Prefeitura de Óbidos adota Pix para pagamento de tributos municipais; é o 1º do Pará
Prefeitura de Óbidos: primeira do Pará a adotar o PIX para pagamento de tributos municipais. Foto: Reprodução

A Prefeitura de Óbidos, na Calha Norte, é a primeira do Pará a permitir pagamento de tributos municipais por PIX. Com a nova opção, o contribuinte agora pode acessar o aplicativo (app) do seu banco e efetuar o pagamento na segurança de sua casa ou escritório.

A tecnologia já foi testada pela gestão do prefeito Jaime Silva (MDB) e disponibilizada a partir desta sexta-feira (23). A plataforma utilizada é a Speedgov Tributário.

 

O pagamento por código de barras no boleto continuará como opção de pagamento para o contribuinte. Mas virá também o QR Code (código de barras bidimensional, que pode ser escaneado pela maioria dos telefones celulares) do tributo, para pagamento via PIX.

“Somos o primeiro município do estado a adotar essa funcionalidade, com ganho de rapidez, segurança e comodidade para os nossos contribuintes”, explicou ao Blog do Jeso o prefeito Jaime Silva.


Os principais impostos municipais

∎ ISS

∎ IPTU

∎ ITBI


“Todos os impostos e taxas municipais para qualquer serviço da Prefeitura de Óbidos podem ser pagos via PIX. Isso vale para taxa de alvarás, contribuições de melhorias, IPTU, ISS, etc”, destacou o prefeito.

O sistema de pagamento instantâneo PIX entrou em funcionamento pleno em novembro de 2020. Como resultado, a solução tecnológica criada e gerida pelo Banco Central do Brasil (BC) proporciona a realização de transferências e de pagamentos em poucos segundos.

— LEIA também: Deputados aprovam decreto de calamidade pública em Belém e Óbidos devido à covid

Assim, desde a entrada em vigor, pessoas e empresas que tenham conta corrente, poupança ou conta de pagamento pré-paga em uma das instituições aprovadas pelo BC podem fazer transferências pelo novo sistema, que funciona por 24h todos os dias.

Conforme o BC, as informações pessoais trafegadas nas transações PIX estão protegidas pelo sigilo bancário da mesma forma que acontece nas transações de TEDs e DOCs.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

2 Comentários em: Prefeitura de Óbidos adota Pix para pagamento de tributos municipais; 1ª do Pará

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Antonio carlos disse:

    Quem perde com isto dá prefeitura, e melhor cobrar menos pra receber do que cobrar muito e não receber.

  • Antonio carlos disse:

    O problema não é pagar com pix o problema do valor do imposto que é um absurdo principalmente para uem tem um terreno sem construção aí acaba que ninguém paga.