Escola mais antiga faz 113 anos

Publicado em por em Educação e Cultura, Memória

frei

por Sidney Canto

Dia 3 de maio de 1900

Blog do Jeso - selo históriaInauguração do Grupo Escolar de Santarém, por decisão do então governador Paes de Carvalho e que mais tarde teve o nome mudado para “Grupo Escolar Frei Ambrósio”. É a escola que há mais tempo se encontra em funcionamento em terras santarenas – 113 anos. Atualmente está instalada no lugar onde antigamente se encontrava a Fortaleza do Tapajós. Atualmente, tem um corpo docente de 41 professores, todos com formação superior e abrigar 994 alunos nos ensino fundamental e médio.

Leia também:
Inauguração do 1º aeroporto de Santarém.
Escola Álvaro Adolfo, 51 anos.
Santa Sé aprova congregação santarena.
Marajó deixa de ser propriedade privada.
Bispo do PA transferido para Braga.
Governador do Grão Pará é condecorado.
Itacoatiara ganha status de cidade.
Agostinianos assumem São Sebastião.


Publicado por:

3 Responses to Escola mais antiga faz 113 anos

  • No Grupo Escolar Frei Ambrósio, lá pelos idos de 1957, fiz primeira série C, B, A, segunda e terceira séries do primário, como se chamava. Nessa época já era uma escola maravilhosa, com professores de primeira grandeza como Tereza Miléo Câmara, Semíramis Fernandes, Gercira do Vale (naquela época, Carneiro) e tantos outros, todos merecedores de estátua pública pelo muito que fizeram pela juventude santarena, alguns destes jovens, hoje, jovens velhos saudosos com eu. O terreno era bem maior. Tínhamos campo de futebol, frondosas mangueiras, um bosque de dar inveja ao que chamam de Bosque Vera Paz e até consultório odontológico. Lá aprendi a ter medo de dentista. Aquela maquininha movida a pedal com aquele barulhinho nojento amedrontava qualquer um. Torcíamos qua a cordinha da broca rebentasse. Morávamos na 24, altura da Dois de Junho e o trajeto era feito a pé. Mesmo assim, era gostoso subir e descer a Escadaria, “na corrida”, hoje, saudoso monumento à memória santarena que foi demolido. Que tristeza! Era um tempo em que professor era respeitado como um luzeiro a nos guiar e à sua passagem todos levantávamos e em reverência eram cumprimentados com uma leve inflexão de cabeça. Na minha última ida à Terrinha lá estive. É uma forma que encontro de voltar no tempo e, vendo os jovens que vindo do trabalho esforçavam-se para não se atrasarem para o turno da noite, acreditar que há esperança no futuro. TAPAJOARAMENTE AZUL,

  • Essa escola marcou muito a minha educação. Foi lá que conclui meu 1° Grau e quando olho para trás vejo o quanto ela foi importante na minha formação….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *