Equatorial Pará intensifica regularização para evitar desvio de energia elétrica
910 ligações foram regularizadas em 2020, segundo a Equatorial Energia do Pará. Foto: Divulgação/Equatorial Pará

A Equatorial Energia Pará segue trabalhando para levar energia com segurança e qualidade para toda a população. Na região oeste do Pará, em 2020, foram regularizadas 910 ligações. Até junho deste ano, o número ultrapassou as 560 regularizações em instalações que se encontravam em situação de desvio de energia.

Com capacidade para gerar enormes prejuízos à sociedade, o furto de energia é um procedimento criminoso, irregular e altamente perigoso.

— CONFIRA: Junho é mês de conscientização sobre queimaduras; rede elétrica é uma das causas

 

Além dos muitos prejuízos que o desvio de energia pode gerar à sociedade, existe também um grande risco para a vida daqueles que fazem intervenções no sistema elétrico sem a devida qualificação e autorização da Equatorial Energia. A prática vem sendo combatida em todo o estado, onde só no ano passado foram realizadas mais de 123 mil regularizações de ligações irregulares pela distribuidora.

A quantidade de fiscalizações reduziu devido à pandemia da covid-19 e, nesse mesmo período, ocorreu um aumento nos índices de perdas.

O furto de energia é caracterizado como crime e quem a pratica pode ser enquadrado em dois artigos do Código Penal Brasileiro: o 155 (furto), parágrafo 3º, que tem como pena prevista 1 a 4 anos de reclusão e multa; e o 265, que trata de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos, além de multa.

Entre as perdas, o furto de energia figura como um dos principais vilões. Além de um gasto adicional para a distribuidora, as perdas afetam diretamente o valor da tarifa e a qualidade do fornecimento oferecendo riscos de acidentes para a população em geral.

Como denunciar

A Equatorial Pará tem um plano de combate às perdas energéticas. Para isso mobilizou equipes exclusivas para este tipo de ação, que fazem fiscalização em todo o estado. Além disso, o trabalho também é realizado com base em denúncias da população, que podem ser feitas por meio de nossos canais de atendimento, como aplicativo, site e Central de Atendimento, no 0800 091 0196.

Com informações da Equatorial Pará

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Equatorial Pará intensifica regularização para evitar desvio de energia elétrica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • paulo disse:

    Essa empresa que presta serviços pra rede Celpa é boa sim pra dar calote, Entrou com recuperação judicial de deixou milhões em prejuizo para comerciantes da região.