Da Agência Pará:

Os efeitos da Sacaca, muito utilizada no norte do país para combater doenças que vão desde a malária até diabetes e controle do colesterol, é o foco da pesquisa de um grupo de alunos do curso de Medicina, da Universidade do Estado do Pará (UEPA).

A intenção é comprovar o efeito anti-inflamatório da Sacaca e avaliar seu resultado no combate à Miosite, uma inflamação muscular originária de processos infecciosos, de causas não definidas, surgidas espontaneamente ou de causa desconhecida.

As miosites podem acometer crianças e idosos, e são caracterizadas principalmente por dores nos músculos, que podem ser em qualquer parte do corpo, sendo mais frequente nos ombros e na parte superior dos braços, da bacia e das coxas (cintura pélvica).

Outros sintomas também incluem dor muscular, cansaço, edemas (inchaços), manchas na face e nas articulações e febre. Quando grave, pode provocar dificuldade de respiração.

“A ideia surgiu pela grande incidência de processos inflamatórios na população, fazendo com que muitas pessoas utilizem a medicina popular, através do uso de plantas fitoterápicas. Ainda hoje nas regiões mais pobres do país, e até mesmo nas grandes cidades brasileiras, plantas medicinais são encontradas em feiras livres e mercados populares, até mesmo cultivadas em quintais residenciais”, diz Renato Borges, um dos alunos envolvidos.

Os dados são confirmados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que informa que 80% das populações de países em desenvolvimento utilizam práticas tradicionais e, desse total, 85% fazem uso de plantas medicinais.

No Pará, as folhas e cascas do caule da Sacaca costumam ser utilizadas em forma de chá, no combate a diabetes, diarreia, malária, febre, problemas estomacais, rins, vesícula e no controle de índices elevados de colesterol.

O chá com as folhas da sacaca também é costumeiramente usado por quem deseja emagrecer. Porém, foi verificado no laboratório e confirmado em clínicas médicas de todo o país que a sacaca é hepatotóxica, ou seja, pode causar lesões graves no fígado e, em alguns casos, levar o paciente à morte. De acordo com os pesquisadores, o consumo indiscriminado da sacaca foi o responsável por casos de hepatite grave e duas mortes, só no Estado do Pará.

“O uso do chá foi apontado como causa de hepatite aguda, motivo este que fez com que parassem de comercializar a sacaca em lojas especializadas. É necessário deixar claro que não é indicado que as pessoas fiquem ingerindo o chá indiscriminadamente. Essa pesquisa é para fins científicos, podendo ser usada, futuramente, para a criação de medicamentos especificamente de substâncias antiinflamatórias, sem causar males à saúde das pessoas”, diz Taurino Neto, estudante de Medicina.

Como as folhas são utilizadas com fins anti-inflamatórios, a equipe iniciou a pesquisa no Laboratório de Cirurgia Experimental da Uepa, como uma maneira de aprimorar e analisar a extensão desse efeito anti-inflamatório, o que poderia futuramente servir como base para a criação de novos remédios no combate à miosite, com a vantagem das substâncias serem de fácil obtenção e baixo custo.

Na verificação do seu efeito na miosite, a doença foi induzida em 30 ratos, divididos em grupos que receberam o tratamento com a sacaca e com outros medicamentos, que incluía o Meloxican, anti-inflamatório utilizado para combater a doença. O resultado final das pesquisas, iniciadas em 2008, deve sair nas próximas semanas. Participam da pesquisa, os alunos Aline Pozzebon Gonçalves, Gabriela Trindade Góes, Renato Garcia Lisboa Borges e Taurino Neto, o patologista Edvaldo Silveira, orientados pelo médico e pesquisador Marcus Vinicius Henriques Brito.

  • 6
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

15 Comentários em: Pesquisa vai analisar efeitos da sacaca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • lucy Gilbert disse:

    Dr.ISE Herbal Therapeutic Doctors, Provou novamente para mostrar o quão eficazes são seus medicamentos? Outra surpresa, ensinei tudo Seu remédio não era real? Depois de entrar em contato com 4 médicos terapêuticos fitoterápicos diferentes, eu nunca desisti, fui buscar a cura terapêutica à base de ervas para meu herpes genital de 6 anos, que sofri por tanto tempo. ISE foi o 5º, e Últimos Médicos Terapêuticos Herbários, entrei em contato. Todos me falharam, Eles estavam com desculpas diferentes, dois Médicos Terapêuticos até Comeram meu Dinheiro. Medicamentos fitoterápicos curarão o herpes genital. Finalmente, escrevo para o Dr.ISE Via e-mail, ele responde, pergunto: Você pode curar o herpes genital? Ele disse sim? Quais são seus desafios básicos? Qual é a sua medicação atual? Simplesmente disse Sem medicamentos, Ele disse: você pode confiar em mim? Ou seja, confio em você e para que serve? Ele disse que você vai usar o medicamento fitoterápico ISE, produzido, embalado, Process’s, arnês de plantas terapêuticas à base de ervas poderosas, por ISE Herbal Research, Cure. E o Centro de Cura..Eu disse que tudo que procuro é Curar Completamente, não quero uso recorrente e continuado da medicação .. Certamente tudo foi feito ao final, Ele disse que vou usar 4 processos medicinais à base de ervas diferentes e poderosos e produzidos em suspensão líquida de 1000 ML, tomando 1 uma vez ao dia por 2 semanas, uma vez que finalmente terminar usando a dosagem conforme as instruções nos folhetos, estarei completamente livre de herpes genital, ele também adicionarei creme de ervas e sabonete. Tudo foi combinado. procedi e encaminhei todo o meu Endereço de Morador para receber todos os medicamentos e tratamentos, Tudo foi Enviado para mim em minha Casa, Bem Recebido … Seguindo instruções simples, uso, prescrição conforme orientação do Dr.ISE ,, Antes da Conclusão do Fitoterápico , Sinto-me um pouco diferente no meu sistema corporal, escrevi novamente ao Dr.ISE, Ele disse para terminar todos os medicamentos, imediatamente terminar de usar todos, Vá para o hospital e teste e resultado …. Certamente eu obedeço, Verdadeiramente Concluído, Fui para o hospital, W ow ,, Como posso dizer isso, que cura e cura milagrosas, sou herpes genital completamente curado e curado .. Dr.Ise ficarei para sempre grato, seus medicamentos são reais o que você diz, como eu sou ótimo e mais feliz ‘ Eu simplesmente pergunto: você é especializado apenas em Herpes Genital? Ele disse que o mundo inteiro ameaçava doenças, Ele tem várias soluções e curas … Permita-me, meu querido marido e minha família inteira, usar este meio para apreciar o Dr. ISE Medicina fitoterápica … Lucy Gilbert é minha identidade pessoal e meu nome.
    Seus contatos são; cureherbal633@gmail.com. ou
    isespiritualspelltemple@gmail.com

  • Joyse disse:

    Gente tomei sacaca com a folha do boldo e a folha da graviola pra emagrecer já emegrec 885 g em 10 dias

  • Sammyra disse:

    . Tomar Chá De Sacaca
    Ajudar Abortar Filho?

    Pois Dizem Quem coisa Amarga Faz Abortar…
    Quero Saber Pq Não Quero Perder???

  • Edilson disse:

    Estou tomando sacaca, para ver se resolvo um problema de sentir a minha boca doce, então devo parar de tomar

  • Mario disse:

    Olá, meu nome é Mario e venho pesquisando há algum tempo o assunto EMAGRECIMENTO.
    Descobri esse produto muito interessante, com resultados expressivos:
    DIETA DE 21 DIAS do Dr. Rodolfo Aurélio, Naturopata com formação internacional.
    Após anos de pesquisas desenvolveu um método de emagrecimento altamente eficaz, apenas reeducando de forma inteligente a alimentação da pessoa. Ensina o que, como e quando comer, associado a atividades físicas simples e poderosas, feitas da forma correta. Sem contar calorias, sem passar fome, sem se matar de fazer exercícios e sem efeitos colaterais. Confira o vídeo no link abaixo:
    https://go.hotmart.com/F5149366I

  • andreia Chiapeta disse:

    Gostaria de saber se a sacaca reduz a gordura do Fígado.Ela foi indicada por um Médico homeopático .Estou com dúvidas se devo tomar .obrigada

  • bBARTOLOMEU SILVA disse:

    TOMO SACACA JA UNS 10 ANOS MAS NAO DE FORMA INDISCRIMINADA POR QUE TENHO UMA TAL DE COLITE E DA RESULTADO HOJE QUANDO NECESSARIO COMO UMA A DUAS FOLHAS E ME DOU BEM,OBS ,SO QUANDO NECESSARIO NAO TODOS OS DIAS,E TENHO TAMBEM OUTRA PLANTA PRO FIGADO CHAMADA ,,EPAREMA,, QUE VOCES COMPRAM NA FARMACIAS EM FORMA DE FLACONETES,VIU CUIDO DA COLITE MAS DO FIGADO TAMBEM

  • João disse:

    Gostaria que alguém me informasse:-
    A partir de que dose a SACACA passa a ser hepatotóxica.

  • Sirlei disse:

    Olá

    Há alguns anos atrás meu marido tomou sacaca visando redução de colesterol. Depois de algum tempo, desenvolveu hepatite de causa desconhecida e quase morreu. Na época fiquei curiosa, pois a única coisa que fez de diferente foi tomar a tal sacaca. Recentemente li que a mesma pode causar hepatite. Fiz minhas ligações, mas meu marido, na época ficou internado quatro dias no hospital, teve três meses de licença médica, e, graças a Deus, sarou. Não pode ser coincidência, não é mesmo. É melhor não se aventurar pelas plantas que curam, pois podem também matar.

    Sirlei

    1. Sávio disse:

      Sirlei,

      Ocorreu o mesmo comigo, tomei porque disseram que era bom p/ vitiligo e adquiri uma hepatite medicamentosa gravíssima. Fiquei 50 dias de cama. Não tomem essa planta!

      1. Danielle disse:

        Eu tomava e minhas manchas reduziram 70%.
        Hj elas estão voltando 🙁 e não encontro mais para voltar a tomar o chá.

  • FRANCIANE DO CARMO disse:

    ME ENSINARAM O CHA DA SACACA PARA GASTRITE E ULCERAS, POSSO TOMAR OU PARA ESSE FIM NÃO SERVA??

    1. svsdhbvdshvbsdk. disse:

      No minimo você terá uma futura hepatite medicamentosa então fica a seu critério.

    2. Vitoria disse:

      Quero saber como fazer o chá de sacaca

    3. hernandez erwin disse:

      Meu nome é hernandez erwin, eu moro em houston texas eua. Estou muito feliz pela grande ajuda que me foi dada pelo DR UDO. Eu estou aqui para dar meu testemunho sobre o DR UDO que me ajudou na minha vida. Eu estava infectado com HIV há três anos. Eu estava acostumado a muitos hospitais para tratamento, mas não havia solução, até um dia fiel, eu já vi o blog online onde alguém disse que o DR UDO curou uma mulher que também tinha infecção pelo HIV, e então eu vi outra mulher dizendo DR UDO me curando de herpes. Eu faço contato com eles por e-mail, sei que sou soropositivo há três anos, ele sempre pode me curar. Esta é uma foto solicitada e o pedido do agente para o tratamento da droga. Eu fiz isso, é uma remessa de medicamentos à base de plantas para mim para o texas EUA. Após 14 dias de uso de medicamentos, fui ao hospital e testei seronegativo, não pude acreditar, fui a três hospitais diferentes e os testes foram negativos. É muito surpreendente, mas é a verdade. Agora, acredito em todos esses depoimentos sobre ele na internet, ele é realmente um grande homem, esse é o seu Email: DRUDOAZIBAHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM. ou número de telefone do WHATSAPP +2348051075165
      se você tem HIV, herpes, câncer, sífilis, asma, diabetes, vaginose bacteriana, vírus da vagina, papilomavírus humano (HPV), hepatite B qualquer doença ou enfermidade, você deve enviar e-mail: DRUDOAZIBAHIVHEALINGCENTRE@GMAIL.COM ou WhatsApp + 2348051075165. bem me escreva através do meu email … HERNANDEZERWIN556@GMAIL.COM.