Jaime Silva lidera em Óbidos e deve ganhar eleição para prefeito com mais de 55% dos votos
Rosinaldo, Rose, Jorjão, Jaime, que lidera, Cárlea, Isomar e Alfaia, o mais rejeitado. Foto montagem BJ/Fotos TSE

A primeira pesquisa registrada da Doxa para Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, mostra que Jaime Silva (MDB) ganharia a eleição com 55,5% das intenções de voto.

A pesquisa, registrada na Justiça Eleitoral sob o nº PA 08289 2020, foi realizada de 19 a 22 deste mês, com uma amostra de 600 entrevistas, nas zonas urbana e rural do município.

 

A margem de erro estimada é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados encontrados no total da amostra.

A Doxa Pesquisa, com sede em Belém, perguntou se as eleições fossem hoje em quem o eleitor votaria para prefeito de Óbidos, sem mostrar o nome dos candidatos (pesquisa espontânea).

Resultado: Jaime Silva aparece à frente com 28,4% das intenções de voto. Em 2º, Chico Alfaia (PL), que disputa a reeleição, com 9%. Do Patriota, Rosinaldo Cardoso é o 3º, com 7,7%.

Rose Barros (Republicanos) aparece logo em seguida, com 1,8%, à frente de Isomar Barros (PCdoB), atual vice-prefeito, com 0,9%. Na 5ª posição está Cárlea Baraúna (Avante), 0,7%. Os votos branco/nulo e indecisos somam 51,5%.

Estimulada: Jaime tem 42%

Quando se estimula a pesquisa, isto é, apresentamos os 7 nomes dos candidatos registrados para a disputa a prefeito na Justiça Eleitora, Jaime
Silva permanece em 1º lugar com 42% – com mais de 25 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Chico Alfaia (14,7%).

O atual prefeito e Rosinaldo Cardoso (12,7%) estão tecnicamente empatados, por conta da margem de erro da pesquisa.

 

Votos válidos: Jaime, 55,5%

Quando se faz a intenção de voto, considerando somente os votos válidos, isto é, sem os votos brancos, nulos e indecisos, deixando apenas os votos
nominais, que é como a Justiça Eleitoral calcula na eleição, encontramos o seguinte resultado: Jaime Silva, com 55,5%, aparece disparado em 1º lugar.

Chico Alfaia vai para 19,4% e crava o 2º lugar. Rosinaldo Cardoso, na 3ª colocação, vai para 16,8%. Rose Barros, 4,5%; Cárlea Baraúna, 1,7%; Isomar Barros, 1,5% e Jorjão, com 0,7%.

Alfaia lidera rejeição

Em relação à rejeição dos candidatos, o atual prefeito, Chico Alfaia, é o
mais rejeitado, aparecendo com 38,6%.

Depois vem Jaime Silva, com 16,6%. Rosinaldo está com 3,7%, seguido de Isomar Barros, que tem 2% de rejeição. Cárlea Baraúna tem 1,8%. Jorjão e Rose Barros tem, ambos, 1,7% de rejeição. 13,3% não rejeitam nenhum candidato e 20,5% não opinaram.

Expectativa de vitória

Quanto à expectativa de vitória, isto é, quem o eleitor acha que vai ganhar
a eleição em Óbidos. A maioria, 50,3%, afirma que Jaime Silva será o vitorioso.

Para 12,9% o vencedor será o atual prefeito, o mesmo percentual de 12,9% também acham que quem vai ganhar será Rosinaldo Carodoso. A
expectativa de vitória Rose Barros, Cárlea, Isomar e Jorjão estão abaixo de
2%. Outros 21,3% não opinaram.

Pesquisa Jaime Silva lidera

 

Nesta eleição de 2020, de acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), estão aptos a votar em Óbidos 36.094 eleitores – na eleição de 2016, eram 33.998. O candidato a prefeito vencedor nas urnas ganhou com 45,2% dos votos válidos.

LEIA também: Justiça Eleitoral registra candidatura a prefeito de Óbidos de Jaime Silva, do MDB

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

3 Comentários em: Jaime Silva lidera em Óbidos e deve ganhar eleição para prefeito com mais de 55% dos votos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *