por David Marinho (*)
Dando continuidade a nossa “cruzada” de sugestões para colaborar com nossas autoridades e tentar melhorar o tráfego de veículos em nossa Santarém, aqui vai mais uma proposta da construção de um “trevo viário”.
— ARTIGOS RELACIONADOS
É para a distribuição racional do tráfego e como redutor de velocidade no cruzamento das avenidas Crisântemo e Bartolomeu de Gusmão, próximo à Drogaria Planalto, adjacente ao Parque da Cidade, local crítico na hora do “rush” em nosso trânsito.
Essa proposta terá uma sequência dentro do mesmo assunto em vários pontos da cidade.
– – – – – – – – – – – – – – – – –
* Santareno, é projetista e gestor ambiental. Escreve regularmente neste blog.
Leia também dele:
Estacionamento público da Delegacia de Polícia.
Do jeito que a coisa vai alexandre von vai ter que trabalhar muito p fazer alguma coisa, pois um ano se vai e nada foi feito além do término do recapeamento asfáltico de maria do carmo.
Caríssimo Leandro, estamos ficando até íntimos, virtualmente.
Esse mapa que você se refere, desenhei umas cinco vezes, e a mão, em papel vegetal para tirar cópias heliográficas ou sépias, com caneta Nankim e tira-linhas nas curvas de níveis, inclusive ilustrando os “equipamentos comunitários” de referência, no Governo do Dr. Ronan Liberal. Nessa época não existiam computadores na Prefeitura…
É comum a confusão entre os vocábulos “trânsito” e “tráfego” e segundo, o Dicionário Aurélio Buarque de Hollanda, temos:
Tráfego: afã; trabalho; convivência; transporte de mercadorias em rodovias e linhas férreas; repartição ou pessoal que se ocupa desses transportes.
Trânsito: ato ou efeito de caminhar; marcha; passagem; trajeto; movimento dos pedestres e dos veículos nas cidades, considerando o seu conjunto.
Segundo suas raízes etimológicas:
Tráfego: tem a mesma origem da palavra tráfico, ou seja, comércio, troca de mercadorias, transporte/circulação de mercadorias.
Trânsito: significa originalmente passagem, deslocamento.
Então, caímos na mesma necessidade. Apenas, um detalhe sobre o que se carrega dentro dos veículos; pessoas ou mercadorias. E as vias absorvem as duas situações, já que ambas utilizam as mesmas ruas no mesmo perímetro urbano.
Mas no nosso caso, é porque o Sr., gosta de questionar o inquestionável. Ou seja, para o bom entendedor, meia palavra é o bastante.
O que queremos, é a solução e a humanização do deslocamento de veículos e pessoas nas ruas de nossa cidade com segurança, só isso…
Saudações.
David,
Sem intimidades!
Trânsito e tráfego em engenharia têm conotações diferentes. Essa sua ideia está no campo da engenharia.
Putz!
Sr. Leandro Paju, o Sr. parece ser aquele tipo de chefe “turrão”, que tenta mostrar possíveis falhas, apontando o dedo na cara dos outros. Esse tempo já passou, hoje investimos em líderes com formações em relações humanas…
Vamos parar com “indigestões pessoais” que não levarão a nada. Vamos contribuir com ações palpáveis e resultados concretos. Conjecturas e abstrações insinuadas não nos beneficiarão em nada.
Precisamos somar esforços para colhermos resultados satisfatórios, pois transtornos no trânsito e vidas estão sendo ceifadas diariamente em nossa cidade.
Se você, quer realmente contribuir com Santarém, melhore as nossas idéias, ou lance outras, e use de sua influência perante nosso prefeito, e faça alguma coisa acontecer.
Nós santarenos, ficaremos muito gratos a você.
Enquanto o Jeso nos der esse espaço, continuarei fazendo meu trabalho de “formiguinha”…
Sds.
Amém!!!
Você poderia contribuir, mas parece que a inveja é seu pior defeito. Que pena!
As idéias do Sr. Davi são otimas para os cruzamentos citados, o Sr. Pajuba deve ter algum problema com idéias construtivas. Concordo com você Paulo Ferreira.
Dei uma olhada em suas contribuições Sr. Davi para nossa cidade no blog do Jeso, e o Sr. esta de parabêns. Não deixe que pessoas frustadas interfiram em suas contribuições para nossa cidade. Ainda não entendi porque o Prefeito Alexandre Von não lhe chamou para trabalhar com ele.
Paulo e Maria,
O prefeito Alexandre Von não contratou o Sr. David Marinho por uma razão muito simples: o prefeito está pegando de graça as idéias aqui divulgadas.
Saudações!
Caro David,
Você comete erros técnicos elementares: confunde trânsito com tráfego. O tráfego está associado a transportes, enquanto trânsito trata da circulação de veículos e de pessoas.
Para combater o “rush santareno”, basta utilizar rotas alternativas e não adensar o trânsito. A rede viária de Santarém permite a diversificação de rotas.
Conselho: dá uma olhada no mapa da cidade.
Sr. Leandro,
Não sei qual sua formação, ou especialidade.
A engenharia de tráfego, procura buscar melhorias e organização do tráfego urbano. Para que o trânsito tenha fluidez.
Mas propostas como as do Sr. David, só tem a nos oferecer idéias, mesmo que não Técnicas como o Sr. Mesmo já frisou várias vezes neste blog. Que demonstra sua indignação com a pessoa e não com a proposta. Procure mostrar respeito por pessoas que querem ajudar a transformar nosso Município. O conhecimento seja ele técnico ou não, são feitos por pessoas e todos, merecessem respeito e compreensão.
As alternativas podem não ter definições da ABNT; parte da engenharia que trata do planejamento, do projeto e da operação das vias, ou o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, Lei 9.503, de 23 setembro de 1997, que trata da “municipalização do trânsito”. Mesmo assim, todos nós, somos responsáveis pela circulação de tudo e todos. Ou seja, somos os agentes envolvidos onde cada um tem seu ponto de vista sobre determinado assunto ou ação.
Diante disso, vemos que o Sr. possui conhecimento técnico mas mostre aqui, e para todos que o senhor também quer ver a cidade crescer mas organizada sem acidentes e sem mortes no trânsito. Como o Sr. David e outras pessoas que já se manifestaram a favor de um trânsito mais humanizado e menos mecânico.
Eu não quero aqui defender ninguém nem tão pouco ofender ou criticar, pessoas ou governo, mas sim mostrar respeito, e que juntos podemos tentar criar um mundo melhor.
Quanto mais mecânica a engenharia de tráfego, mais seguro o trânsito.
Quanto melhor concebida a malha viária, mais alternativas existem à humanização do trânsito.
As “idéias” pontuais do David se assemelham aos “projetos” do Maluf para o trânsito de São Paulo. Veja no que deu!
Leandro, o David esta colocando aqui uma proposta de otimização de um cruzamento de vias, muito problemático em nossa cidade.
Toda sugestão e bem vinda!!!!! E a sugestão esta ótima..
SEMPRE TEM UM LAZARENTO QUERENDO REMAR PRA TRÁS….
Trânsito, tráfego, remar…tudo misturado, e só misturado.
Eis as razões para o “cruzamento problemático”.
Isso sim seria de bom tom usar parte do parque da cidade.
Ressaltando já foram ver como os irmão estão estacionando seus humildes carros lá na frente do templo do amor. Fora a escuridão que impera naquele local, deve ser para não verem.
Otima a sugestao . agora e so pegar o dinheiro do elevador e pagar o homem porque ideias custam caro.
Muito interessante essa proposta!!!!!
O problema e que a equipe EFICIENTÍSSIMA do Sr. Alexandre Von, vai olhar esse post e achar ridículo!!!!
RIDÍCULO ESTA SENDO ESSE GOVERNO QUE NÃO MOSTRA EFICIÊNCIA NA GESTÃO PUBLICA !!!!
ESTA PARECENDO UM BANDO DE ADOLESCENTE DE 14 ANOS SEM CARTEIRA DE MOTORISTA DIRIGINDO UM AUTOMÓVEL EM UMAS ESTRADA A 140 KM/H…….IRRESPONSÁVEIS E INCONSEQUENTES!!!!
O Transito santareno virou um caos…. e precisa de medidas urgentes….
Admirável (quando não resolve calcar a mão) o esforço do David Marinho de contribuir para a melhoria da Cidade de Santarém.
A maioria de suas propostas são factíveis, de baixo custo e de resultados duradouros.
Nesse caso essa sua proposta é ótima…
Só que faltou uma linguajar adequada para ser entendida na atual Secretaria…..
Os desenhos ao invés que técnicos e simples, teriam que ser ilustrados em forma de Cartilha Bíblica,
enquanto o texto, mesmo que claro e reduzido, deveria ter sido formulado em “versículos”.
AÍ SIM, os atuais gestores da Secretária conseguiriam decifrar e entender a proposta e pedir a benção do Pastor Chefe.
Tiberio Alloggio
Dr. Tibério,
Obrigado pela menção de concordância dessa ideia. Digo com toda sinceridade, sou de Santarém, trabalhei fora por uns 20 anos, mas nunca esqueci minhas raízes, e voltei pra cá, para ficar, e gostaria de ainda em vida, desfrutar de uma Santarém melhor…
Estive a um passo de fazer parte desse governo na área técnica. Mas por causa de “picuinhas políticas”, fui excluído na última hora. Pelo que sinceramente, até agradeço a Deus por esse desfecho.
Mas mesmo assim, todas essas ideias já contidas em um volumoso documento, encaminhei ao nosso prefeito Alexandre Von por intermédio dos vereadores Chiquinho da UMES e Dayan Serique. E como desde essa data não se vê nada de implemento, resolvi publicá-las para mostrar a população que propostas viáveis existem. Falta decisão política para melhorar a infraestrutura de nossa querida Santarém.
Minhas ideias, podem até não ser ainda perfeitas, mas a partir do primeiro passo, pode-se somar informações e se chegar a um estágio aprimorado para melhorar Santarém.
Como gostaria de colaborar com nossos parcos conhecimentos, nos novos municípios criados como: Mujuí dos Campos e Belterra. Muito poderia ser feito de forma ordenada e racional em suas infrestruturas.
Saudações santarenas.
gostaria do seu contato senhor David marinho
Jeso, não faço a menor ideia de quem seja este Sr. David Marinho, mas não entendo por que a Administração Municipal não coloca em prática as suas sugestões.
Sou totalmente leigo neste assunto, mas, salvo engano, esta já é a terceira sugestão deste senhor que vejo para melhoria do nosso tão caótico trânsito.
Considero que com estas mudanças haveria um melhora significativa, então, por que não se coloca em prática?