Escola Álvaro Adolfo, 51 anos

Publicado em por em Educação e Cultura, Memória

EEAS
Desfile de 7 de Setembro na avenida Barão de Santarém visto do muro da futura Escola Estadual Álvaro Adolfo da Silveira, à época em construção

Álvaro Adolfo, uma das escolas públicas estaduais mais tradicionais do Pará, completa hoje 51 anos.

Blog do Jeso - selo históriaO colégio foi erguido, por decisão do governador Aurélio do Carmo (1962-1964), no prédio onde funcionada o Grupo Escolar Borges Leal, que foi demolido.

O 1º diretor EEAAS foi o pastor evangélico Sóstenes Pereira de Barros.

O nome da escola é homenagem a Álvaro Adolfo da Silveira, político paraense falecido 6 anos antes (1959) da criação da escola, em pleno exercício do mandato de senador da República pelo Pará.

Leia também:
Santa Sé aprova congregação santarena.
Marajó deixa de ser propriedade privada.
Bispo do PA transferido para Braga.
Governador do Grão Pará é condecorado.
Itacoatiara ganha status de cidade.
Agostinianos assumem São Sebastião.


Publicado por:

4 Responses to Escola Álvaro Adolfo, 51 anos

  • A casa que aparece à direita da foto era do Sr. Raimundo, um grande pedreiro e construtor e pai do saudoso cardiologista Dr. Fernando Branches. Alguém sabe se esta casa ainda existe nesse local?

    1. Existe sim. O DR Fernando Branches, que com certeza estudou no Álvaro Adolfo foi um dos ilustres filhos de Santarém. Concluiu o curso de medicina na antiga Faculdade de Medicina do Estado do Pará, hoje UEPA, em primeiro lugar. Excelente cardiologista, reconhecido no meio no Brasil inteiro. Deixou saudades.

  • A primeira casa à direita da foto, salvo engano, era do senhor Raimundo Branches, um grande pedreiro e construtor que realizou muitas obras em Santarém, e pai do cardiologista Dr. Fernando Branches. Hoje tenho orgulho de falar aos mais próximos que a casa que morei nesta cidade foi realizada com o suor desses dois grandes santarenos, sim pois o filho Fernando ajudava seu pai, durante as férias, na obra que o Sr. Raimundo relizou nos anos 1968, 1969 e 1970.

  • Jeso, cursei o antigo primário nesse colégio. Era lindo. Uma arquitetura moderna e muito bonita. O ensino de qualidade, excelentes professores, escola super limpa, salas amplas e arejadas . Não sei agora, mas na ultima eleição pra prefeito, outubro passado, levei minha mãe no Álvaro Adolfo para votar e fiquei triste com o que vi. O predio sujo, deteriorado, carteiras quebradas empilhadas fora das salas, uma tristeza. Inadmissível, numa época que sabemos que existe muito mais verba pra educaçao agora, do que naquele tempo. Uma pena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *