O “Mascarado Fobó”, tradicional fantasia do Carnapauxis, Carnaval de Óbidos, no oeste do Pará, foi o destaque na última noite (11) em uma das festas de moda e beleza mais aguardadas do ano, no Brasil, o Halloween da Sephora, que acontece no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo.
O responsável por dar vida a um dos carnavais mais coloridos e emblemáticos da Amazônia, totalmente fora de época, é o influenciador paraense Jonas Amador, que levou glamour, sofisticação e cultura para o baile ao lado de celebridades como Ivete Sangalo, Xuxa Meneghel e Preta Gil.
Os tecidos coloridos em chita e a máscara artesanal que cobre completamente os rostos dos foliões obidenses, criando um ar de mistério no carnaval do oeste paraense, foram a inspiração para a fantasia recriada por Jonas, neste Halloween.
A ideia da fantasia passou por um processo de criação com várias etapas e colaboração de pesquisadores e especialistas no assunto, como o influenciador indígena paraense José Kaeté, além de estilistas e maquiadores.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Assinatura da fantasia
A roupa tem a assinatura das estilistas paraenses Isabela Castro e Morgana Gomes, com assistência de Raphael Amaral, que chamaram o Ateliê de Moda e Criação Babildri para confeccionar a peça com elegância e sinergia com as referências do Carnaval de Óbidos.
“A fantasia tem um toque moderno, fashion e chique. Escolhemos levar a sofisticação no blazer e personalizá-lo com as flores em tecido de chita, a máscara artesanal, similar a dos mascarados, um chapéu que lembra bastante os palhaços e, claro, uma maquiagem mais lúdica para compor o figurino”, entrega Jonas.
Para o influenciador, ir fantasiado de Mascarado Fobó é para além da representatividade da cultura nortista, uma tentativa de firmar posição em espaços que ainda são quase que totalmente liderados por influenciadores e artistas do centro-sul do Brasil.
“Entendo que furar uma bolha em São Paulo é um processo e para fazer isso precisei criar conteúdos mais gerais sobre tudo. Agora, aos poucos, eu tô fazendo um processo de trazer conteúdos regionais, valorizando a minha cultura, para poder expandir isso para o mundo”, explica Jonas.
Mascarado Fobó
O Carnapauxis é reconhecido pela Lei Nº 7.225, de 24 de novembro de 2008 como “Patrimônio Cultural e Artístico do Pará”, e seu símbolo é o “Mascarado Fobó”.
O evento reúne as mais diversas figuras dos folguedos carnavalescos, em blocos que reverenciam o ícone característico do Carnaval de Óbidos. Durante 7 dias de festa, o Mascarado Fobó desfila pelas estreitas ruas obidenses até a Praça da Cultura, que no período de momo passa a se chamar “Fobódromo”.
Texto da jornalista Raisa Cristine Rodrigues de Araújo
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário