
A primeira pesquisa registrada da Doxa para Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, mostra que Jaime Silva (MDB) ganharia a eleição com 55,5% das intenções de voto.
A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PA 08289 2020, foi realizada de 19 a 22 deste mês, com uma amostra de 600 entrevistas, nas zonas urbana e rural do município.
A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.
A Doxa Pesquisa, com sede em Belém, perguntou se as eleições fossem hoje em quem o eleitor votaria para prefeito de Óbidos, sem mostrar o nome dos candidatos (pesquisa espontânea).
— ARTIGOS RELACIONADOS
Resultado: Jaime Silva aparece à frente com 28,4% das intenções de voto. Em 2º, Chico Alfaia (PL), que disputa a reeleição, com 9%. Do Patriota, Rosinaldo Cardoso é o 3º, com 7,7%.
Rose Barros (Republicanos) aparece logo em seguida, com 1,8%, à frente de Isomar Barros (PCdoB), atual vice-prefeito, com 0,9%. Na 5ª posição está Cárlea Baraúna (Avante), 0,7%. Os votos branco/nulo e indecisos somam 51,5%.

Estimulada: Jaime tem 42%
Quando se estimula a pesquisa, isto é, apresentamos os 7 nomes dos candidatos registrados para a disputa a prefeito na Justiça Eleitora, Jaime
Silva permanece em 1º lugar com 42% – com mais de 25 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Chico Alfaia (14,7%).
O atual prefeito e Rosinaldo Cardoso (12,7%) estão tecnicamente empatados, por conta da margem de erro da pesquisa.

Votos válidos: Jaime, 55,5%
Quando se faz a intenção de voto, considerando somente os votos válidos, isto é, sem os votos brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos
nominais, que é como a Justiça Eleitoral calcula na eleição, encontramos o seguinte resultado: Jaime Silva, com 55,5%, aparece disparado em 1º lugar.
Chico Alfaia vai para 19,4% e crava o 2º lugar. Rosinaldo Cardoso, na 3ª colocação, vai para 16,8%. Rose Barros, 4,5%; Cárlea Baraúna, 1,7%; Isomar Barros, 1,5% e Jorjão, com 0,7%.

Alfaia lidera rejeição
Em relação à rejeição dos candidatos, o atual prefeito, Chico Alfaia, é o
mais rejeitado, aparecendo com 38,6%.
Depois vem Jaime Silva, com 16,6%. Rosinaldo está com 3,7%, seguido de Isomar Barros, que tem 2% de rejeição. Cárlea Baraúna tem 1,8%. Jorjão e Rose Barros tem, ambos, 1,7% de rejeição. 13,3% não rejeitam nenhum candidato e 20,5% não opinaram.

Expectativa de vitória
Quanto à expectativa de vitória, isto é, quem o eleitor acha que vai ganhar
a eleição em Óbidos. A maioria, 50,3%, afirma que Jaime Silva será o vitorioso.
Para 12,9% o vencedor será o atual prefeito, o mesmo percentual de 12,9% também acham que quem vai ganhar será Rosinaldo Carodoso. A
expectativa de vitória Rose Barros, Cárlea, Isomar e Jorjão estão abaixo de
2%. Outros 21,3% não opinaram.

Nesta eleição de 2020, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), estão aptos a votar em Óbidos 36.094 eleitores – na eleição de 2016, eram 33.998. O candidato a prefeito vencedor nas urnas ganhou com 45,2% dos votos válidos.
LEIA também: Justiça Eleitoral registra candidatura a prefeito de Óbidos de Jaime Silva, do MDB
EM ÓBIDOS, O PREFEITO SERÁ ROSINALDO CARDOSO, SE DEUS QUIZER E O VOTO DO POVO. DÁ-LHE ROSINALDO. É 19
por isso q nosso município ta desse jeito o cara vem disputar de novo uma eleição com uma liminar do juiz.
aí pergunto aos leitores e eleitores vcs sempre falam em mudança será q é essa a mudança q vcs querem de novo matar um q n presta e recolocar um q acabou com nossa cidade. vamos mudar um pouco
Waldir, quanta desinformação em poucas linhas. Não existe liminar: Jaime teve seu registro de candidatura deferido (aprovado) pela Justiça Eleitoral. https://www.jesocarneiro.com.br/cidade/obidos/justica-eleitoral-registra-candidatura-a-prefeito-de-obidos-de-jaime-silva-do-mdb.html
Outra: os eleitores de Óbidos, em sua maioria, pensam diferente de vc. Mudança por mudança, Óbidos fez essa opção em 2016. E deu no que deu: o maior estelionato eleitoral da histórica recente do município.