Condenado por corrupção, ex-prefeito Chico Alfaia pode ser demitido do Basa

Publicado em por em Óbidos

Condenado por corrupção, ex-prefeito pode ser demitido do Basa
Chico Alfaia, condenado por corrupção: pode ser demitido do Basa, onde trabalha desde 1981. Foto: Arquivo JC

O ex-prefeito de Óbidos (PA) Chico Alfaia (2017-2020) pode ser punido com demissão do cargo que ocupa no Basa (Banco da Amazônia). É que ele acaba de ser condenado por corrupção (improbidade administrativa) e entre as 5 penalidades que lhe foram impostas pela Justiça consta a de perda da função pública.

Se a condenação de Chico Alfaia, decidida em 1º grau no último dia 26 pelo juiz Lauro Fontes Júnior (leia a íntegra da sentença), for mantida em todas as outras instâncias – TJPA e STJ, por exemplo -, ele perderá o emprego que tem no Basa.

Alfaia foi condenado em processo movido pelo Ministério Público do Pará por contratação fraudulenta de uma médica em 2018, época em que exercia o cargo de prefeito. Tentou a reeleição em 2020, mas foi derrotado pelo atual ocupante do cargo, Jaime Silva (MDB).

Foram condenados nesse processo, além do ex-prefeito, Sílvia Comaru (médica) e Moisés Portela (ex-secretário de Saúde de Óbidos). O magistrado os enquadrou no artigo 12 da LIA (Lei de Improbidade Administrativa).

“CONDENO os réus a perda da função pública, nos termos do parágrafo 1º, artigo 12 da LIA. Tem-se como seríssima a conduta de lesar o patrimônio público afetado coma a dimensão da saúde; direito caríssimo em nosso sistema constitucional, não raro vilipendiado por práticas abusivas como as ora visualizadas”.

Conforme entendimento da maioria dos ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 2020, a penalidade prevista neste artigo atinge tanto o cargo que o agente público ocupava como qualquer outro que esteja ocupando.

Trabalho no Basa

Francisco José Alfaia de Barros, 62 anos, é técnico bancário do Basa desde janeiro de 1981. Está lotado atualmente na agência da instituição em Óbidos. Seu contrato de trabalho (CLT) é de 6 horas diárias.

Recebe de salário R$ 13.334,99.

— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Uma comentário para

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *