Precatórios do Fundef não podem ser usados para pagar professores, lembra leitor

Publicado em por em Educação

Precatórios do Fundef não podem ser usados para pagar professores, lembra leitor

Em contraponto à matéria Câmara quer sabe montante dos precatórios do Fundef que Terra Santa tem direito, publicada nesta quinta-feira (24) no Blog do Jeso, o leitor Geraldo Brasil Vasconcelos lembra dois pontos importantes.

— 1º) Que o plenário do TCU (Tribunal de Contas da União), em sessão realizada em julho deste ano, decidiu que esses precatórios do antigo Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério), hoje Fundeb, não poderão ser usados para pagar professores. Mas em tão somente em ações de manutenção e desenvolvimento do ensino público de nível básico. Leia neste link o acórdão (decisão colegiada).

 

— 2º) Que a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, da Câmara dos Deputados, aprovou uma Proposta de Fiscalização e Controle (PFC) 181/2018 a fim de garantir a destinação de 60% dos precatórios para o pagamento de professores. A Confederação Nacional de Municípios (CNM), no entanto, esclareceu aos prefeitos que a proposta se trata somente de sugestão do Legislativo ao TCU, já que a PFC não tem força de lei.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *