem a friozinho.
Alguém viu os professores e monitores do Esporte e Lazer da área do Parque da Cidade? Os programas foram interrompidos? Tudo novo. Porque o ano começa.
As continuidades? O Restaurante Popular continua aberto. A Clean continua sendo a empresa da limpeza urbana. Ainda trabalham com as cooperativas de médicos e médicas. A Mara Palma permanece no sistema de convênios. Outras pessoas também continuam na prefeitura, ainda que não sejam concursadas. Porque são competentes.
Em 2005, trabalharam com a prefeita Maria, no início do governo, os senhores Marcelo Espíndola e Roosevelt Navarro. Os salários foram pagos dia 25 e dia 30 (inteiros, sem cortes?). Porque todos os recursos financeiros previstos para serem depositados em janeiro – transferências constitucionais e voluntárias – estão no caixa da prefeitura. Somando, já no primeiro mês, com todo o capital de convênios que ficou nos cofres municipais e contratado com os governos federal (98%) e estadual (2%).
Também continua o sistema de arrecadação de ISS on line, que funciona desde a gestão passada. O que garante a maior parte da receita própria municipal.
Novidades? O Dr. Geraldo Bittar, na Seminfra. Que com toda a sua longa carreira no governo do estado e em outras prefeituras, veio de Belém. E a última: em janeiro de 2013, todas as secretarias municipais da Prefeitura de Santarém, pelo que se sabe, só trabalharam até às 14 hs. No máximo.
– – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – – –
(*) Santareno, é médico. Foi secretário municipal de Planejamento da Prefeitura de Santarém, de 2005 a 2012, gestão da ex-prefeita Maria do Carmo.
parabens prefeito bem organizado o trabalho da SMTno terminal de onibus vi um bebado criando problema foi chamado um funcionario da smt um senhor muito educado e contornou a situaçao.assim ke tem ke ser.gente preparado.
Ri muito do que o Everaldo escreveu. Mas esse moço ainda consegue me surpeender. Dizer que está rezando, orando. Ora faça um favor pro povo de Santarém:DESAPAREÇA. SUMA. LAVE DAQUI. Ninguém tem saudades de sua prepotencia de seus desmandos. Porque você não faz uma avaliação do governo passado e justifique o fato de pessoas ligadas ao seu partido receberem verbas indenizatórias no final do mandato.
Chora na cama que é lugar quente!
Eu quero saber do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa, quero a minha formação, passei no processo seletivo, sou concursada e não vou abrir mão da minha vaga para temporário. A proposta indecente da Secretária vai chegar ao MEC, nos aguarde senhor Prefeito.
O engraçado é que agora não pode criticar, tem que deixar o “cara trabalhar”.`Péssima gestão e precisamos ficar atentos, pois esses partidos têm um jeito de governar: governam para a elite, dar esmola para pobre e não criam a política pública.
O POVO ELEGE O QUE MERECE. INFELIZMENTE MUITAS PILANTRAGENS VIRÃO. É SÓ AGUARDAR PRA VER.
macedo, tu deves ter participado do governo do ex-prefeito lira maia na secretaria de educaçao que passou 8 anos nas paginas policiais por conta dos desvios de dinheiro da merenda escolar epoca de escandalos que ate hoje atormenta o ex-prefeito lira maia quando tu tentar falar da lucineide lava com kiboa e soda caustica a tua boca respeita quem levantou o animo dos professores e funcionarios da secretaria de educaçao e que tirou das paginas policiais a referida secretaria da uma volta nos bairros de santarem e tu vais ver escolas novas decentes verdadeiro padrao mec te manca chupa saco
o adilson araujo o pior cego e o que nao quer enxergar, santarem deu um grande salto de crescimento nos ultimos 8 anos talvez voce estivesse ausente ou preso nesses ultimos tempos para nao enxergar a mudança para melhor que santarem progredio voçe deve estar mamando na nova administraçao a professora lucineide foi a melhor secretaria de educaçao que esse municipio ja teve mais os seus comentarios nao me surpreendem eleitor burro,idiota, sem cultura, incapaz de enxergar um palmo diante do nariz que nao valoriza educaçao e so olha para tapa buraco igual voce o brasil estar cheio, nao me surpreende os seus comentarios. Na terra de cego que tem um olho e rei te manca
Eu disse aqui neste blog a quatro anos atras pra Maria e digo agora pro Von. Vai fazer um estagio na prefeitura de Paragominas, o cara lá é do teu partido, o que saiu e o que ficou
O everaldinho me faz rir! mamaram muito e está com saudades não é Dr?????
Onde entrego um kit de óleo de peroba pra ti Everaldo?
O Governo do Everaldo foi tão bom! Tão bom! Que perdeu a eleição. Querer comparar 8 anos com 30 dias é um disparate. Por que não fazes uma avaliação dos teus 8 anos de Governo e pede desculpas para a população de Santarém? Qual foi mesmo os resultados de 8 anos desse “grande” estrategista. Estrategista é o povo que derrotou a máquina. O PT do Pará acabou. A população deu oportunidade e constatou que é só discurso. Na prática a realidade é outra. Não tem mágica, nem milagre.
Sacanagem alguem tentar avaliar um governo que está no poder a um mes, porra, sacanagem mesmo, ninguem odiou mais Santarém do que a turma do caPeTa, abandonou, cuspiu na cara e ainda deu um chute na bunda de Santarém, porra everaldinho como diria o Prima lá da Espanha ao camarada chavez, “porque não te calas”, te lembras quando colocastes o Inacinho secreta da infraestrutura? um cara que mal calafetou canoa lá no Aritantan, mestre. fizeram tanta merda e agora que o caldo está derramado mestre não tem mais jeito, e nem adianta acionar o Lito pra futuro candidato que esse tá despachado, a Luluzinha da SEMED piorou, a Maria idem, só tem um cara capaz de ganhar a eleição pelo PT é o “Manequim de ortopedista” o Peterson.
Eu levei os meus filhos para serem vacinados no posto de saude do aeroporto–velho já não tinha todas as vacinas, já começou a bagunça logo pelos pequeninos assim não Dár não É secretaria,,,,,,,,,,,,
Pelo visto o estrategista, que não soube fazer a estrategia certa para vencer as eleições, agora quer ensinar Alexandre Von a governar. Ele devia era entender que o povo votou no Alexandre Von porque estava cansado do “jeito petista” e principalmente do “jeito Martins” de governar.
Everaldo, a diferença de votos foi gigantesca e você e sua turma estavam com a máquina na mão, inclusive com os dois “maiores estrategista políticos da cidade”, você e o limpeza do Osmando Figueiredo.
Adilson Araujo partindo fo tru proprio comentsrio estas burro. Von tambem passou e passou. Foi secrrtario do Rui Correa da mais disputada, e por 8 anos vice prefeito, braço direito e testa de ferro de Lira Maia. Este não tapo buraco e juntos deixaram buracos…não crateras…não rombos nas finanças da cidade.
Ei Adilson o que não passou foi a mágoa do plebiscito que Von tambem deixou buracos de falta de ação.
O que passa com sua cabeça sobre o que passou?
AGORA O POVO COMEÇA A VER QUE DEVERIA TER MUDADE DE VEZ..E COLOCADO LÁ PESSOAS QUE NUNCA PASARAM POR LÁ. RUBSON SANTANA OU MÁRCIO PINTO DEVERIAM TER UMA CHANCE,MAIS O POVO QUIS ASSIM ENTÃO QUE AGUENTE AGORA. !!!!!
Deixava de ter carnaval público e pagava os funcionários municipais já bastante castigados, principalmente os efetivos.
Parabens Dr Everaldo,A vossa Excelencia foi é mesmo O PIOR VICE PREFEITO DA HISTORIA DE SANTAREM,Infelizmente por vossa culpa sua irma não pode fazer mais por santarem,pois a população não sabia quem de fato era o prefeito se vossa excelencia ou sua prezada irmã.Todavia o Alexandre soub espera e o povo entendeu ser o MELHOR,Outrossim doutor a Policia Federal esta em buscar de algumas ações feitas por vossa excelencia aguarde por por esses tempos vc receberar notificaçao para se explicar……Há sobre o Prefeito Eleito…..DEIXAR O CARA TRABALHAR….E VOCE PROCURE O QUE FAZER TIPO CONSULTAR O POVO……
Taí, honestidade abunda no EVERALDO Martins, filho de peixe, peixinho é.Saiu pobre da Prefeitura, raríssimo hoje em dia apesar de serPT.Parece-me que voltará a trabalhar como Médico. felicidades Dr EVERALDO, pode contar com meu voto para Deputado Federal.O Sr é um exemplo de honestidade ambulante.
Estava esperando esse momento para colocar meus pontos apenas da educação, categoria da qual eu faço parte:
O aumento insigficativo que este cidadão nos deu; se fosse no tempo da maria já tinham anunciado greve;
O salário dos coordenadores do Programa Mais Educação que veio cortado;
A educação física que querem tirar dos alunos do 1º ao 5º ano, deixando para o professor essa responsabilidade;
O programa Pacto pela Alfabetização na idade certa que está fadado a começar fracassando, pois não querem liberar os profissionais da educação para fazer o trabalho com dedicação exclusiva, já que querem que a Bolsa seja o complemento das horas aulas, um absurdo, pois a bolsa é justamente o atrativo para nós que já ganhamos pouco, diga-se de pasagem estão forçando os concurdos a desistir do programa para lotarem temporários, só que isso vai chegar ao MEc. Nos aguardem dona Irene e companhia.
Democracia, é isso, a antítese de ideias, salutar eu diria. Porém, há de se observar que fazer contraponto, nesse momento, é no mínimo intrigante, para quem acabou de sair do governo a trinta dias. Antes de avaliar o desempenho do novo prefeito, seria bom fazer a “mea culpa”, em relação aos quatros anos de gestão do governo do qual o articulista fez parte, como o status de todopoderoso.
Fazer proselitismo, com fins eleitoreiros, ou eleitorais, e típicos, de quem nos últimos, digamos, 20 anos, viveu sob a regência do estado, sem sequer, jamais ter sido votado. Vejamos foi vice prefeito do Ruy Correa, foi secretario de saúde em Belém, depois o todopoderoso do governo MARIA I e II.
Há quem diga que ele era o prefeito de fato, a irmão, era somente de direito. Mas, ironia a parte, não resta duvida, que o governo de sua irmã, se prestou a projetar Santarém em âmbito nacional, e de alguma forma, trouxe reformas estruturais na cidade de Santarém.
Porem, se acercou de asseclas, que no sentido literal da palavras, serviam cegamente as ordem emanadas sem discutir. Quem não lembra das “Notas fiscais do Ney Imbiriba?”, e da ordem expressa do todo-poderoso a então secretaria de finanças, para fazer?, isso e moralidade com a coisa publica?, CLARO QUE NÃO.
E a mudança de secretários, que “contrariavam”, os interesses da cúpula?, e os desmandos, e os que operavam nos bastidores?, e por ai vai.
Não tem como falar dos governos Maria I e II, sem falar da figura do “Golbery”, Mocorongo, aqui travestido, personificado, na pessoa do Everaldinho, o todopoderoso. Foi controverso, odiado, amado, mas longe, muito longe, como disse a enfermeira, Marcela Azevedo,
“O Everaldo é o maior estrategista da região e um dos melhores do pará. O que ele disse assino em baixo. Doa em quem doer!” de estrategista, ele não tem nada, talvez se alvore ao direito de criticar, típico do petismo, sem contudo, como disse acima, sem fazer a “mea culpa”.
Perguntar não ofende. Então me responda., Qual a divida do município, no final do governo LIRA MAIA II, e a divida do município no final do governo MARIA II?, aumentou, diminuiu, ficou na mesma?
Qual o caixa do final de governo Maria II?
Quais as dividas? Qual o IDH de Santarém, em 2005 e em 2012?
E a mais intrigante de todas as perguntas. Porque a candidata petista, perdeu as eleições?, já que o governo petista, “foi o melhor de todos os tempos?”, erro de estratégia? Eis a questão.
Acredito que 30 dias, e muito pouco tempo, curtíssimo, para avaliar, as medidas tomadas pelo novo governo, não tem como, pois embora tenha tido transição de governo, ficaram situações pendentes a ser resolvida, e natural na mudança de governo, e o tempo ira dizer, quais os efeitos dessas pendencias na administração. A cidade não pode parar, e o prefeito, tem mais que é que trabalhar, e sem entrar no mérito da “analise”, everaldiana, cabe o contraponto. Qual a diferença do primeiro mês de governo Maria I, em relação ao primeiro mês de governo de Wonghon? Fica a duvida.
Lucas Correa, Santareno, Mestre em Contabilidade Publica.
Reina triunfante a deusa da imparcialidade em todos os comentários. Quem está falando alto é de um lado o pão-de-cada-dia e de outro a dor de cotovelo.
Cadê a imprensa ” VORAZ” quando Maria estava no poder (peergunta)
QUA QUA QUA QUA QUA QUA ……
Que avaliação é essa, quando estava no governo esse cidadão não enchergava, não houvia e nem ajudava, complicava e as vezes irritava chegando até ser um dos causadores da derrota de sua irmã e o interramento do PT, pois acabou com o PT no Pará (Belém) na epoca do Prefeito Edmilson e em Santarém no governo Maria do Carmo, educada avaliação, bom estrategista, pena que quando estava no poder usava outra estrategia, agora de fora ver tudo, houve tudo, talvés queira ser até deputado ou governador nas proximas eleição. UM SUJO FALAndo do MAU LAVADO, todos farinha do mesmo saco. Para mim só mudou o rotolo o LÍquido permaneceu doce ou amargo mas permaneceu, mas só tem ainda 30 dias e torço para dá certo afinal sou santareno e quero que essa cidade seja a Capital do novo estado isto é, se os falsos ambientalistas, MPE , Jatene e outros deixarem.
ENQUANTO VCS BRIGAM AI POR QUEM TEM RAZÃO E POR QUEM É O MELHOR, O EVERALDO ESTA COM A BARRIGA CHEIA E DESPREOCUPADO, SANTARÉM PODE SE ACABAR MAIS ELE TA BEM, FEZ O QUE TINHA QUE FAZER.
O GORDUCHO PREGUIÇOSO QUE É INIMIGO DO SEU CORPO (VON) TAMBÉM NÃO ESTÁ NEM AI PRA VCS, ESSE VAI FICAR AINDA MAIS GORDO MAMANDO LEITE DE PRIMEIRA QUALIDADE (PREFEITURA) DADO NA CHUQUINHA PELO SEU PAPAI “AGORA O MAIS NOVO PODEROSO DEPOIS DE EVERALDO, –LIRA MAIA–”
ELES ESTÃO CAGANDO PRA VCS, UNZINHO JÁ FEZ O SEU PÉ DE MEIA E O OUTRO VAI TENTAR QUEBRAR O SEU RECORDE DE DESVIO DE DINHEIRO PUBLICO, É SÓ REPARAR NOS SEUS SECRETÁRIOS.
O POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE, VCS ELEGERAM PESSOAS DESQUALIFICADAS PARA GOVERNAR ESSA CIDADE MARAVILHOSA QUE SE TIVESSE UM ADMINISTRADOR DE PESO (SEM SER O VON) JÁ ESTARIA NA FRENTE QUEM SABE DE BELÉM.
TIVEMOS TRÊS OUTRAS OPÇÕES E VCS OPTARAM POR AVACALHAR A POLÍTICA SANTARENA, AGORA AGUENTEM A PICADA DAS COBRAS SEUS BODES.
A PREFEITURA JÁ VEM SE DIVIDINDO POR MUITOS ANOS SENDO TROCADA UMA HORA POR, LIRA ME ROUBA MAIA E OUTRAS HORAS POR MARIA EVERALDINHO AL CAPONE DO CARMO, E COMO É MUITO FÁCIL NESSAS HORAS PREVER O FUTURO, JÁ SABEMOS O QUE VEM NAS PRÓXIMAS ELEIÇÕES.
Avaliação de perdedor, queria continuar no poder para afundar mais santarém, toma simancol everaldo!!! Inveja mata, deixa o novo prefeito trabalhar!!!!
Parabéns pela aula de politica, civilidade e paciência. pelo jeito da narrativa, o senhor vai esperar sentado a hora e a vez de tomar o governo das mãos de Von e Lira Maia, que será daqui a 4 anos, pois a verdade é quem estavam do lado do 45, já se arrependem AMAGARMENTTE.
ESSE GOVERNO DO VON E MAIA, SERÁ CONHECIDO COMO GOVERNO DO CAL.
pode cre.
concordo em numero e grau
Mais um governo de farsantes e dissimulados, como todos os governos do PSDB!
O que Santarem esperava elegendo um ex deputado que nunca consiguiu uma emenda para Santarem? que é o do mesmo partido dos tucanos, que aliás, já tem marca registrada nariz grande, mentirosos! E NUNCA FIZERAM NADA POR SANTAREM! Ao contrário só atrapalharam o desenvolvimento da nossa cidade… Almir Gabriel, Jatene… e se nem o Todo poderoso ladráo do Lira Maia conseguiu peitar estes dois, imaginem vocês se o pobre alexandre Von que não tem pulso, vai conseguir brigar com Jatene.
Alexandre é uma cara preguiçoso, isso não é segredo! Acorda tarde e ainda fecha as secretárias cedo? Duvido que para compensar as horas perdidas pela manhã seria capaz de ficar até meia noite trabalhando? será? Pode até ser depois de comer 5 kg de comida!
Um cara que não tem determinação para se cuidar, perder peso, lá vai prestar pra governar uma cidade!
Mas isso era obvio, parece que os santarenos tem saudade dos tempos antigos, andam feito carangueijo. Everaldo você está coberto de razão, e por isso muitos de admiram, és politco de sangue e inteligente, saiu da pol[itica e já é médico. Maria do Carmo, volta a ser promotora. Sabe me dizer o que Lira Maia vai fazer quando deixar seu cargo? aproveitar as fortunas que estão guardadas no cofre… e Alexandre Von? Falir novas empresas?
O povo ainda vai se arrepender amargamente, vão dizer: éramos felizes e náo sabíamos! O atraso no salário é só o começo, todo mundo sabe que os tucanos não valorizam os trabalhadores assalariados!
Vamos aguardar!
É pra isso que elegemos os MALAS, pra não fazer nada.
A verdade é que trocamos seis por meia dúzia.
Infelizmente, os políticos desta cidade acham que o município é o quintal da casa deles, em total desrespeito com os cidadãos que pagam seus impostos de forma sacrificada, para obterem como prestação estatal simplesmente nada, ou melhor tudo, tudo o que se tem de pior a oferecer.
Não importa quem, Maria, Von, Ciclano ou Beltrano. Pode mudar o gestor ou partido, mas enquanto a mentalidade for a mesma, de se tratar o publico como privado, do uso do tema: “aos meus amigos tudo, aos meus inimigos nada”, Santarém continuará andando na contra-mão do progresso.
PuTz!!!!
Veja quanta baboseira do everaldinho!
Eis as razões para o estado lastimável em que se encontra a cidade!
É melhor usar o dito popular: o roto falando do esfarrapado!
Essa cidade continua atraente, não pelo desenvolvimento urbano implantado por qualquer administrador municipal que já assumiu a prefeitura, mas pelas belas paisagens naturais de Santarém.
Cuidado Everaldinho!!!
QUEM TEM TELHADO DE VIDRO…NÃO JOGA PEDRA NO TELHADO DOS OUTROS!!!!
Hei de discordar no ponto em que se faz referência às questões ambientais: agora se tem de fato e direito um secretário de meio ambiente que possui know-how para gerenciar sua pasta, diferente do que ocorreu com o secretário anterior, que não entendia bulhufas do assunto. Desenvolvimento não se faz do dia pra noite, sem planejamento, sem estudo de viabilidade social, econômica E ambiental. Hoje, se temos que enxugar gelo no que tange a licenciamentos infundados liberados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e que hoje culminam com suspensão de obras, deve-se à falta de gerência da pasta e à instância maior, na pessoa da então prefeita e do próprio Everaldo, tido com todo-poderoso à época. No mais, há de se concordar que há pontos ainda confusos na atual gestão, mas deixo-me levar por esperança de dias melhores porque pelo menos vejo FORÇA DE VONTADE em melhorar o que estava errado e continuar o que estava dando certo. Que se dê tempo ao tempo para conferir e depois analisar melhor.
Leno, tu deves ser mais um desses despreparados que para sobreviver precisam bajular os outros. O atual secretário não dispõem de uma única referência em termos de trabalho ambiental que lhe qualifiquem para a função a não ser o fato de fazer parte de um grupo de amigos de juventude do Alexandre, que ao longo da vida passaram a se reunir frequentemente em torno de uma garrafa de cerveja. Que Know-how tem o secretário atual? Que funções ele já desempenhou ou que trabalho sobre o assunto ele também já apresentou? O que estamos assistindo é mais mais uma vez em Santarém um grupo de burocratas medíocres, que não deram um voto sequer para a eleição do prefeito, empatar o nosso desenvolvimento. Como explicaremos àqueles investidores que que tem interesse em investir em Santarém que não terão segurança com relação aos seus projetos como esta acontecendo com o Shopping Rio Tapajós, que dois dias depois do lançamento, com a presença de autoridades, até do prefeito, a Justiça, por iniciativa do Ministério Público, manda parar a obra por irregularidades no licenciamento ambiental. Eu fico em dúvidas. Ou o secretário de meio ambiente é despreparado, ou o pior, ele fez de propósito para que o prefeito que marcou data de inauguração do empreendimento em seu discurso, ficasse desmoralizado diante de todos os que estavam presentes. Não te conheço Leno, nem sei quem tu és, mas se tu trabalhas na secretaria de meio ambiente, pede pra sair porque esse mal pega!
Enquanto isso……..os funcionários municipais VON SIFU………sem seus salários..que vergonha…
Vcs todos do PT estao morrendo de dor de cutuvelo, kkkkkkkkkkkkk.
Muito fácil criticar. Se tudo era possivel fazer, por que não foi feito, TIVERAM 8 ANOS! Se passaram apenas 30 dias de governo, o todo poderoso, que não é Deus, acha que tudo ja deveria ter sido feito. Brincadeira….
Fala do suporte do atual gestor, mas ele nao lembre dos dele, cito apenas um, OSMANDO FIGUEIREDO.
Teve oportunidade de fazer Santarem, crescer 80anos em 8. Lembre-se que santarem já esteve alinhado nas três esferas. Sem falar que chegou a Casa civil, e nada, mas nada fora feita.
Então antes de jogar veneno, lembre-se que que o senhor ja foi alvo também.
AOS LEITORES DO BLOG DO JESO / ELEITOR DO ALEXANDRE VON
O novo prefeito não tem noção nenhuma de administração, apesar de ser pós graduado em um monte de cursos acadêmicos nessa área. É no período de transição, que ele deveria ter amarrado todos os recursos para começar seu governo bem, mas não fez, faltou planejamento.
O Von está perdido, completamente sem rumo, pois ao atrasar o pagamento dos servidores municipais, ele desencadeia uma tragédia financeira no comércio da cidade, como já está acontecendo, o servidor sem salário, não paga suas contas, não compra no comércio e Santarém entra em colapso financeiro.
A Prefeitura injeta na economia 40% do dinheiro que circula no município no final do mês, é impressionante como um gestor não percebe o seu papel, pois uma ação desastrosa como essa de não pagar em dia, todo mundo perde, pois desestrutura a economia de Santarém.
Olhe seu prefeito, a folha de pagamento da Prefeitura de Santarém, só fecha, se o Pedro estiver lá para alimentá-la e fechar os dados, pois você tirou o cara que iria lhe ajudar muito, pura burrice, existe nesta prefeitura de Santarém pessoas competentes que estão acima das briguinhas partidárias e que muita coisa depende deles.
Outra infantilidade, é esse superpoder do Secretário de Ecologia, sei lá o que mais, de paralisar obras importantes como a do Shopping, Buriti e outras mais. Não passa pela sua cabeça e nem pela cabeçona do seu Secretário Podayrio, que a cidade vai continuar crescendo independente se você queira ou não, e que é melhor que seja com investimentos seguros do que por invasões e favelas?
Especulação imobiliária acontece por todo o mundo e não é Santarém que vai proibir que aconteça, pare de ir para as ruas com os trabalhadores da Clean, isso tem que ser feito nos primeiros dias de governo, mas ficar 30 dias varrendo rua é falta do que fazer seu prefeito.
Tem outras demandas muito mais importantes, esta semana morreu uma moça grávida, ela e seu bebê, no hospital municipal, e pelo o que o pai da moça denunciou no Rota 5, houve negligência médica, mas sua secretária, se quer foi encontrada para dar uma resposta a sociedade.
Logo você que se intitulava o ‘Bom’ na campanha recente, não pode agora iniciar sua gestão sendo pior que o PT, não foi para isso que o povo lhe elegeu, o povo tirou o PT por que achava ruim para com ele, mas você está começando de maneira piorada em relação ao governo petista.
Não sou partidário e odeio politicagem, o que quero lhe alertar aqui, é que você já está demonstrando ineficiência na sua gestão, mesmo no primeiro mês, poie se você tivesse um planejamento definido na transição, o mês de Janeiro não seria dessa maneira em sua gestão.
Espero que você repense seu papel urgentemente, pare de ficar varrendo rua e comece sua gestão buscando soluções definitivas para o nosso povo, se dedique em ajustar a máquina, pagar em dia, o Governo Jatene está pior que o seu, mas começou muito parecido.
Nossa como o senhor conseguiu traduzir primeiramente as minhas preocupações. Penso realmente que de fato e necessário ser feito um contra ponto, quanto a gestão do Prefeito, pq a final ele foi eleito apenas com uma parcela dos votos, que ainda não corresponde a maioria.
Desde a nomeação dos membros do primeiro escalão que estou rezando pq ja vi circulando em comentários na cidade que os do segundo escalão são a maioria dos que compuseram o governo fraudulento do Deputado Lira Maia, e que com ele ajudaram a desvia recursos da merenda escolar dos mais necessitados. Eu ainda tenho a esperança que a população e o controle social sejam efetivos nesse governo e que desta vez não deixem ser desviados os recurso municipais como ocorreu no período de 1996 a 2004. Porque somente a população para fiscalizar pois alguns meios de comunicação ja deu de perceber qe estão completamente comprados, exemplo disso, é que as vezes um bloco todo do jornal da TV Tapajós e dedicado a falar e argumentar a favor do atual prefeito, as vezes penso que estou assistindo o setor de comunicação da prefeitura municipal de Santarém falando sabe assim uma especie de radio da PMS, alias me estranha pq imaginava que esse setor era imparcial, o que não ocorre e sabe porque ??????
Bem muito bem um outro elemento que eu quero deixar para alguém que saiba me responder é a Merenda Escolar vai continuar sendo de qualidade nutricional, como vinha sendo e que também gerava renda aos agricultores ou vamos voltar a ter nas escolas o enlatado de todo dia??? E vão ainda ser comprados dos agricultores familiares como vinha sendo feito porque eu vi uma entrevista do ministro da educação dizendo que obrigatoriamente 30% da merenda tem que ser comprado dos agricultores familiares, isso ainda vai acontecer? E por fim aquele projeto que vendia frutas e hortaliças sem o uso de agrotoxicos na Praça São Sebastião ainda vai continuar acontecendo ???? Esse mês ainda não nenhum venda desse produtos
Olha o exemplo de politico que está querendo criticar a nova gestão do atual prefeito….um “referencial” para nossa cidade…um homem que abandonou nossa população nesses 8 anos passados…
Como constante leitor deste Blog, não venho me deter a defender ou acusar diretamente, mas…
… quem és tu Everaldo para avaliar O QUÊ????
Tu não escutava ninguém, “era o rei da cidade”, diga-se novamente, ERA, já foi o que pensava que era, Imperador, ao menos se achava, agora caboco, só te resta criticar…
Blá blá blá blá e dor de cotovelo
Ah sim, nem os cipoalenses… tem gente melhor que mereceria uma oportunidade como o Gerente da Caixa o Rubson ou o Professor Márcio (apesar de achar que este ainda precisa amadurecer mais).
“EXPLODE CORAÇÃO NA MAIOR FELICIDADE ….é lindo o meu salgueiro CONTAGIANDO E SACUDINDO essa cidade … ”
Olha o VON aí gente!!!!!!!!!!!!! Se virando nos 30 com seus secretários e funcionários limpando a cidade que estava IMUNDA DE SUJA , SO BURAAAACO, UM…… TROÇO QUE FOI DEIXADA POR ESSE … CIDADÃO MORDIDO !!!!
O Von ta muuuuito mas muuuuuuito preocupado rsrsrs…. com a opinião falada escrita desenhada telepatizada da oposição liderada pelo Everaldo Filho , ele ta muuuito preocupado kkkkkkk….kkkkkkkk…… ele , o VON, nem dorme kkkkkkkkkkkkk……
Zirigdum zirigdum dum dum ….
Ummmmmmmmmmm….kakakak.comentário familiar este..kakakakakak..o que esperar se o homem dorme tranquilooooo..que diga a testemunha deste sono em berço explendido…kakak alha kkkaaaaa….gentalha..eu estou rindo muoto dos mocorongos se ferrendo..kakakodeio este povo,esta gente boçal sim voce qie ta lendo agora é im boçalzinho raspa bosta,imagina la no fundinho simmm você mesmo ou tapuio..kakakak se ferrarammm eoleolaaaa…e vou dizer esta gentalha era feliz com Everaldinho Unha De Cavalo Martins e não sabia…e foi bom sim o unha de cavalo administrou na chibata mesmo,chibata no rabo da gentalha kakak…o tronco tem qie ficar como monumento,o tronco que a gentalha se ferrou com o açoite…kakakodeio vocês imbecis mocorongo..kakakakak…e shoping?¿????????¿???? Kakak vão comprar no seu Camilo…kakaka kak….e ver o por do sol no morante fumacê que odaliro vai construir por idéia do capo do Cippal..kakakakakak
DIREITO DE RESPOSTA pro PALHAÇO que SE ACHA MUITO ENGRAÇADO :
VE SE PELO MENOS TU DIZ COISA COM COISA SEU IMBECIL .
FERRADO ÉS TU que vives fazendo chacota dos outros PQ TU ÉS REVOLTADO PELO FATO DE NÃO SABERES QUEM É TEU PAI . .
Tu não te da respeito e não respeita ninguém , NÃO SOU EU QUEM VAI TE RESPEITAR logo eu tbm tenho toda a libertader do mundo pra te chamar de ARROMBADO ESCROTO .
OBS2: Jeso sei que teu blog é de família mas a partir do momento que uma criatura me ofende , eu tbm tenho a liberdade o direito de dar resposta . Isso é democracía. Grata!!!!
Mãos Dadas – Carlos Drummond de Andrade
Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos, mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.
Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente
RS..agora esse aí querendo ser poeta do fundo de uma rede…
É triste o analfabetismo…
Sentir falta do Everaldinho e sua turma é demais! Espero que nunca mais volte ao cargo fez muito mal pra Santarém essa turma.
Acabaram com a cidade.
Everaldo parece que os funcionarios municipais já estão sentindo tua falta, hoje 1 de fevereiro ainda não foi pago o salário de janeiro, segundo informação obtida há pouco nos corredor municipal, pessada por um chefinho a irritação dos funcionarios é grande.
Pajé Goró… fale por vc… o sentimento que nós temos é de ódio pelo “ex-prefeito Everaldinho”…
Putz! Ainda tem espaço para despeito?
Acabou Everaldo! Passou! Outros tempos! Não foram vcs que descobriram o Brasil !
Se vcs fossem melhores a população lhe dariam mais tempo. ACABOU! – ainda bem.
Deixe o Alexandre tapar os buracos e caminhar sem ter que trocar peças.
Vai gastar teu tempo te preparando para a defesao dos processos que vais ter que responder, Everaldo e deixa que o atual governo cuida do governo que tu não soubeste cuidar.
PROCESSO?????? TU JURA QUE TEM VAI TE PREOCUPAR E EM PEDIR QUE O TEU PREFEITO PAGUE OS FUNCIONARIOS QUE ATE AGORA FUI NO BANCO E NADA MES PASSADO A MARIA DO CARMO JA ESTAVA OK COM O PAGAMENTO.
Everaldo Martins Filho Diz:…”Tem que ser dito: nenhum prefeito e nem a prefeita Maria do Carmo criou essa função e essa remuneração de adjunto. Nos governos anteriores, nunca existiu essa figura.”…
Mas na sua Gestão existiam até 3 secretarias que foram criadas para a mesma finalidade…..
A realidade é que Von prometeu enxugar e a avacalhou, Tapar buraco de uma rua e passar uma semana limpando o mesmo buero é complicado Prefeito!!!
Falou e disse everaldo. Comungo de tudo isso. Vamos aguardar e rezar, orar.
Mas quem sancionou a lei que aumentou os salarios dos secretarios?
Jean foi a Maria apedido do von depois da eleição. E te digo mais se ele não concordasse teria mudado como fez com o orçamento te atualiza meu!!!