Publicado o edital para concurso públicod da UFOPA (Universidade Federal do Oste do Pará) que disponibiliza 27 vagas para o cargo de professor/magistério superior, para o quadro permanente da instituição.

Esse é 2° edital para docentes disponibilizado pela UFOPA.

Os professores aprovados irão atuar nas cidades de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Oriximiná é Óbidos, podendo ainda ser designados para desenvolver atividades em qualquer município da área de abrangência da universidade.

O período de inscrição é entre às 10h do dia 13/04 e às 18h do dia 30/04.

As vagas disponibilizadas são para professores da classe de Assistente (doutorado e/ou mestrado).

As inscrições serão realizadas exclusivamente via internet, no endereço eletrônico https://www.ceps.ufpa.br.

O concurso constará das seguintes fases: Prova Escrita, Prova Didática, Prova de Defesa de Memorial e Prova de Títulos.

Os temas do Concurso e vagas disponíveis são:

DOCENTES – SANTARÉM
Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (4); Lógica, Linguagens e Comunicação (4); Introdução ao Contexto Amazônico (5); Origem e Evolução do Conhecimento (04); Genética Vegetal (01); Indústria e Utilização da Madeira e Fito Energia (01); Direito Privado (01); Direito Público (01); Cálculo Diferencial e Integral (02); Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de Ciências para as séries iniciais do Ensino Fundamental e Educação Infantil (01); Geografia Física (02); Metodologia do Ensino de Geografia (01).

Em tempo comunicamos que maiores informações podem ser obtidas nos seguintes endereços eletrônicos: https://www.ceps.ufpa.br.

Fonte: UFOPA

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: UFOPA abre o 2º concurso para professores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Francisca Barros disse:

    Este concurso da UFOPA está realmente de acordo com o calibre dessa Universidade.

    Vejam o total destrambelhamento que é o requisito para a disciplina Lógica, Linguagens e Comunicação, cujas áreas de conhecimento são: 1. Interferências dos meios de comunicação e conhecimento; 2. Discurso e coerência; 3. Semiótica e interdisciplinaridade; 4. Comunicação e argumento; 5. Mídia, linguagem e comunicação; 6. Lógica e computadores; 7. linguagem, filosofia e comunicação; 8. Lógica e linguagem cotidiana; 9. Lógico-semântica da comunicação verbal; 10.Lógica e linguagem.

    O requisito? Ter título de Mestre em Filosofia, Comunicação Social, Letras, Computação, Sistemas de informação, Matemática, Ciências Naturais, Ciências, Jornalismo, Estatística e áreas afins.

    Estou delirando ou, segundo o edital regulador desse concurso, alguém com título em sistema de informação, matemática, computação, estatística e “afins” pode ensinar esses temas, que são específicos do curso Letras???? O único tema não especifico deste curso é o 6. Lógica e computadores!!!

    Esses cursos “afins”, ao que parece, pode ser qualquer, já que foram reunidos como requisitos de inscrição formações tão distantes, do filósofo ao matemático. E isto para ensinar, no fim de tudo, Língua portuguesa…

    Depois dessa, qualquer palavra minha é desnecessária. Mas faço questão absoluta de assistir às provas desse concurso. Nada será mais patético do que ouvir um mestre em matemática, estatística ou em sistema de informação tratando de semântica, de discurso e de coerência.

    Longe vai o tempo em fui professora no Curso de Letras da UFPA e da ULBRA. Foram longos anos na especialização e no mestrado estudando Discurso e Semântica.

    Perdi a chance de discutir esses temas com os colegas das exatas.