Entidade civil protocola na Câmara pedido de cassação do prefeito de Monte Alegre

Publicado em por em Monte Alegre, Política

Entidade civil protocola na Câmara pedido de cassação do prefeito de Monte Alegre
Jardel Vasconcelos, na mira do Conselho Popular pela Ética

Por volta das 12h desta quarta-feira (21) foi protocolado na Câmara de Vereadores de Monte Alegre, oeste do Pará, o pedido de cassação do prefeito Jardel Vasconcelos (MDB) por uma entidade civil e popular do município.

O prefeito, segundo o Conselho Popular pela Ética e Transparência Administrativa de Monte Alegre (Copetramma), teria cometido crime de improbidade administriva.

 

O blog teve acesso à cópia do pedido, assinado por Emanuel Teixeira da Costa, presidente da Copetramma.

No documento, a entidade pede à Câmara o “julgamento” de Jardel Vasconcelos e sua posterior “cassação” pelo fato dele ter violado 2 artigos da Lei Orgânica do Município de Monte Alegre (LOMMA): os artigos de número 67 e 68.

O crime teria ocorrido na compra de uma motoniveladora, no valor de R$ 650 mil, com dispensa de licitação, em junho deste ano. Processo licitatório, segundo o Copetramma, que ignorou as regras da Lei de Licitações (nº 8.666/1993).

 

E também por Jardel ter decretado “Situação de Emergência” de Monte Alegre, em abril deste ano, sem ter submetido o decreto à aprovação da Câmara de Vereadores, conforme exige lei municipal.

A íntegra do pedido:

enidade civil

Próximos passos

De acordo com o Regimento da Câmara, o pedido de cassação terá que ser lido na próxima sessão ordinária da Casa. Caso a Mesa Diretora entenda necessário, poderá criar uma comissão específica para apurar a denúncia e produzir um relatório.

Jardel Vasconcelos terá direito de ampla defesa, conforme prevê a Constituição.

O relatório, então, será submetido à votação do plenário.

— LEIA também: Conselho Pela Ética de Monte Alegre critica a Câmara de Vereadores em nota ao blog


Publicado por:

4 Comentários em Entidade civil protocola na Câmara pedido de cassação do prefeito de Monte Alegre

  • Engraçado, dias desses a Presidente da Câmara publicou uma nota dizendo q está entidade civil que protocolou a ação não tem menor respaldo e que de ética não tem nada, e agora aceita sua denúncia pq o Prefeito é seu inimigo. Só conveniências

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *