Sobre o post Santarém, a cidade mais antiga da Amazônia o jornalista José Maria Piteira faz o comentário a seguir:

Jeso,

Se isso for verdade, foram pra lata de lixo as pesquisas científicas da antropóloga Ana Roosevelt, no final dos anos 80, em Monte Alegre, que confirmaram estarem lá as marcas mais antigas da presença do homem na Amazônia?

É dela a tese do “paleoíndio” amazônico, que lá deixaram marcas de mais de 11 mil anos atrás.

Sou mocorongo, mas não se trata de disputa umbilical. Enquanto não se descartarem, do ponto de vista da ciência, os estudos da bisneta de Franklin Roosevelt, Monte Alegre continua sendo o berço das civilizações amazônicas.

Também no período pós-cabralino, Monte Alegre foi fundada antes de Santarém. A cidade dos “pinta-cuia” é de 1639, quando o capitão português Pedro Teixeira lá aportou e criou o aldeamento de Gurupatuba, segundo o historiador Arthur Cezar Ferreira Reis. Santarém é posterior, segundo o mesmo autor, que seria fundada pelo jesuíta missionário João Felipe de Bettendorf.

E os nossos historiadores, o que dizem? É bom que entrem nesse debate.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

7 Comentários em: Mais antiga: Santarém ou Monte Alegre?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Gil Serique disse:

    alem das cuias agora esse titulo. Li que o crucifixo tinha sido doado por Martius pra Obidos e nao pra Santarem.

  • O Skrotinho disse:

    Fui mal nos Andes, assim com o gil foi mal no “proconcituosa”, ao lula não entro nessa questão, sem comentário,não devo e nem ninguem merece, mas nunca contra seu analfabetismo que não deixa de ser um ponto crucial em sua vida, quanto ao arigó ser rico, não entendi, como rico? se ele não produz nada, vive como atravessador de produtos, acho que voce indio boiola é que é pobre demais.
    quanto ao gil,que ele procure o que fazer e pare de mentir. Quanto aos Maias e Incas + Atlantida é uma viagem particular que não tem mais vaga para mais passageiros.

  • José Duzan disse:

    Brincadeira esta discussão. Como se os antigos povos daqui ocupassem Monte Alegre mas não Santarém. Só moco mesmo pra entrar nesta questão.

  • O Skrotinho disse:

    Acho eu jeso que essa discurssão passa antes de santarém e monte alegre, e sim a região. Aqui nessa região era a lendária Atlântida. Viagem né Gil? Nossos antepassados se sentindo ameaçados enterraram toda sua cultura e fugiram para os Andes, começando assim os Incas e os Maias.Depois vieram os “arigós”, Aí deu no deu, fudeu.

    1. Índia Bororó disse:

      Os Maias nos Andes? É mesmo!?
      Discurssão? Eu, hein!
      Vai ver que esse aí é um dos doutores mocorongos que odeiam o Lula por ser “analfa” e “arigós” por serem ricos…
      Eta sub, sub, sub…cultura.
      Chama o tuxaua!!!

    2. Gil Serique disse:

      Porra skrotinho tu é muito leso. Coloca uma sessao pinico so pra ele carambola.

      As palavras dele soam quase sempre burras e preconcituosas.

  • paulo disse:

    o nome do piteira é josé e não joão