Licitação de R$ 6 milhões em Jacareacanga ganha apelido de “carta marcada”

Publicado em por em Contas Públicas, Jacareacanga

Licitação de R$ 6 milhões em Jacareacanga ganha apelido de
Valdo do Posto: licitação da escola Brigadeiro Haroldo Veloso direcionada para aliado. Foto: Reprodução

Ganhou o apelido de “carta marcada” a licitação (tipo concorrência pública) para reforma da escola pública Brigadeiro Haroldo Veloso, no município de Jacareacanga, oeste do Pará.

Isto porque o certame estaria sendo tocado, ao arrepio das leis, para favorecer um empresário da cidade, conhecido como Madeira, aliado do prefeito Valdo do Posto (PSDB).

Para favorecê-lo, o presidente da comissão de licitação da prefeitura, Abel Lima da Silva, adotou a estratégia de minar toda e qualquer participação de empresas concorrente a do empresário amigo do rei.

Exigiu, entre outras aberrações jurídicas, certidão negativa de cartórios de títulos e protestos das participantes – uma afronta à Lei das Licitações (8666/93).

Estimada em quase 6 milhões de reais e prazo de execução de 8 meses, a obra, não deu outra, acabou caindo redondinha no colo de Anacleto Madeira.

TCM (Tribunal de Contas dos Municípios), MPPA (Ministério Público do Pará), entre outros órgãos de fiscalização e controle, serão acionados pelas empresas que se sentiram lesadas.

  • JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *