O ex-prefeito Luiz Gonzaga Viana Filho, 77 anos, não pertence mais ao PSDB. Ele deixou o partido nesta quinta-feira (26) ao assinar a ficha de filiação ao MDB, abonada pelo governador Helder Barbalho e pela vice-governadora Hanna Tuma, em ato realizado em Belém (PA).
Gonzaga, que reconquistou os seus direitos políticos, é apontado como um dos nomes favoritos para a Prefeitura de Oriximiná, oeste do estado, nas eleições do próximo ano.
Também participaram do ato de filiação os deputados Júnior Ferrari (PSD), federal, e Ângelo Ferrari (MDB), estadual. Os dois irmãos irão apoiar a candidatura de Gonzaga.
Gonzaga já disputou 5 vezes a eleição para prefeito. Saiu vitorioso em 4 – 1996 (PMDB), 2000 (PMDB), 2008 (PV) e 2012 (PV). Em 2020, pelo PSDB, foi impedido pela Justiça Eleitoral por estar inelegível.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Direitos políticos
Em decisão neste ano (junho), o TCE (Tribunal de Contas do Estado) do Pará aprovou, em grau de recurso, a prestação de contas 2009-2012 do ex-prefeito. Com essa decisão, Gonzaga ganhou de volta os seus direitos políticos.
Localizada na Calha Norte, Oriximiná tem quase 69 mil habitantes, segundo a mais recente estimativa do IBGE. O bolsonarista Delegado Fonseca (Republicanos) é quem dirige o Executivo do município desde 2020. Ele é candidato à reeleição.
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário