Do leitor que se assina Júnior Silva, pelo contato do blog:

Jeso,

Um assunto para debatermos: por que Santarém tem um acesso tão ruim a internet?

As operadoras de telefonia cobram relativamente barato, mas oferecem um serviço pífio; os provedores locais cobram bem mais caro, e também oferecem um serviço muito ruim. Cai o sinal frequentemente, não garantem a velocidade contratada, etc…

O tal do Navegapará é a verdadeira banda lerda… só funciona quando ele quer.

E os serviços que realmente funcionam, como, por exemplo, o link da Embratel ou via satélite custam uma fortuna, que não temos condições de pagar.

A quem podemos reclamar? Qual o poder publico que pode “obrigar” a esses prestadores de serviço a fazer a sua parte no contrato? Até quando Santarém vai ficar “à margem” também na área digital?

Se alguém souber as respostas, por favor se habilite.

Leia também:
“Tive a minha vida estraçalhada”.

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

25 Comentários em: Acesso à internet: a quem reclamar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • dùùduzinhaaá disse:

    Avivo é uma péssima operadora, minha internet não pega a mais de duas semanas. Neste momento estou em uma lan-house porque estou com muitos trabalhos acumulados, pela falata de internet. já liguei reclamando e els desligaram na minha cara, não foram uma nem duas vezes não , foram várias!
    quais são os meus direitos em relação a isso?
    posso pedir para desativar minha conta mesmo tendo um contrato resarssivo?
    me ajudeeeem, por favor!
    Obrigado.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Denuncie o caso no Procon.

  • JONAS VIEIRA disse:

    PASSEI O FINAL DE SEMANA INTEIRO SEM A PORCARIA DESSE SERVICINHO PORCO! DESSA EMPRESINHA DE MEIA TIGELA QUE É A VIVO, OU QUALQUER OUTRA MÁQUINA DE EXTORQUIR TIPO: OI, CLARO, TIM…
    NO DOMINGO A NOITE VOLTOU… CONSIDEREI UM MILAGRE!
    HOJE DURANTE TODA A TARDE, NA HORA QUE MAIS PRECISO DE INTERNET, E COM O ACESSO VIA MODEM WI FI, A MENSAGEM ESTUPIDA CONTINUA…
    Esta página da web não está disponível. AO ACESSAR O GOOGLE. OU AO ACESSAR QUALQUER TIPO DE SITE. INCLUSIVE MEU E-MAIL QUE MAIS PRECISO PARA O MEU TRABALHO.
    UM DIA EU ENCONTRO UM DIRETOR… DESSES…
    INEFICIENTES! ESTELIONATÁRIOS! VOCÊS DEVERIAM TER PELO MENOS A QUANTIDADE DE UM ÁTOMO DE VERGONHA NA CARA! INFELIZES!!!
    EXPERIMENTE ATRASAR A MENSALIDADE…
    UMA HORA VAI TER VOLTA!!! VOCÊS NÃO VÃO LONGE! ACREDITEM!!!

  • Herbert disse:

    Denunciar p/ ANATEL. Poucas antenas muitos modems vendidos ocasiona lentidão e congestionamento. A ANATEL proibiu algumas operadoras de venderem chips. As pessoas precisam se unir e ter denuncias em massa no site http://www.anatel.gov.br
    Estou cansado de pagar uma fortuna p/ ter um serviço de bosta.

  • AFONSO-TPD disse:

    A internet da vivo e claro são boas apesar de muito caras, já tive a vivo e atualmente uso a claro. O problema é que o sinal sofre muita influência geografica e isso faz com que seja possivel a mesma internet ser ótima onde estou e péssima em qualquer outro lugar. A saida seria a fibra ótica do linhão pra ser utilizada pelas grandes empresas do setor como a NET e a OI VELOX, GVT. Pelas informações que me passaram a VELOX já funciona na nossa cidade porém ainda está restrita as partes mais centrais da cidade. Acredito que falta mais incentivo por parte dos governos estadual e municipal.

  • Telma Amazonas disse:

    Marco,

    Você não discordou com o seu pensamento a respeito, veio com papinho furadinho moralista de patinho feio e agora repete a doze com outro papinho furadinho e bem óbvio de democracia. Hellooooooo!

    Não queria falar isso, não é necessário, mas tenho 11 anos de experiencia em grandes empresas de Telecomunicações na região Norte, e dinheiro para o Norte, sempre ficou lá pela região Sul e Sudeste, o Norte era matéria de marketing “os que fazem muito com pouco”, lindo isso não….bem romantico….mas os que fazem muito são os funcionários e o pouco, é o resultado sentido pelos consumidores.

    Discorde, argumente, preferencialmente o tema em questão, mas não precisa colocar sentimento nos outros, ai me afeta mesmo.

    Nós do norte temos um problema sério, o de misturar as maravilhas da nossa terra com as nossas emergenciais necessidades, isso é o inverso do complexo do patinho feio, já seria a aversão ao crescimento, o de exigir a mesma qualidade dos grandes centros, e te pergunto: E porque não?

    Abs pra ti caboco.

    1. marco disse:

      Gostei do abraço, é isso mesmo: “Endurecer, mas nunca perder a ternura”.
      Dias melhores virão para o Brasil.

  • marco disse:

    Desculpa se discordei do seu pensamento Telma, vivemos num país democrático e ninguém é dono da verdade absoluta.Morei 8 anos em São Paulo capital, região Sudeste, e confesso para vocês, que não tenho nenhuma saudade da época que morei ,tivemos dois dias sem energia elétrica ininterruptos, morava no vigésimo andar de um prédio, tivemos vários dias sem poder sair nas ruas por causa do pcc que incendiou várias postos da pm e etc. São Paulo é uma das piores cidades para se morar, stresses altíssimos, sem contar o trânsito, alagamentos e também tem problemas na internet. É considerada a cidade mais rica e desenvolvida do Brasil.
    O que quis dizer é que esses problema de internet não são exclusivos da região Norte são do país como um todo, e em Santarém é pior, nem pt nem psdb conseguiram solucionar a contento. Apenas isso.

  • Telma Amazonas disse:

    Anonimo, apareça! Não misturar politica com a Internet é no mínimo o anonimato do cérebro, como se isso se resumisse simplesmente em uma questão de mistura. Saiba quando e porque existem a Anel e Anatel. Telecomunicações meu caro, é concessão pública.

    Marco, moro em Belém, todos sabemos das áreas de sombras, que bom que onde você está o serviço é excelente, diferente de onde estou e da metade dos meus amigos e conhecidos. Vá ao Procon pegar a lista de reclamantes.

    E esse papinho de complexo de patinho feio, é típico dos romanticos alienados que não olham para os lados e não sabem o que acontece e a real situação do Norte do pais. Vá ler um pouco mais o coloque a paixão um pouco de lado. Use a Paixão para dar um mergulho em águas Tapajonicas.

    1. Anônimo disse:

      Telecomunicação é concessão pública e toda criança sabe. O que não sabemos é porque nada foi feito para tirar Santarém do atraso, descaso e abandono.
      Já tá chato vc só ficar reclamando de um determinado grupo político. Lembre-se que NENHUM deu solução para gente até hoje.
      Pago meu imposto pro governo e não para as multinacionais, então é o governo que nos deve satisfações. Coloque sua paixão política de lado Telma, e se for mergulhar nas águas Tapajônicas, lembre-se que nosso governo não trata do esgoto que cai na frente de nossa cidade. E alí está literalmente a merda da cosideração que os políticos nos tratam.

  • Seiichi Okada Pereira disse:

    Não tem pra onde fugir, a internet de santarém é fornecida por duas empresas que são as donas dos backbones (um tipo de linha matriz) que redistribuem pra todos os outros servidores de acesso a internet da cidade: a embratel e a eletronorte.

    A embratel possui um sistema super defasado, via satélite, que é caro e já esta no seu limite de capacidade a anos.

    Já a famosa fibra ótica que esperamos a tanto tempo e é fornecida através da eletronorte, é envolvida por um grande mistério.

    A capacidade da fibra ótica é extremamente alta, tanto que em Belém e Manaus onde recentemente a fibra ótica chegou (chegou bem depois do que aqui diga-se de passagem) se paga por um internet 10 vezes maior o mesmo preço que pagamos aqui (antes da fibra ótica eram praticamente os mesmos valores). Me parece que a eletronorte em vez de melhorar e baratear a internet colocou o mesmo preço que a embratel já praticava, algo extremamente estranho… Mas fazer o que?

    É o jeito esperar pelo PNBL (plano nacional de banda larga) pra ver se melhora, por que se não, quando mudarmos nossas internet de tecnologia via cabo por ondas mágicas que atravessam o continente, aí sim quem sabe, teremos um acesso decente e que não dependam de empresas que simplesmente não se importam com nada nem com ninguém.

  • Telio disse:

    Pessoal, como está a história do Velox (Adsl) aqui em santarém? Afinal de contas, já dá ou não para assinar? Para minha linha, fala que não tem disponibilidade técnica.

    Jeso, aqui em santarém o ministério público só se preocupa em incomodar as empresas privadas.. Nunca vi isso.. Tá aí uma boa causa para eles.. Que tal comprar a briga? Exigir a disponibilidade de Adsl em santarém?

  • jorge moraes disse:

    na várzea city tudo é ruim !!!! do aero… digo campo de aviaç~~ao aos merc ados , lazer , hospitais universidade bancos galerias que insistem chamqr de shopping !!! quem mora ou já morou emuma metrópole viver ai é umverdadeiro inferno !!!

    1. Anônimo disse:

      Na metrópole que o ilustre “jorge imorais” morou, pelo visto não tinha escola….

    2. Observador Atento disse:

      Por isso que a gente quer separar dessa m..de Estado, Estado de abandono.

  • Gregório de Matos disse:

    TENHO UM MODEM DA VIVO QUE É UMA VERDADEIRA TARTARUGA, E O QUE É PIOR DEPOIS DE ALGUNS DIAS ELES, A VIVO, ME PASSAM UMA MSG DIZENDO QUE VÃO DIMINIUR A VELOCIDADE, PARECE PIADA ,MAS NÃO É, PENSE NUM SERVIÇO PÉSSIMO, VIVO RECLAMENDO LIGANDO PROS ÓRGÃOS COMPETENTES MAS NADA!!, A VIVO É UMA MER…

  • Bruno disse:

    Para resolver esse problema

    sociedade + pressão política = internet qualidade e barata

  • Fernanda disse:

    E o Navegapara (q foi a unica coisa q Ana Julia fez de mais ou menos bom) virou retaliacao da Maria do Carmo ja qua a muntencao na cidade corresponde à Prefeitura mas apos Jatene assumir, abandonou tudo e a maioria dos motomesh nao funcionam.

    1. Anônimo disse:

      O navegapará jamais funcionou realmente que preste. Vc pode me dizer onde tem algum ponto que realmente funcione? E mais, se a manutenção é feita pela prefeitura o que o governo do Estado tem a ver depois disso?
      Faltam incentivos para empresas virem pra santarém. Mas infelizmente nossa cidade está as moscas.

  • marco disse:

    Só para completar, vejo muitas ongs contra tudo que gera desenvolvimento em nossa região, ganham muito dinheiro para isso, concordo que sejam feitas obras de forma que agridam o mínimo possível o meio ambiente.
    Mas, no final das contas, todos queremos energia em nossas casas, água encanada, internet rápida, estradas em boas condições. Mas isso tudo ,tem um custo para o meio ambiente, infelizmente, de resto, é discurso barato.

  • marco disse:

    Desculpa Telma, mas precisamos acabar com esse complexo de patinho feio, nesse momento estou acessando de Belém, mas moro em Santarém e a internet por aqui é bem rápida em relação a nossa e pelo que me conste Belém também é Norte. O que falta realmente são investimentos em nossa região. Precisa atrair a iniciativa privada com isenções e incentivos, nenhuma empresa privada irá investir numa região se não tiver um bom lucro rápido. Tudo bem tiveram problemas nas privatizações mas elas ocorreram a muito tempo e o governo é de outro partido a 8 anos e meio quase, por que não estatizam? se o serviço não é entregue a contento.
    Só vejo políticos pedirem verba para o governo estadual e a união.
    A iniciativa privada precisa ser incentivada gerará mais empregos , impostos e preços menores.
    Mas para isso precisamos de infra estrutura: boas estradas, enérgia elétrica suficiente , água encanada etc.
    Vivemos um circulo vicioso que precisa ser quebrado.

  • Telma Amazonas disse:

    Junior, quando aconteceu a Privataria Tucana, foram criados orgãos para fiscalizar os serviços privatizados, como Anel que nunca nos avisou da situação da Celpa, e no caso de Telecomunicações é a Anatel, entre no site deles 300 vezes e encha o saco desse orgão que não atua, tudo cai no pobre coitado do Procon, qua já ajuda bastante.

    E olha que as privatizadas pagaram uma bargatela para o governo, deveriam ter dinheiro em caixa para um serviço melhor. De qualquer forma, em investimentos o Norte é excluido pelas multinacionais que atuam na região, e a nossa população precisa ter mais ATITUDE. Nesse ponto perdemos feio para a região sul e sudeste, o povo é muito mais exigente, mesmo considerando que nosso pleito pesa muito pouco financeiramente pra esse mundo.

    É como disse Scanaviano, precisamos nacionalizar a Amazonia ou ficaremos fadados ao Carapanãs. Esse é o movimento!

    Abraços,

    Telma

    1. Anônimo disse:

      Telma, por favor pare de falar besteira. Não misture política com internet. Queremos um caloroso e eficaz debate sobre a solução de um problema de comunicação e vc nos vem com política no meio da conversa?
      Por não sabermos onde nem como exigir nossos direitos que estamos aqui abandonados.
      Protestem, reclamem, façam alguma coisa! O Jeso já deu uma direção em seu post.

  • AQUINO disse:

    Junior , sou cliente NETSAN a masi de 10 anos e o servoço que nos presta não e de boa qualidade , mas infelizmente dependemos desses provedores .

    Como estamos inaugurando uma nova loja , e por indicação de um amigo procurei a WSP , me arrependi pior que netsan , instalaram a internet numa manhã e no dia seguinte fui obrigado a cancelar o serviço por ser péssimo.

    MAS INFELIZMENTE NÃO TEM OUTRA .

  • Jeso Carneiro disse:

    Júnior, se a empresa é particular e não cumpre o acordado no contrato, Procon nela, Justiça, denúncia nas redes sociais, na imprensa.

    Se é empresa pública, pressão sobre o parlamentar da base governista, Ministério Público, denúncia nas redes sociais, na imprensa.