Novo presidente da Câmara de Óbidos assume o cargo nesta 6ª
Rylder Afonso está no segundo mandato

Rylder Afonso (PSDB), 44 anos, assume oficialmente nesta sexta-feira (7) o cargo de presidente da Câmara de Vereadores de Óbidos, oeste do Pará.

Vice-presidente da Casa desde janeiro de 2019, o tucano galga o posto de nº 1 por conta da morte de Nivaldo Aquino (Podemos), que ocupava o cargo até semana passada, quando sofreu infarto fulminante.

Afonso assume a presidência amparado pelo artigo 194 do Regimento Interno da Câmara.

  • “Art. 194. Em caso de renúncia ou morte do Presidente [da Câmara], o Vice-Presidente assumirá a presidência, e se não houver decorrido mais da metade do exercício, dentro de 30 (trinta) dias, proceder-se-á a eleição e o eleito complementará o período de seu antecessor.”.

O novo presidente está no segundo mandato de vereador. No primeiro (2013-216), foi eleito pelo DEM com 763 votos; no segundo (2017-2020), obteve 1.027 votos, pelo PSDB.

Ele já anunciou que vai deixar o ninho tucano na janela partidária, a ser aberta no próximo mês de março. Rylder é obidense e seu maior reduto eleitoral é o Distrito do Flexal, o segundo maior colégio eleitoral do município, depois da área urbana.

A Câmara de Óbidos é composta por 13 vereadores. Rylder foi o 4º mais votado na eleição de 2016.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *