Advogado, Célio Simões elogia artigo sobre a pós-verdade publicado no blog

Publicado em por em Comentários

Advogado, Célio Simões elogia artigo sobre a pós-verdade publicado no blog, Célio Simões e Simone GehrkeCélio Simões, advogado, e Simone Gehrke, jornalista

 
Do advogado e escritor Célio Simões, sobre o artigo O dono da razão é americanizado, da lavra da jornalista Núbia Pereira:

Novamente, a inteligência pontificando e encontrando espaço no blog. Parabéns Núbia, pela clarividência da abordagem e a exatidão do texto, que tem despertado debates interessantes nas academias.

Sua colega jornalista Simone Gehrke já afirmara com propriedade que “a pós-verdade, tão significativa em 2016, mantém-se em 2017 como tendência no Brasil e de forma preventiva, na Alemanha” (ver Simone Gehrke em “A época da pós-verdade”).

Segundo ela, todos os anos, um dos mais prestigiados dicionários do mundo, o Oxford, elege a palavra do ano, pela relevância de sua expressividade no período, sendo que no final de 2016, o vocábulo escolhido foi “pós-verdade”.

De acordo com os estudiosos do Oxford, o termo (que aumentou 2.000% sua utilização no ano que passou) reflete situações coletivas em que os fatos objetivos são menos influentes em moldar a opinião pública do que os apelos emocionais e as crenças pessoais.

Ou seja, a verdade (vítima fatal), fica sempre em segundo plano.

O resultado disso, segundo a festejada escritora, é “informação demais, relevância e apuração de menos”. O debate é instigante e louvo a sua iniciativa e coragem em publicamente suscitá-lo.


Publicado por:

Uma comentário para

  • Que honra, Dr. Célio. Fiquei lisonjeada e com mais vontade de me deliciar no jornalismo da Verdade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *