Mito! Mito! Mito! Mito!, por Dornélio Silva

por Dornélio Silva (*)

Com urros, uivos, berros e delírios, bravejam os seguidores de Bolsonaro, o mito! Ele virou ídolo? Herói? Superstar? Celebridade? Fenômeno?Por onde passa, uma legião ensandecida, na verdade uma entourage, o segue.

Mito?! Bem, o mito pode descrever uma mentira ou uma pessoa que pode ser uma sumidade em algum campo da vida, por exemplo na política. O mito, no imaginário popular, se forma por um elevado reconhecimento de mérito, por algo grandioso, fantástico, relevante que fez à comunidade ou pelas mentiras que representa.

Será que o histórico de Bolsonaro o faz mito?

30 anos na Câmara Federal apresentou 171 projetos, dos quais 53 são voltados para militares e 44 para segurança pública (Estado/Broadcast). Apenas dois viraram lei, o que estendeu o benefício de isenção do Imposto sobre Produto Industrializado (IPI) para bens de informática e outro que autorizava o uso da chamada “pílula do câncer”. Só isso.

O que propôs de estapafúrdio, de bizarro, as declarações insanas em apologia à barbárie nem vale a pena citar. Pois bem, Bolsonaro chega a atrair uma legião, isso mesmo legião, que em delírio, em berros o aclama mito sem saber que o significado da palavra para ele é: mentira.

Será que quem declara voto a Bolsonaro sabe quais suas propostas para a economia, para a educação e para a saúde? – Não sabem porque não existem.

Bolsonaro tem discurso único, de uma nota só. É vazio, limitado aos temas que tocam uma sociedade pouco politizada.

Agora por que nesse momento da corrida eleitoral há esse inchaço Bolsonaro? A partir de uma pesquisa qualitativa retirei uma frase que explica, em parte: “Esperança, cara. No meio de um país com tanta corrupção, com estes nossos políticos que só nos trazem vergonha, vi nele uma esperança em si.”

Bolsonaro se sustenta com toda essa euforia até as eleições?

– – – – – – – – – – – – – – – – – – – –

* É diretor-executivo da Doxa Comunicação.

Leia também
Será que para estar à altura de Alter, precisamos construir tão alto?, de Anísio Quincó.

  • 36
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

22 Comentários em: Mito! Mito! Mito! Mito!, por Dornélio Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Socorro Brasil disse:

    João, quer dizer q o PT foi eleito – por 3 vezes consecutivas – graças ao % de menor nível escolar?? Interessante o seu raciocínio de “superior”. Em 2002, Lula foi eleito com 61,27%; em 2006 com 60,83%; e Dilma com 56,05% em 2010; depois, com 51,64% (pesquise o perfil dos eleitores). O percentual dos que (como nós) conseguiram atingir o nível superior nesse país, infelizmente gira em torno de apenas 14% (e mais uns 4% incompleto); os sem nível escolar atinge em torno de 11%; o restante se encontra entre médio e fundamental. Ou seja esse nosso percentual “superior” de 18% não elege ninguém né As últimas pesquisas (Datafolha) ainda indicam Lula na frente com 36%. (Bolsonaro, 16%, e Marina, 14%). Percentual esse (do Lula) que é motivado pelo mesmo seu, ou seja, a crença de que ele não é corrupto. Algo vcs têm em comum, portanto… E só uma obs: Bolsonaro não era nenhuma criança qdo praticava zoofilia, que é uma VIOLÊNCIA aos animais (hj crime), e sua postura no vídeo é repugnante pq devia reconhecer que é condenável (por mais q tenha praticado), e como figura pública q é devia ter postura moral e ética né Ao contrário, ele se diverte. E, mais uma vez, lembre q o nazismo exterminou um povo em nome de uma superioridade de “raça” (ariana), seu lema era antissemitismo, racismo científico, hierarquia e supremacia racial etc são muitooo diferentes de estratégias militares em combates/guerras…

  • Luiz disse:

    Jair Messias Bolsonaro ganhará de W.O!!!!

    Único que não é corrupto e sem chance de sEr preso!
    #Bolsonaro2018

  • João Braga disse:

    Socorro, primeiramente a língua que falo Português, e tenho ensino superior como a maioria dos eleitores do Bolsonaro, ao contrário da grande maioria do eleitores do PT, que se você observar são dependentes e ameçados a serem retirados de determinados programa sociais se não votarem com o tal partido, pois dependem dos programa e dependem principalmente, pois os faltas escolaridades, Pois o dinheiro que deveria ser investido em educação, Saúde, Segurança Publica, Infra estrutura, São e foram desviados por muitos desses políticos que tem fidelidade partidária a qual você critica Bolsonaro de não ter.
    Falar que Hitler foi “grande estrategista”, em nenhum momento retratada que foi ou é a favor do crimes bárbaros e hediondos que este cidadão cometeu ou fala a favor do regime Nazista.
    A história coloca Gengiskan e Alexandre o Grande como os maiores Generais e conquistadores de todos os tempos, (espero que você saiba quem são), nem por isso deixaram matar e escravizar milhares de pessoas. Nós fazermos uma citação não quer dizer que concordamos com tal atitude. A uma falta de interpretação tendencioso de sua parte.
    A respeito que ele fala de quando fazia quando criança, (deixo claro que não concordo, muito menos sou favorável), nenhum momento o mesmo declarou que é favorável, que era correto. falou que era algo que se praticava nos interiores e é uma prática que infelizmente ainda acontece.
    A respeito de retorno do cheque da JBS, o que voltou ao candidato foram 200 mil do fundo Partidário. Eu sei que é dificil de aceitar e não pode-lo chamado de corrupto.
    “Armou pra explodir uma bomba contra os comandantes”? Eu acho que você esta confundido um capitão do exercito Brasileiro com Dilma Roussefe e José Dirceu terroristas treinados em Cuba. (Espero que nao tenha sido de má fé, tamanha falta de verdade)
    “moral pra criticar quem lutava contra ditadura”? esses mesmo que defendiam a “ditadura do proletariado”, assim como ocorreu na União Soviética onde foram mortas mais de 20 milhões de pessoas? ou na china onde foram mortas cerca de 50 milhões de pessoas contrarias ao regime? Ou aqui na America central em Cuba, onde foram mortos aproximadamente 100 mil pessoas que entre os quais não concordavam com a ditadura de Fidel ou por serem homossexuais.
    Bolsonaro não salvador da Pátria, muito menos candidato perfeito, pois este ser não existe, e quem tenta transparecer, como tal é um baita de um mentiroso, assim como vosso candidato condenado Lula que se diz ser o Homem mais honesto do Brasil.
    Bolsonaro é o grito de revolta de uma boa parte do eleitorado Brasileiro, com tamanha corrupção, mal caratismo, e essas organizações criminosas como alguns partidos políticos que estavam e estão no poder, as quais são piores que PCC e Comando Vermelho.
    Pois devido a corrupção, prejudicam educação, infra estrutura, impedindo geração de empregos, retirando oportunidades dos Jovens, e a falta de estrutura hospitalar para atender população. tenho certeza que matam mais pessoas que o crime organizado.
    Lula, Cabral, Palocci, Genoino, Dirceu, Geddel, Eduardo Cunha, deveriam estar presos juntos com Fernandinho Beira mar e o Nem da Rocinha, no presidio de segurança máxima em Rondônia!
    E infelizmente essa acusação você nem ninguém podem acusar o Bolsonaro!

  • Socorro Brasil disse:

    Em 1988 entrou na vida pública elegendo-se vereador no Rio de Janeiro pelo Partido Democrata Cristão; em 1990 elegeu-se deputado federal pelo mesmo partido. Em seguida outros quatro mandatos sucessivos: Foi filiado ao PPR (1993-95), PPB (1995-2003), PTB (2003-2005), PFL (2005), PP (2005-2016),PSC (2016-2017) e em julho de 2017 mudou para o PEN, todos na lista da Lava Jato, todos corruptos. E para conhecer o perfil dessa espécie: Com deboche e sarcasmo está aqui o crápula assumindo o que defende, em pessoa… (2:35 defende hitler – 4:12 aversão à homossexualidade – 5:30 apologia à zoofilia – 6:42 agressão a mulheres, dentre outras posturas repugnantes e criminosas)
    https://www.youtube.com/watch?v=aSJsXlkVtq8&t=46s

    1. João Braga disse:

      Gostaria de saber qual partido não está na lista da Lava Jato ou de escândalos de corrupção?
      o que de 200 mil da friboi ele não doou pro partido, ele devolveu ao partidos e os outros 200 ,olha repassados ao mesmo vieram do fundo partidário.
      Talvez fosse melhor acabar com todos os partidos e deixarmos só PT, Psol, e Pstu, Esses sim cheios de políticos honestos, talvez com sorte em 5 anos estaríamos igual Cuba ou Venezuela.
      Tive a curiosidade e perdi meu tempo assistindo esse vídeo no YouTube, ridícula a acusação, nenhum momento Bolsonaro defende Hitler ou zôofiliA, que defende isso é pedofilia são esquerdopatas metidos a intelectuais, que defenderem aquela exposição Santander.
      Agora não podem o chamar de corrupto, igual chamamos os bandidos já condenados pela justiça como Lula, Dirceu, Genoino. Outros comprovadamente bandidos como Aecio, Temer, Romero Juca, Sarney.
      Bolsonaro deve ter algum problema ético pois rodou vários Partidos?
      Correto deve ser Temer, Calheiros Geddel, Sarney que passaram a vida toda no Pmdb “mamando nas tetas do governo”, Esses sim nunca mudaram de partido são “dignos” do seu voto.
      Não adianta mentiras nem Mimimi,
      2018 Bolsonaro Presidente do Brasil!
      e quem achar ruim como é deputado Jean Williams, podem se mudar pra Cuba!

      1. Socorro Brasil disse:

        João, não tenho bandido corrupto de estimação… Vc fala que língua?? Não viu a parte em que ele diz que praticava zoofilia e que isso era “normal”?? E ainda ri descaradamente desse crime, se vc acha isso normal, de fato vai concordar né Sobre Hitler, ele afirma que ele foi “um grande estrategista” e que “um general tem que aniquilar outro país para defender o seu povo”. Vc deve ter estudado História, suponho, a qual ele parece ignorar (mas ignorante/estúpido ele é mesmo). Vc sabe o que é Nazismo né??Hitler exterminou em massa todos os povos considerados indesejados por ele. De resto, quem se junta com porco farelo come, só entrar no site do TSE (Link TSE) para ver a entrada do cheque da JBS na conta dele, aí afirma que houve devolução, mas é um retorno mascarado, tão mascarado quanto ele, que consegue enganar pessoas como vc Mentira é isso, e ele mente desde quando foi punido no Exército, quando armou explodir uma bomba contra os próprios militares que o comandavam, apenas para reclamar aumento de salário. E ainda acha que tem moral para criticar quem lutava contra a ditadura militar em nome de uma causa muito maior (a democracia) e não por interesses egoísticos, como o dele, que além de planejar esse ato terrorista, ainda negou, mentiu. Mas, (burro como ele é) a Veja (naquela época) o desmentiu (Fonte: Veja). Além de ser preso por mal comportamento, sua ficha militar era reprovável (Fonte: Folha). https://www1.folha.uol.com.br/poder/2017/05/1884332-bolsonaro-era-agressivo-e-tinha-excessiva-ambicao-diz-ficha-militar.shtml#_=_ https://veja.abril.com.br/blog/reveja/o-artigo-em-veja-e-a-prisao-de-bolsonaro-nos-anos-1980/ https://inter01.tse.jus.br/spceweb.consulta.receitasdespesas2014/resumoDespesasByCandidato.action?sqCandidato=190000001444&sgUe=&sgUfMunicipio=RJ&filtro=S&tipoEntrega=0

  • Socorro Brasil disse:

    A instabilidade, vulnerabilidade, irresponsabilidade e desequilíbrio, sobretudo o mental, levou esse “político” a se filiar em nove partidos ao longo de sua carreira política. Foi eleito pelo Partido Progressista (PP), o Partido do Paulo Maluf, um ladrão que dispensa informações. Em 2007, o PP já tinha o maior número de parlamentares cassados por corrupção, e dos 45 representantes do partido no Congresso, 33 foram investigados na Operação Lava Jato, maioria ficou impune. O PP recebeu das empreiteiras R$ 34.504.000 no período de 2010 a 2014, e o Bolsonaro escolheu o PP e se elegeu pelo PP (até $ da Friboi/JBS o PP pegou pra elegê-lo – sobre o cheque de 200 mil da JBS na sua conta Bolsonaro alega descaradamente “doei para o partido”, mas o PP doou de volta pra ele, ou seja, é a “propina legalizada”); aí ele mudou para o PSC, que recebeu R$ 6.161.556 na Lava Jato; agora ele está no Partido Ecológico Nacional (PEN), que também é investigado por R$ 1.117.880,00 (e esses dados são do início da Operação). Aliás, o que ele faz num partido que traz o “ecológico” na sigla, pois até zoofilia ele vê como “parte da cultura”, imagine o que ele não faz com as árvores e com o que ainda resta de seres vivos no meio ambiente. Além dele, seu irmão Renato Bolsonaro (” funcionário fantasma” q recebia 17 mil na Alesp) e mais três filhos seus também são políticos: Carlos Bolsonaro (vereador do Rio de Janeiro pelo PP), Flávio Bolsonaro (deputado estadual do RJ pelo PSC, e Eduardo Bolsonaro (deputado federal de São Paulo pelo PSC). Ou seja, o cara já está com a quadrilha pronta na própria família né. Aí vcs vêm me falar de que ele não é envolvido em corrupção?? Inocentes, meus caros, só vcs… Embora se tornem cúmplices por continuar elegendo corruptos.

  • J. Pau nos corruptos e eleitores patetas e destrambelhados disse:

    Esses bolsomitos, kkkk… Possuem a mesma cara dos trouxas que em 1992 levaram Collor de Melo à Presidência e deu no que deu, kkkk… VOTE NULO!

  • João Braga disse:

    Tem 30 anos de política nunca foi acusado de corrupção, o Brasil precisa de alguém sério pra botar ordem no País!
    Gostaria de perguntar ao escritor do artigo senhor Dorneles, qual pré candidato a presidencia da república já apresentou suas propostas para educação, Saúde ou economia?
    Vamos fazer a política econômica da Dilma que quebrou o País?
    E me permito a afirmar esses problemas serão melhorados, (pois acredito que resolvidos nunca serão em nosso pais), com uma ampla discussão junto a educadores, economistas e profissionais da saúde.
    Não existe Salvador da Pátria, nem ninguém que irá resolver todos os problemas do Brasil em poucos anos.
    Mas um presidente que nos garanta gestão seria, sem corrupção, que é o grande mal que assola o País, patriota e que tenha o objetivo de nós levar para frente. Já nós do um ar de esperança, para um futuro melhor!
    e sim…
    BOLSONARO 2018!

  • Urias Guedes disse:

    Donald Trump brasileiro.
    Aceita.

  • Hitamar Santos disse:

    Nem me perguntem em quem vou votar para Presidente do Brasil: JAIR BOLSONARO!
    Esse sim, não tem meias palavras e nem enrola para falar o que pensa .

  • Santareno de coracao disse:

    BOLSONARO 2018, isso mesmo

  • JOSIVALDO disse:

    Bom dia!
    Pode falar e difamar o quanto quiserem,,, BOLSONARO 2018 presidente. .. Lula, Aecio, Temer e demais corja na cadeia.
    SIMPLES ASSIM….

  • Antônio Silva disse:

    Os seguidores do Bolsonaro o têm como esperança contra a corrupção…

    Mas o que o mito fez quando o irmão dele, Renato Bolsonaro, foi flagrado como funcionário fantasma em São Paulo, no passado?

    Não fez nada!

    Abaixo o link para conferir. Quem quiser outra fonte, é só dar um google.

    https://noticias.r7.com/brasil/funcionario-fantasma-irmao-de-jair-bolsonaro-recebia-r-17-mil-por-mes-da-alesp-07042016

    1. Manoel Messias disse:

      Se fosse seguir essa sua regra não haveria ladrões, bandidos, corruptos. Cada cidadão uma sentença, cada um responde pelos seus atos. Se por acaso todos os ladrões não roubasse porque seu irmão o proibiu não haveria ladrão no mundo e por aí segue…

    2. Josiel Oliveira disse:

      Gostaria de saber o que ele poderia fazer? Até onde eu sei Bolsonaro não é do ministério público. Apoiar eu sei que ele não apoiou.
      Agora esse tipo de acusação, envolvendo familiares são típico de petistas que não o podem acusar de corruptos e atacam por atos cometidos por familiares. E são os mesmo que defendem o Lula, criminoso que ja foi julgado e condenado pela justiça!

  • maria clara disse:

    Realmente o VOTO é uma arma perigosíssima nas mãos de uma sociedade pouco politizada.. que atráves do ódio ao Lulu e PT estão acabando com a nação, primeiro foi o desastre AÉCIO NEVES e agora BOLSONARO…..DEUS NOS ACUDA!!!!

    1. Manoel Messias disse:

      Não compare Bolsonaro a Aecio Neves, aquele cheirador de pó. Péssimo hábito dessa esquerda querer difamar uma pessoa sem nada contra ela.

      1. maria clara disse:

        E o hábito dessa direita é não saber ler…..não foi comparado ninguém com ninguém…….VOTARAM no Aécio e deu toda essa merda por não saber perder e agora vcs querem o Bolsonaro, oooo vingança idiota essa!!!!!!

        1. João disse:

          Essa merda deu, devido a governo corrupto e incompetente da dona Dilma Russelfe e de seu vice Michel Temer. Só lembrando que o Aecio Neves perdeu a eleição.
          E até onde eu sei entre os mais esclarecidos de maior escolaridade o Bolsonaro está mais bem posicionado.
          A Direita sabe ler e escrever e vamos eleger o Bolsonaro Presidente em 2018.
          Agressões e descomposturas são típicos dos petralhas onde os líderes já estão presos aguardando o chefe Lula.
          E os “defensores” partem para ofensa e agressões verbais, desespero bate…
          Afinal, a “boquinha de mamar nas tetas do governo corrupto sem trabalhar está acabando”!
          Melhor Jair se Acostumando!

  • Tamara Saré disse:

    É isso! Simples assim…