Mulheres No Salto

Publicado em por em Artigos

por Núbia Pereira (*)

Mulheres No Salto, por Núbia PereiraAs mulheres nunca estiveram em dose única na minha vida. E não é por ironia ou destino. É por Deus!

Não é a toa que aprendi com a Matemática a somar 1 + 1, e olha só o que tenho comigo: duas mães. Por meio de Português, aprendi a escrever “Eu amo vocês”. Pelo mundo da Ciência, descobri a existência de seres tão iguais e ao mesmo tempo tão diferentes e… Olha elaaaas: minha irmã, minhas amigas, dezenas de pessoas do sexo feminino (até “azinimigas”…arggg) estão ai para contar história.

Venhamos e convenhamos, bora deixar azinimigas de lado, né?

Voltando ao que interessa, haja história… De luta, de sucesso, de fracasso, de persistência…eita são tantas. Lembrei até do saudoso Martinho da Vila, quando cantava “já tive mulheres de todos os tipos, …de muitos amores”, blá, blá, blá, blá, blá, blá, blá…Êpa, mas calma aí. Ele teve; eu não!

Aliás, não, mas conheço tantas que sou capaz de escrever a biografia de cada uma, sem fazer esforço algum.

Conheço a história da dona “Lalá”, como carinhosamente é chamada minha mãe; da dona Tarcila, a minha doce avó; da Márcia, minha irmã de sangue; da “Ina”, minha tia-irmã; das minhas cunhadas, das minhas sobrinhas, das minhas primas, das minhas amigas e das amigas das minhas amigas… hahaahahahah…

Tá bom, eu vou parar por aqui, porque é muita mulher, é muita história, é muito babado e eu que não vou querer saber de “mi, mi, mis”, agora. Quero todas No Salto, sempre!

Já que o assunto é mulher. Não há dúvida e nem TPM que não seja vencida. É dia de comemorar, afinal,exageradamente, nós, mulheres, somos mais, nunca somos menos.

Embora nossos direitos não sejam 100 por cento respeitados, ainda somos incapazes de nos sentirmos desprotegidas.

Mulher veste calça, coloca uma bota, é motorista de ônibus, é engenheira, é médica, é política, é jornalista, briga com homem, briga com outra mulher; se defende de um homem, de outra mulher.

Dá cara a tapa, mas também da “tapa” na cara de quem quer que seja, quando é necessário. Diz não à violência, sempre, mas não perdem a oportunidade de aproveitar as redes sociais para darem os seus recados. Com indiretas, sem indiretas. Ok, ok Direitos iguais, os homens também são assim.

Mulher sensível, mulher guerreira, mulher carente, mulher sarcástica… Num mundo de mulheres, viver sem elas ou com elas, faz toda a diferença.

Quem nunca conheceu uma mulher que atire a primeira pedra. Quem nunca amou uma mulher atire duas. E quem nunca quer ficar sem uma mulher, respeite a que está do seu lado, porque todo dia é nosso e porque mulher é mulher, sem ou No Salto.

– – – – – – – – – – – – – – – –

* Jornalista, é a mãe do Marcus Vinícius e titular da seção de entrevistas No Salto, do Blog do Jeso.


Publicado por:

21 Comentários em Mulheres No Salto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *