por Lucas Correa (*)
Caro Helenilson,
Agora que és vice-governador eleito, que o poder não te subas a cabeça. Que a arrogância não seja tua conselheira. Que não faças da Vice-Governadoria uma filial do teu escritório, e nem um cabide de emprego para os teus amigos.
Que o exercício do mandato que recebeste, muito embora haverão aqueles que digam, que não fostes votado, o que não é verdade, já que a chapa é para o Executivo Estadual, e é composta do titular e do vice. Portanto, fostes votado, e tua representação é legitima.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Não te iludas com a “liturgia do cargo”, nem te empolgues com o aparato policial e de segurança que agora terás ao teu dispor.
Não te deixes levar por interesses pessoais nem econômicos, acima de tuas convicções. É mais importante para um homem a probidade e a honra do que o poder efêmero e volátil que terás nos próximos 4 anos. Não esqueças de tuas raízes, nem de teu rincão mocorongo, nem de teus costumes, nem de tuas tradições.
Talvez já saibas de tudo isso, no mister da profissão que escolhestes exercer. Lembra-te sempre do juramento do curso de Direito: “Juro, no exercício das funções de meu grau, acreditar no Direito como a melhor forma para a convivência humana, fazendo da justiça o meio de combater a violência e de socorrer os que dela precisarem, servindo a todo ser humano, sem distinção de classe social ou poder aquisitivo, buscando a paz como resultado final. E, acima de tudo, juro defender a liberdade, pois sem ela não há Direito que sobreviva, justiça que se fortaleça e nem paz que se concretize.”
Agora, embora possuas teus títulos acadêmicos, deverão ser teu norte, e nunca poderás dizer que desconhecias qualquer premissa oriunda da natureza do cargo político que a partir de tua diplomação irás ocupar.
Não obstante teres sido eleito vice-governador, continuas a ser o mesmo mocorongo “pos.doc”, sem que isso tenha mudado teu jeito sereno de ser. O trabalho ainda não começou, e vai ser árduo, “reorganizar a casa”, mas que isso não lhes sirva de desculpas, nem a ti, nem pra Jatene.
Que vocês cumpram as promessas que fizeram, não somente as pra nossa cidade, mas para o bem do povo paraense. Não te deixes ser ignorado como foi o ultimo mocorongo vice-governador.
Portanto, que sejas probo no exercício de tua função, que sejas digno com teus ideais, e que não faças da Vice-Governadoria um balcão de negócios. Ao contrario, que lá seja aquele lugar onde os mais humildes, os que menos tem acesso ao poder possam buscar um refúgio.
Não macule tua biografia com a “pavulagem”, nem com a arrogância. Três coisas corrompem um homem: DINHEIRO, O PODER E A MULHER, ensina o dito popular. Se souberes ser coerente com essa verdade, exercerás teu mandato com honra e lealdade, e passaras para história, não como mais um mocorongo vice-governador, mas como o VICE-GOVERNADOR MOCORONGO!
Termino, externando minha alegria pela vitória de vocês, e com a certeza de que irei ser uma daquelas vozes que se levantarão sempre assim que deixares de cumprir com a missão que se dispusestes a cumprir. O povo paraense, e nós mocorongos, esperamos que vocês façam a diferença, e que o Grande Arquiteto do Universo (Amor e Bondade), possam conduzir a missão de vocês com JUSTIÇA E PERFEIÇÃO.
Teu dever é lutar pelo Direito, mas se um dia encontrares o Direito em conflito com a Justiça, luta pela Justiça (Eduardo Juan Couture). Teu dever é o de lutar pelo bem comum, e se encontrares o bem comum sendo sobrepujado, teu dever é de honrar aqueles que te voltaram, acima das convenções que possam existir.
Fraternal abraço.
Lucas Correa.
————————————————
* É contador, mestre em Contabilidade Pública, bacharel em Direito, especialista em Administração Pública Municipal.
Esses pretensos esquartejadores do Pará, acham que dividir o Estado do Pará resolve o problema de educação, saúde, transporte, segurança, enfim, o progresso de uma região, ocorre se assim fosse por ser o menor da federação Estado de Sergipe seria uma potencia mundial. Não existiria violência no Rio de Janeiro, haja vista que é menor que o Arquipélago do Marajó. O Tocantins Estado que serve como espelho de desenvolvimento para os divisionários / visionários do Pará, lá o índice de mortalidade infantil registra 26%, enquanto no Pará existe a incidência de 21%, o analfabetismo 15%,no Pará 11%, e veja que aquele Estado é +/- 1/5 tanto na dimensão territorial quanto na população. Mas o que nos chama atenção para ser contra a divisão do Pará, é que o Pará tem 1.247,689 km2 com 144 municípios, o Estado do Tocantins 277.620 Km2, com 139 municípios, o Maranhão 331.935 km2 217 municípios, o Piauí 251.529 km2 com 224 municípios, o Estado de Minas, Estado do mentor do esquartejamento do Pará 586.528 km2, 853 municípios,( lá tem o menor município do Brasil, 2,85 km2). Na Europa a administração tem como sustentáculo os municípios, lá os municípios são tidos como células administrativas, no momento que estas células entram em estado degenerativo, concomitantemente o efeito reflete no corpo administrativo que é o Estado, e é por esta razão que a Espanha, país de 504.030 km2( menos da metade da dimensão territorial do Pará) tem 8.111 municípios( lá chamados de comunas) O Brasil8.514876 km2, tem 5.565 municípios, e tantos outros exemplos que seria muito extensa a dissertação, então pra que tanto nhem, nhem, nhem é só emancipar as vilas vilarejos e os prefeitos através de seus deputados buscarem recursos constitucionais. Ah! falando sobre a população dessas vilas e vilarejos, no Tocantins, tem 75 municípios abaixo de 5.000 habitantes. Tem outra justificativa, ou alguém é contra a emancipação das vilas e vilarejos? O deputado Geovanni Queiroz, tem focado como falta de segurança / violência em nosso Estado, a morte da missionária americana. Ora logo, logo o deputado vai propor a divisão do Estado do Rio de Janeiro, haja vista que ontem 12/08/2011, a juíza Patrícia Aciolli, foi assassinada, sendo o carro dela cravado com 47 balas. Ai vem logo o pensamento “o Estado do Rio é pequeno na dimensão territorial, então não tem ausência do estado, tem sim, um sistema que favorece a impunidade. É só os deputados (esses mesmos que estão querendo esquartejar o Pará) pedirem a atualização do Código Penal, no sentido que a lei tenha mais rigor. Senão vejamos na China, quem rouba, tem mão cortada, também se essa moda pega, aqui no Brasil teria uma nata de políticos que não poderia fazer acenos aos seus eleitores. Engrossaremos, sim VAMOS CRIAR MUNICIPIOS, só na região do Carajás tem 14 vilas / comunidades para emancipar. Obrigado,
E nao esqueca da bandeira de luta da qual você e o mentor principal: criacao da ALC em santarem, so assim teremos condicoes de competitividade com os grandes centros.
Apesar de alguns governos do Estado do Pará terem vice não tão famosos politicamente como Helio Gueiros Jr. Odair, eu acredito que com Helenilson a historia e diferente, pois que o conhece sabe de sua defesa por nossa região, basta fazer uma retrospectiva, dos artigos escrito por Helenilson, sua atuação no meio juridico etc…
Agora uma coisa e verdade, tem um grupo político que vai s earticular para a disputa da Prefeitura de Santarém e sai fortalecido neste pleito, diga-se que Helenilson tem papel importantissimo, nesta articulação.
kkkkkk…kkkkkkkkkkkkkkkkk….KKKKKKKKKKKKKKKKKK….
kkkkkkkkkkkkk ….kkkkkkkkk…….kkkkkkkkkkk……
Vamos aguardar. Alguém com tal “graduação” de saber deveria optar por um partido pela convicção ideológica. Mas o que se viu da atividade política deste rapaz é a pulação de galho em galho, conforme os ventos lhe parecessem favoráveis. Não gosto de sujeito assim. Uma ética teleológica de os “fins justificam os meios.”
Pra quem não leu o jornal O LIBERAL de domingo 31 de outubro, vou reproduzir a última do ODAIR CORRÊA . Coluna Curtíssimas do caderno de política do Ronaldo Brasiliense: ” LUXO- O Gabinete do
vice-governador Odair Corrêa celebrou CONTRATO EMERGENCIAL esta semana para a locação de
dois corollas executivos e cinco celtas “
Caro, Leno faça valer a pena.
mas, fique alerta em politica tem muita trairagem,
não seja apenas mais um Odair,
Espero que o vice-governador eleito não seja recebido coma uma carreata pelas praias com ínumeras “riluquis” e “élesduzentas”
A ELEIÇÃO ACABO E O QUE VAI MUDAR? NADA, VIVA O POVO BRASILEIRO!!!
Muitos de nós santarenos não temos duvida alguma quanto à capacidade do Dr. Helenilson, porém o que fica e a desilusão do atual vice, que com sua covardia nos deixou desacreditado de tudo aquilo que ele falava em prol da região, acabou se omitindo por benefício próprio (usufruir do estatus), um verdadeiro hipócrita que ainda teve a coragem de se candidatar e levou o que merecia. Acreditamos que Dr. Helenilson pelo menos devolva aquilo que esperávamos e sonhávamos do atual vice, lealdade ao povo e mais nada.
Boa Sorte ao Dr. Simão Jatene Dr. Helenilson Pontes, que juntos possam fazer um ótimo governo.
Por que meu comentário foi ignorado? Foi o primeiro a ser postado e até agora “está aguardando moderação”. Algum problema? Não entendi.
O homem ganhou! Agora todo mundo votou nele, inclusive aqueles q/ eram declaradamente eleitores da Ana Júlia. Então, tá! Depois diz que tem personalidade, que é corajoso… Conheço muitas pessoas q/ ocupam cargos importantes, são meus amigos pessoais, no entanto, por questões de profissionalismo, urbanidade e respeito, no local de trabalho deles (as) não os trato da mesma forma quando eu vou à casa deles ou eles à minha. Se eles fazem questão de quebrar a formalidade mesmo no local de trabalho deles ,aí já é outra história! Tem gente, umas até estudada, q/ faz questão de demonstrar intimidade com alguém q/ tem um emprego ou cargo importante só para demonstrar que é “o tal”. Cai no ridículo. Uns outros, p/ mostrar q/ são sabichões vem escrever inglês , vem falar palavras difíceis e trilili trololó. Quando bebem, começam a querer dar o …’prestígio’ q/ tem. ” Quem pouco tem, muito quer mostrar”, provérbio certíssimo!
Pode até errar (embora eu não acredite nisso), já que ele tem muito conhecimento e sabedoria, e depois do que fez o atual Vice Governador e o alerta do Lucas Correa, só erra se quiser.
Desejo-lhe uma ótima gestão em prol não só dos Santarenos, mais de todos os Paraenses.
Queremos ouvir da boca dele! como diz o caboclo, qual a sua real intenção na vice governadoria, pois, o mesmo ja participou de eleições aqui e não levou.
Agora é vice governador.
O cargo jamais irá subir ‘a cabeça do Helenilson. Basta ver o seu modo simples.
Finalmente teremos um vice-governador de verdade nos representando. Sua atitude como pessoa na vida comum e depois na sua vida pública nos mostra o que esperar neste que vai ser com certeza uma voz que irá defender nosso Estado.
Parbéns ao leno, e que o mesmo continue sendo esse homem de sucesso e responsabilidade.
A oportunidade chegou, agora é fazer a diferença, muito sucesso nessa nova empreitada.
Jeso bom dia
Você bem sabe que tenho o privilégio de conhecer Dr Helenilson bem antes dele se tornar político.
Até mesmo o critiquei por ele insistentemente querer entrar nesse mundo que se sabe é torpe por demais. Mas, sempre respeitou-se essa sua vontade.
Não há como não endossar o mencionado pelo Nelson ( essa do backespace ao estilo Gil Serique foi genial) e principalmente do sr Ademir Vieira. Tem que se respeitar muito o curriculo do Dr Helenilson conquistado por muito, mas muito conhecimento. Estar entre os 5 maiores tributarista do País, num Pais onde lei fiscal muda que nem camisa, certamente não é para qualquer um.
Como bem disse, sr Ademir, ter uma cadeira na PUC/SPo é algo que não se compra, e sim se conquista por méritos.
Como nosso brilhante jornalista J.Ninos cita, politica é uma caixa de surpresa e de marimbondos.
O ter vontade de fazer muitas vezes tromba com tantos interesses que acaba sendo uma voz na multidão.
Santarenos devem se orgulhar de ter alguém com toda essa capacidade e que certamente irá se torcer para que tudo isso venha em pról do Pará e nunca esquecendo de suas raízes, o que tenho certeza jamais irá esquecer.
Aos eleitos deposita-se esperanças e pela democracia se cobra resultados .
Forte abraço a todos
Antenor Pereira Giovannini
homem deve ser medido pelos seus atos, e que assim seja, mostre a que veio, nao seja um odair disfarçado, nao se esconda atras de um cargo e vires as costa para nossa regiao, mesmo que nao consiga, mas mostre que tentou, seja o que voce sempre foi, batalhador e sincero.
Helenilson Pontes passou por diversos choques de cidadania e persistência política, não se elegeu deputado federal por Santarém, foi iludido pelo PMDB, teve arranca rabo com Lira Maia DEM e se manteve coerente com suas convicções.
O PT lhe quis, mas não como um parceiro, sim como um mero instrumento de capitação de votos, HP não é nenhum trouxa, caiu fora e foi procurar guarida no meio dos tucanos.
Cheguei a escrever aqui quando ele deu um backspace em sua carreira política e voltou a estaca zero começando tudo de novo no PPS do meu amigo e mais que vencedor Guilherme Taré, pois elegeu Arnaldo Jordy para a Câmara Federal e agora Helenilson vice governador, e já cobro aqui o reconhecimento dos vencedores a esse batalhador da cultura santarena e amazônica, que não deixem de aproveitar a abnegação do Taré.
Quanto a essa empolgação que pode haver com o HP cobrada pelo Lucas Correa, penso que não deva acontecer, pois Helenilson nasceu rico, tem dinheiro para possuir o que quiser, sem nenhuma necessidade de algum cargo para ostentar, então confio nele.
Agora muita coisa vai depender mesmo do comportamento de Simão Jatene, pois não tenho nem medo de afirmar aqui, que se Jatene não corresponder as expectativas de HP ele deve rachar imediatamente com o tucano.
Por enquanto, acredito num governo de sucesso, melhor que o de Ana Julia que passou pelo governo do Pará e não vai deixar saudades, não que ela não tenha feito nada, mas pela falta de palavra e a demora na conclusão de tudo que se propôs a fazer, irritando o povo paraense.
Por fim, desejo a HP que Deus o ilumine e que ele reflita bem, que existe um povo nesta parte do Estado que acreditou nele e que espera trabalho e responsabilidade.
Serei um cobrador, porque votei nele, por não acreditar mais na Ana Júlia que me prometeu cuidar do caso de meu irmão, assassinado fazendo campanha para ela e simplesmente virou as costas, mais nada como um dia após o outro, está aí a resposta da justiça do povo.
Nelson Vinencci
Nelson .. quanto tempo colega …. seus comentarios , ainda que por vezes polemicos , fazem falta
Não votei nessa dupla, mas terminadas as eleições deseja que Deus os ilumine e que faça o trabalho que todos nós esperamos.
Porem, me deixe irritado esse seu preconceito: O cara nasceu rico nao tem perigo, se nasceu pobre, perigo eminente?
Isso é mal de ex-petista ou new tucano?
JF Guimarães, mesmo você não querendo admitir, o roubo é maior na pobreza, até por que é a maioria neste mundo cão, sou pobre viu, não tenho preconceito nenhum, mas Helenilson se fosse pobre não me arriscava defendê-lo dessa maneira, até porque, é natural da espécie humana se acostumar rapidamente com as coisas boas e fáceis, e quando se tem algum poder no Pará, aí a coisa é muito pior. Por isso penso que HP pode dar certo, pois já tem o que o Odair Corrêa nunca havia conseguido, pois me colocando no lugar dos dois e por uma desgraça da vida me tornasse um vice governador, não assinaria nenhum documento me comprometendo ser fiel só as atitudes corretas, pois na política, quase sempre as decisões são para ferrar uns e beneficiar outros.
Quanto ao partidarismo, continuo sem filiação nenhuma, pois tenho medo de cair nessa armadilha e essa praga acabar me contaminando.
Nelson Vinencci
Caro Chico: concordo com voce. Essa fala do Nelson, é preconceito. O Fato do HP, ser rico, Dr., como muitos fazem questão de dizer, ser uma das grandes autoridades em materia tributaria no pais, não significa que ele esteje imune, ao dislumbre, a vaidade. Não creio que ele vai repetir, as idiotices que o maior de todos os tolos fez, (estou a falar do vice, Odair Correa), acredito realmente que HP, seja preparado, mas tem suas limitações e fraquezas, como qualquer mortal. Espero, e por seu cabedal de conhecimento, acredito mesmo que ele vá fazer a difrença. Caro Nelson: com toda certeza voce conheçe o HP, muito bem, deve ser alguem do seu circulo de amizade, e isso o credencia a falar o que voce falou sobre ele, porém, antes de se ver o amigo, e necessario, se ver o homem, e para os que não gozam da amizade sempre ficará a duvida, e a decepção causada pelo maior dos tolos (estou falando do Odair Correa). Caro Ademir: seus elogios, beiram ao puxasaquismo, e isso já e ruim por sua natureza. Não creio que o mocorongo, HP, vai deixar-se deslumbrar-se com o novo cargo, com a nova posição, com o “status” do novo oficio, mas sabe o que incomoda nos teus comentarios é a “pavulagem”, como que tu te referes ao Dr., a partir de hoje, ele é so o Vice-Governador eleito, sem os titulos. tenho certeza que ele não anda se gabando que possui esse ou aquele titulo, quem os tem, não precisa disso.
Lucas Correa.
Como alguém pode dizer tamanho absurdo? “O roubo é maior na pobreza”
Historicamente, os que ostentam as riquezas são justamente os que utilizam de meios furtivos para manter seu poder econômico.
Impressionante como qualquer um (a) gosta de dar palpite. O homem que ganhou a vice-governadoria é santareno, tem conhecimento jurídico inigualável, respeitadíssimo perante os maiores doutrinadores do Direito e juristas do Brasil, tem uma cadeira especial na PUC/SP (caboclo p/ pegar lugar lá em SP,sobretudo nesta Universidade é pq tem muito conteúdo). Ex-membro da Fazenda Nacional. Um gênio e mocorongo q/ , agora sim, levará muito mais o nome do PA e principalmente o da nossa cidade e Oeste do PA na testa p/ o mudo inteiro ver! Só não vê cabokinho (a) despeitado (a) . Ele tem o invejável título de DOUTOR conquistado por Curso de Doutorado etc etc e tal. Dói saber desses fatos p/ as pessoas q/ não se conformam c/ o sucesso dele; é lamentável pq isso é somente o início. Uma coisa é uma pessoa “s/ estudo” dar a uma autoridade tratamento inadequado; outro fato bem diferente é um ser vivo dar tratamento desapropriado a uma autoridade (isso caracteriza: má educação, falta de respeito e inveja das bravas, cumulativamente) q/ certamente deverá ser ignorado em gênero, nº e grau! Ah! O mais importante de todos os adjetivos do Dr. é q/ ele não é deslumbrado; ele (e eu e muita gente) tbm sabe muito bem a diferença entre ser humilde e ser senil. A célebre e profunda frase”Respeito é bom e conserva os dentes” , proferida certa ocasião, pelo brilhante Profº. Dr. José Ronaldo D. Campos , resumiu uma conversa que tínhamaos em Alter-do-Chão. Acredito q/ é uma educada msgm p/ os inconformados-invejosos (as) de plantão .
Cordialmente.
Excelente!
um mocorongo meio apagado virando vice-governador? iihh.. acho que já vi esse filme antes.
Vc deveria se informar melhor sobre Helenilson, pois é um santareno brilhante e irá representar bem todos nos mocorongos. Certamente o melhor vice-governador que o para já teve.
Como silenciar diante de tão contundente carta aberta ao novo vice-governador eleito, Helenílson Pontes.
Inspiração e encorajamento são o que as palavras do Lucas Correa produzem no coração do cidadão que ainda acredita em espírito público, cidadania, ética, justiça, etc.
Que essas palavras sirvam, sempre, a todos que venceram (e aos que perderam, como eu) nas eleições deste ano e nas próximas que virão. A mim já serviram. Vou imprimi-las e tê-las por perto. Certamente servirão ao Dr. Helenílson, pelo homem honrado que é.
Estou certo de que meus ancestrais mocorongos, o pastor e professor Sóstenes Pereira de Barros (avô) e a professora Onésima Pereira de Barros (tia-avó) estariam orgulhosos hoje da extraordinária vitória que o povo de Santarém conferiu a José Serra, Simão Jatene e, consequentemente, ao seu filho Helenílson. Ficariam felizes também com a sua carta aberta, Lucas.
Um grande abraço a todos em Santarém.
Elton de Barros Braga
Administrador e Político