Na página deste blog no Facebook, fizemos a seguinte provocação: “Esse Carnaval de rua em Santarém tem jeito? Qual a sua sugestão para retirá-lo do atoleiro da decadência a olhos vistos?”.
Abaixo, algumas das opiniões:
De Hilma Amaral:
Copiar Óbidos! Blocos por bairros para fazer o encontrāo na orla ou em outro lugar! É só começar!!!
– – – – – – – – – – – – –
— ARTIGOS RELACIONADOS
De Ormano Souza:
Pela proposta atual, vai continuar sendo fracasso. Os tempos mudam e com isso é preciso repensar o projeto. O carnaval de Óbidos, para ficar só na região, é sucesso porque os blocos não projetam nada faraônico e a beleza maior fica, praticamente, por conta dos brincantes. Em Santarém, as associações se tornaram grupos de embates políticos que, se duvidar, sao capazes de se fragmentar mais.
– – – – – – – – – – – – –
De Auri de Sousa:
O desfile de escolas de samba em Santarém é muito tosco. Da comissão de frente aos carros alegóricos, o amadorismo, além de ser evidente e por isso não prende a atenção de quem observa. O carnalval dos blocos de empolgação é a opção certa para nossa Pérola do Tapajós.
– – – – – – – – – – – – –
Avenida Tapajós ontem à noite (1º): palco do insosso Carnaval santareno
De Nelson Vinencci:
Jeso, falta prefeito e secretário de Cultura que goste desta festa popular e tenha interesse em revitalizá-la. Estezinhos que estão aí são fraquíssimo, acabaram de acabar com o carnaval.
– – – – – – – – – – – – –
De Paulo Barrudada:
Durante três seguido realizamos o carnaval fora de época em Boa Vista. Com atrações nacionais. Com um custo alto, mas cobria todas as despesas com a venda de abadás. Parcerias público privado sempre deram certo!
1 santo de casa nao faz milagres…..
2 se traz gente de fora, a populaçao reclama que estao gastando dinheiro e que falta isso, aquilo….
o que faz esse carnaval tosto é a apelante ideia de imitar rio de janeiro, sao paulo, curitiba,,,enfim., todas essas capitais que tem bastante dinheiro para gastar…..chega de imitar os carnavais e vamos focar num carnaval nosso
pra que uma liga nao existe isso no carnaval em alter do chão então por isso que o carnaval funciona de modo mais inspontaneo la ,o que deveria acontecer aqui , cade o s blocos pequenos com 50 100 200 500 brincantes em carros de som pequenos deles mesmos pra encher a avenida e ver um espetaculo imenso de alegria dos brincantes. nao essa burrice de colocar so os blocos maiores e você ve a avenida vazia esperando meia hora ou ate uma hora pra passar um bloco grande fala serio. prefeitura por favor intervir nisso o carnaval vai acabar o pessoal ta deixando de curtir o carnaval aqui pra ir pra alter do chão. reflitan nisso não restritem o carnaval melhor ser liberal do que uma liga organizar pra sair essa vergonha que saiu na avenida
O monobloco do Rio arrasta 500 mil pessoas, é a proposta da Libes para o Carvaval de Santarém um carnaval sem horário para terminar e sem posições de blocos na Avenida, mais pra isso é preciso os governos deixarem e criarem a infra estrutura necessária.
A melhor saída é fazer o carnaval uma semana depois e chamar o pessoal de óbidos pra comandar.
Hoje em dia carnaval de Óbidos e referência no Oeste paraense , pelo seu mode de ser .
Carnaval tipo Escola de Samba em nossa região em meu ponto de vista não da certo .
Carnaval tipo ARRASTÃO com trio e a melhor opção , alem do custo que é bem mais barato.
Óbidos recebeu mas de 15.000 pessoas de fora , e isso é a prova que é um bom carnaval .
Sim, e por que se há de querer Carnaval? Se é inexpressivo, deixe-o morrer. Talvez seja indício de um povo de cultura um pouco mais apurada, o carnaval sendo já uma fase vencida. A colheita na lavoura não para nos dias do Carnaval e sustenta o PIB.
Gostaria de salientar que aqui em Óbidos o carnaval tem um tempero muito especial que é o Espírito do Folião,brincar,sorrir,confraternizar se divertir com a sua família enfim o carnaval aqui emana da alma do obidense,lógico que temos problemas mais o povo sabe brincar o carnaval. Em Santarém precisa saber o que o povo quer como carnaval,copiar o Rio de janeiro,Salvador ou Óbidos pode não dá certo aí qual a identidade do carnaval santareno? o que o povo quer?enfim,porém, se não tiver o espírito do folião não adianta pode derramar dinheiro que for que não adianta.
É por aí, carnaval é brincadeira, diversão, por que não continuar????
Acho que não tem jeito tão cedo. O grande problema é que esse modelo arrumadinho de carnaval baseado na Sapucaí, mais parece com desfile de 7 de setembro. O carnaval deveria ser mais expontâneo, desse jeito aí não cola, e não é só em Santarém não.
O que falta é pararmos de criar cances culturais , os governos municipal conheça a cultura local e a mídia seja honesta.
Como assim mídia honesta, Paulo? Qual a parcela de culpa da mídia nessa decadência carnavalesca? Pergunto isso não pra afrontá-lo, mas para que eu e coleguinhas da “mídia” possamos refletir sobre a nossa contribuição para esse triste cenário.
A que era paga pela prefeitura de ÓBIDOS que só divulgava as mazelas da qui e escondia o da cidade vizinha, e nunca procurou valorizar as pessoas que tentam mudar este quadro local, misturam tudo onde a merda de uns teimoso mela os demais.
Um obidense falou quando a mídia local começou a divulgar as cagadas de lá que é perseguição para não deixar os santarenos irem para lá, ele não. Conhece a imprensa santarena.
Jeso se se sentires ofendido por juntarmos todos no mesmo saco em relação a imprensa imaginas como também.ficamos quando nos criticam injustamente pela merda dos outros.
Agora sim, Paulo Costa, compreendi a inclusão da imprensa no teu comentário. Tens plena razão. A generalização provoca isso.
Paulo voce esta certissimo.
Gente, temos que fazer igual ao carnaval de aracaju, conhecido com PRE CAJU.
1 – criar o carvanal fora de epoca, la em aracaju é no mes de janeiro (3 dias)
2 – trazer as atracoes nacionais
3 – la o circuito é de 4 km, tem varios camarote o mais conhecido é do AJU Alem de muitos blocos.
O brasil todo vai pra la devido as atracoes nacionais como ivete, claudia leite, gustavo lima, chiclete com babana, avioes, tomate, pixirico, entre no site http://www.precaju.com.br
Vai gerar emprego, vai gerar renda.
Temos imensas belezas naturais, se criacemos o PRE FLORESTA.
La é a liga de carnaval que cuida dos detalhes, juntamente com o setor publico e privado.
Temos que nos unir e criar o melho carnaval da amazonia.
Abracos
Daniel Freitas