Comandante do Corpo de Bombeiros de Santarém é indiciado por crimes corrupção, claudio, comandante do corpo de bombeiros em Santarém

Tenente-coronel Cláudio, comandante dos bombeiros em Santarém

O tenente-coronel Luís Cláudio Rego dos Santos, comandante do Corpo de Bombeiros em Santarém, foi indiciado (investigado) por supostos crimes de corrupção – peculato e prevaricação. Além dele, mais 2 oficiais bombeiros também aparecem no processo ajuizado na Justiça Militar do Pará no último dia 19.

Peculato é crime típico de servidor público, previsto no artigo 312 do Código Penal Brasileiro. Ocorre com a apropriação ou desvio do dinheiro público, de forma indevida.

Prevaricação, também crime cometido por funcionário público, consiste em usar o cargo e poder para satisfazer interesses pessoais, atrasando ou deixando de praticar as suas funções de ofício.

Os outros dois oficais indiciados são:

— Paulo Vinicius da Costa Sarquis, major e comandante do Corpo de Bombeiros em Tucuruí, e

— Santino Contes Loureiro, capitão e comandante da 4ª Seção Bombeiros Militar, do aeroporto internacional Maestro Wilson Fonseca, em Santarém.

O QUE É INDICIADO

Uma pessoa investigada passa à condição de indiciada quando o inquérito aponta um ou mais indícios de que ela cometeu determinado crime.

O indiciamento é formalizado com base em evidências colhidas em depoimentos, laudos periciais e escutas telefônicas, entre outros instrumentos de investigação.

Em seguida, quando o inquérito é concluído, a autoridade policial o encaminha ao Ministério Público Militar, no caso dos 3 oficiais bombeiros.

O MP passa a analisar se há ou não provas contra o indiciado. Se considerar que há provas, por meio do promotor de justiça militar, apresenta denúncia à Justiça.

Quando o Judiciário aceita a denúncia formulada pelo MP, o denunciado passa à condição de réu e começa a responder a processo judicial.

OUTRO LADO

A assessoria de comunicação do Corpo de Bombeiros foi acionada pelo portal Jeso Carneiro na manhã de hoje, 26, para falar do caso, mas não deu retorno. Os espaço continua aberto.

Número do processo: 0002165-11.2018.8.14.0200

Leia também:
Capitão preso por tráfico de droga responde processo por prevaricação na Justiça Militar

  • 6
    Shares

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

13 Comentários em: Comandante do Corpo de Bombeiros de Santarém é indiciado por 2 crimes de corrupção

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Sidney Bezerra disse:

    Não julguem, sem antes ver o final de tudo.

    1. Jeso Carneiro disse:

      Sidney, o blog não julgou absolutamente nada. Limitou-se a divulgar uma informação. Que, inclusive, não possui “selo de segredo de justiça”.

  • MAURÍCIO, SOBREVIVENTE DOS BURACOS DE SANTARÉM disse:

    POR ISTO QUE A INTERVENÇÃO MILITAR NO RIO NÃO VAI DAR EM NADA, QUANDO OS SOLDADINHOS DE CHUMBO COMEÇAREM A PROVAR DA PROPINA, QUE AINDA ESTÁ DISPONÍVEL SOMENTE PARA O ALTO ESCALÃO, COMO NO CASO DO OFICIAL EM TELA, ELES VÃO GOSTAR E AÍ INICIA O MESMO CICLO VICIOSO DE CORRUPÇÃO!

  • nilson.pinto disse:

    tem que investigar um bombeiro por nome de navarro por extorção,ele pega muita propina para deixar regularizar alguns locais inadequados para funcionamento, tamos de olho

  • Genilda gomes disse:

    Divulgar a imagem e o processo fazendo o julgamento sem o conhecimento da decisão processual…tudo está sendo salvo e coletado vai arcar com processo indenizatório…..

    1. Jeso Carneiro disse:

      Genilda, a Justiça é o melhor caminho para garantir os seus supostos direitos agredidos. Bata à porta dela. É assim que funciona o Estado Democrático. O que não pode é censura prévia, atropelando o direito consagrado na nossa Constituição de liberdade de expressão. Um detalhe: palmas a vc por não afirmar que a informação difundida sobre o caso é mentirosa, é fantasiosa, como muitos costuma fazer quando não têm argumentos contra os fatos.

    2. Joab Pontes disse:

      Temos que esperar os resultados do sistema do processo. Trabalhei com esse militar que á época era capitão, foi meu comandante em Marabá. Um excelente profissional e até que provém o contrário eu acredito na seriedade do mesmo. E outra, qualquer cidadão pode ser acusado e cabe ainonus da prova por quem o acusa… E ESSE ATO DE DIVULGAR COM DETALHES.QUALQUER NOTICIA PIDE SER UM CRIME SE NAFA FOR PROVADA. ouçam os dois lados antes de publicar algo…

      1. Jeso Carneiro disse:

        Joab, o portal bem que tentou ouvir o lado do oficial bombeiro. Mas não obtivemos resposta. Aliás, o espaço continua aberto, a qualquer tempo, para o contraponto dos citados na matéria. Outra: o processo é público, qualquer pessoa pode ter acesso a ele no site do TJ do Pará. Repito: não há acusação alguma na matéria. Há apenas infrormação. Tão e somente só. Qualquer outra interpretação é de cunho exclusivamente pessoal.

  • Manuel disse:

    Só quem não comete nenhuma espécie de crime que não é suspeito ou indiciado, entendido? Ninguém é indiciado ou suspeito a toa ou ao mero prazer.

  • euuu disse:

    Prova Cabal Manoel? Ele é indiciado em um processo udicial. Não podemos condenar antes do devido processo legal. E se no final for inocente.

    1. Manuel disse:

      Só quem não comete nenhuma espécie de crime que não é suspeito ou indiciado, entendido? Ninguém é indiciado ou suspeito a toa ou ao mero prazer.

      1. Euuu disse:

        Isso é óbvio caro Manoel. Parabéns, você chegou ao entendimento correto, entendido? Rsrsrs. Não esqueçamos do caso da Escola de Base.

  • Manuel disse:

    A prova cabal de que as Instituições brasileiras estão infestadas pelo vírus maligno chamado corrupção.