Vice-reitor da Ufopa (Universidade Federal do Oeste do Pará), Anselmo Colares [foto] comenta o post Santarém atinge 200 mil eleitores e viabiliza 2º turno:

Vice-reitor critica satanização dos políticos no Brasil. Essa notícia merece ser festejada, Ninos.

Mas é pouco provável que seja, diante dessa onda fascista que ganha espaço em vários locais do mundo e também no Brasil, aqui embalada pelo tema da corrupção que é atribuída majoritariamente aos políticos.

Você e eu, e muitos dos que nos leem, somos de uma geração que sonhou e lutou por democracia, pelo direito de eleger seus governantes, e da sociedade poder expressar suas com liberdade. E continuamos apostando nisso.

Mas vejo que ganha terreno um entendimento de que a política e os políticos são nefastos, e que sejam a causa de todos os males.

Quando eu fazia os comentários no jornal da rádio Guarany, em um deles que por sinal foi merecedor de muitos elogios, desenvolvi o argumento de que os políticos com mandato são a expressão da sociedade que os elege. Não são seres extraterrenos.

Os vícios e os desvios de conduta que vemos nos políticos são também os que se fazem presentes em outros espaços sociais públicos, e na vida privada. Até porque eles saem do “caldeirão social”.

Mas na sociedade, felizmente, há muitas pessoas éticas e de conduta ilibada que demonstram diariamente ser possível agir com retidão de caráter, responsabilidade, dedicação e honestidade.

E muitas dessas pessoas estão filiadas ou possuem alguma relação com um partido político. Porque entendem ser a democracia, mesmo com suas limitações, o sistema que permite o convívio com as diferenças, o debate em torno de temas polêmicos garantindo que os contrários possam expor livremente suas posições, e que diferentes projetos de sociedade possam ser submetidos a apreciação de todos, para que um deles seja validado pelo voto (supostamente livre e consciente).

O segundo turno nas eleições municipais de Santarém chega em um momento delicado. Mas quem sabe possa representar uma nova esperança.

Pelo menos poderemos contar com mais alternativas de candidatos que expressem os valores almejamos pela sociedade, e, com mais oportunidade para que os diferentes se manifestem, permitindo aos qie compartilham das mesmas ideias possam sair da invisibilidade.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

15 Comentários em: Vice-reitor critica satanização dos políticos. “Eles não são seres extraterrenos”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Assim Falou Golbery disse:

    cadê o dossiê que essa turma prometia que iria fazer logo que assumisse o poder na UFOPA para mostrar atos de corrupção escatológica da turma do outro lado? Onde nasce o nosso corruptos, onde estaia a maior máquina de produção de corrupto desse país? Alguém conhece algum corrupto de peso que não diploma de nível superior? Por que será que a ditadura expurgou e matou quase tudo quando era docente que prestava e encheu as ditas públicas das piores laia sociais como se fosse docente se não fosse para gerarem as mentes mais corruptas e imundas via o processo de diplomação? por que será que Moro é uma exceção , pois antes dele nenhum outro jamais viu qualquer corrupto?

  • Dornélio Silva disse:

    Anselmo, o momento que o Brasil passa é delicado pela insensatez de grupos tanto do continuismo, quanto oposicionista, mas importante para a nossa recente democracia. O Brasil tem a oportunidade de “passar a limpo”. A corrupção é um cancro na vida política brasileira. Precisamos passar por essa purgação política para alcançarmos o amadurecimento democrático. Hoje, se fala de golpe. É um discurso falacioso. Impeachment não é golpe, é um mecanismo de controle de estados democráticos. Nossas instituições de controle estão funcionando: Ministério Público, Tribunais, Supremo, PF…O sistema político brasileiro corrobora para a locupletação política. E não vamos esperar que esse congresso que ai está vá fazer mudanças. Eles não legislam contra eles mesmos. Quem sabe uma constituinte independente possa fazer as reformas que tanto precisamos. Percebe-se um amadurecimento da consciência política brasileira. Essas eleições, 2016, para prefeitos e vereadores vão dar uma amostra dessa mudança. A renovação vai ser grande.

  • suely fernandes disse:

    Eduardo Cunha (PMDB) comandar um impeachement , é a maior prova de um país totalmente corrupto!!! Só existem políticos corruptos,por causa de eleitores mais corruptos ainda!!!!

  • Geovane Farias disse:

    E seus vícios como vice Reitor, querendo ser um ditador dentro das reuniões do colegiado.
    Além de gritar com aluno em sala de aula; gritar com docente no cônsul; onde você sempre ameaça cancelar reunião diante do contraditório…
    Então de acordo com o nobre doutor, existe vida inteligente fora da terra?
    E Quem é terrestre necessariamente rouba?
    Minha impaciência diante de um texto tão raso, representa a impaciência de muitos alunos e professores da Ufopa. E não adianta vir com seu discurso autoritário apresentando seu lattes pra cima de mim…

  • João Elias Bentes disse:

    Anselmo, como sempre de uma sensatez absoluta, realmente é uma pena que os ânimos acirrados percamos a capacidade de pensar, e apenas viver a vida dos outros e não as nossas próprias vidas, isso me faz lembrar uma frase do pensador Stuart Mill, “para um mundo diferente, é necessário mudar a si mesmo”. Estamos preocupados em defender irrestritamente pesoas que nem se quer conhecemos ou convivemos. Acredito, como você expressou, que existem pessoas integras e que podemos mudar esse país, depende de cada um de nós ser integro conosco mesmo.

  • Neto disse:

    Sempre assim, tentando igualar todo mundo por baixo, se não fosse assim ñ seria petista. Esse papo furado de que quem compra CD pirata é tão criminoso quanto o político q elege só nos faz pensar então q a maioria dos eleitores do PT são criminosos, pois acredito q quem ganha bolsa família ñ vai pagar R$ 25 em um CD, certo! Isso é só pra ilustrar o qto esse argumento é furado, no desespero vale tudo, até acusar seus próprios eleitores de criminosos né Chico!!! Essa estória de que os políticos corruptos são o raio-x da sociedade é a maior balela, ñ caiam nessa! Vc q para em fila dupla, tem direito sim de cobrar retidão dos políticos, vc q fura fila tem direito de cobrar lisura deles, até o apenado em um presídio tem direito de cobrar respeito as leis por eles, sabem pq, pq eles tem obrigação legal, assim como eu sou obrigado a pagar 50% de imposto sobre o preço de uma bicicleta eles tem esse dever e o fato de qualquer cidadão desobedecer a lei ñ dá salvo conduto para esse político ser corrupto. Se pensarmos assim seria a barbárie!

  • Paulo Scherer disse:

    O historiador do futuro terá o desafio de decifrar o que levou a inteligência do país – cujo dever de ofício é antever e evitar tais desvios – a embarcar num projeto suicida, a serviço da estupidez, não hesitando em satanizar e chamar fascista os que a ele se opõem a roubalheira e a incompetência, tentando arrastar todos para o esgoto com a finalidade unica, nós roubamos mas os outros também por essa razão as coisa devem permanecer como estão.

  • João Azuelo disse:

    Seu Chico vc está equivocado ao citar nome do Bolsonaro ele é uns dos políticos q não se envolve em esquema de corrupção

  • Airton Faleiro disse:

    Parabéns pelo texto Dr Anselmo. Pelo conteúdo de alto nível e por tornar pública sua opinião. Penso que que a omissão em nada contribui, em especial em momentos de crise. Vivemos um momento ímpar em nosso país, onde os ânimos políticos estão acirados, com ataques e intolerância entre os que pensam diferente e ou defendem concepções e projetos diferentes. Por isso meus parabéns pela sua iniciativa de se expor e buscar elevar o debate sobre a politica.

    1. J. Hendrix disse:

      Deputado Airton, já votei no senhor certa vez e trabalhei em sua base política, porém, não o fiz mais embora o considere um bom político. Gostaria de lhe fazer as seguintes perguntas: 1) Por que a Dilma não declara Estado de Sítio diante dessa tramoia toda dos coxinhas? (embora eu reconheça que a corrupção tem que ser combatida de forma efetiva)
      2) Muita gente de expressão defende a medida acima, só não entendo o porquê daqueles juristas que foram abraçar a Dilma não sugerirem a ela tal procedimento, não é verdade?
      3) Será que ela não conta com o apoio das Forças Armadas?
      4) Se ela não declara Estado de Sítio pra conter os ladrões do congresso e os baderneiros que querem lhe cassar o mandato legítimo e não conta com o apoio das Forças Armadas, por que então, ela não renuncia logo?

  • Tom disse:

    Nunca votei em político com a intenção de dá carta branca pra ele roubar. Infelizmente a maioria absoluta já tem esse DNA da corrupção em suas entranhas. Porém, todos devem responder por seus crimes perante as leis.

  • Jose Francisco Guimarães Corrêa (Chico Corrêa) disse:

    Bom texto Doutor Anselmo, seu clamor é o meu e felizmente, de muitos, porém temos que denunciar e o senhor sutilmente fez, quem são os que demonizam os políticos e os elegem para mandatos legislativo e executivo, vejamos:
    Quem vai pra passeatas pedir e clamar contra corrupção? São os mesmos que elegem Eduardo Cunha, Lira Maia, Agripino Maia (esses Maia…) Aécio Neves, Paulino da Força, Caiado, Bolsonaro etc., é só ver o listão de Furnas e da Odebrecht, São os mesmos que enaltece o Juiz Moro, seus procuradores e delegados, estes se apressam em divulgar um grampo de uma conversa reservada da presidenta da república e ao mesmo tempo não tem o menor escrúpulo em colocar sob sigilo umas listas que delatam e incriminam sues cupinchas. São os mesmos Doutor, que compram computadores sem documentos fiscais, que compram CD e DVD piratas, os mesmo que corrompe o guarda de transito, os mesmo que invadem farol vermelho e faixa de pedestres. São os mesmos doutor que enalteciam Salazar em Portugal, Mussolini na Itália e Hitler na Alemanha, são os mesmos de 1954, 1964, são os mesmo doutor…

    1. JUMP disse:

      Falou o rei do besteirol. Vocês estão hibernando. Entenda de uma vez por todas, que as pessoas que fazem oposição ao PT, hoje, são aquelas que acreditavam no discurso apaixonante desse partido, e por isso lutaram com ele. Ao alcançar o poder, o PT decepcionou e gerou revolta (quem não se revolta quando enganado?). Não gostamos do PSDB e muito menos do PMDB, nós gostamos de pessoas honestas, políticos sérios. Os corruptos merecem cadeia.

    2. Carlos Lacerda disse:

      Chico Correa . O FANATISMO é miserável, é empobrecedor, empobrece o Ser Humano em vários aspectos , principalmente a Mente, o Coração e o Espírito .

    3. Charles B. disse:

      Não existe CD pirata, e o imposto já está embutido no CD virgem para cópias, e o povo não têm como saber se é legal ou ilegal. Ilegal ,mesmo é o roubo cobrado pelo dito CD “original” – me poupe com esses argumentos fracos em boia parte.