
Ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Luís Roberto Barroso determinou a quebra do sigilo bancário do presidente Michel Temer na investigação de supostos crimes na edição de um decreto do setor portuário. A informação é da Folha de S. Paulo.
Ontem, 5, Temer informou que pediu ao Banco Central acesso aos extratos das suas contas para divulgá-los à imprensa.
Em nota, a assessoria do presidente alegou que ele “solicitará ao Banco Central os extratos de suas contas bancárias referentes ao período mencionado hoje no despacho do eminente ministro Luís Roberto Barroso”.
— ARTIGOS RELACIONADOS
“O presidente dará à imprensa total acesso a esses documentos. Ele não tem nenhuma preocupação com as informações constantes em suas contas bancárias”, disse.
Essa é a primeira vez que um presidente da República tem os seus dados financeiros abertos por decisão judicial durante o exercício do mandato.
O período da quebra do sigilo é de janeiro de 2013 a junho de 2017.
OUTRAS QUEBRAS
Outros investigados também foram alvo de quebra de sigilo,entre eles o coronel aposentado João Baptista Lima Filho, amigo de Temer, o ex-deputado ex-assessor do presidente Rodrigo Rocha Loures, e executivos ligados à Rodrimar, empresa que teria sido favorecida pelo suposto esquema.
Com o revés judicial, assessores e conselheiros do presidente na área jurídica começaram a discutir a possibilidade de recorrer da decisão do ministro.
Temer, no entanto, tem dúvidas se um recurso seria a melhor estratégia jurídica, uma vez que poderia passar a mensagem pública de que teria algo a esconder.
A investigação da Polícia Federal apura se Temer praticou os crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A PF quer saber se Temer recebeu vantagem indevida das empresas da área de portos em relação a um decreto do setor editado pelo Planalto.
GRUPO RODRIMAR
O inquérito foi aberto a partir da delação da JBS. Em telefonemas, Loures conversou com membros do governo e parlamentares sobre o decreto. Ele queria incluir no texto um grupo de empresas que tinham recebido concessões e arrendamentos portuários antes de uma lei de 1993.
O grupo Rodrimar, que seria beneficiado com o decreto, teve um de seus diretores, Ricardo Mesquita, gravado pelo delator Ricardo Saud, da JBS, em encontro dos dois com Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor de Temer.
Conversas telefônicas de Loures mostram o então deputado tentando ampliar o alcance do decreto dos portos, dias antes da assinatura por Temer, em maio do ano passado.
Segundo o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, Temer está “contrariado” e “indignado” com a quebra do sigilo e ele não tem nada a esconder da opinião pública.
“Não há como não se indignar diante do fato. É um inquérito fraco e inexistem indícios para uma decisão dessa. É uma decisão indevida”, disse.
ODEBRECHT
Na semana passada, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no STF, atendeu a pedido da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge, e autorizou a inclusão de Temer como um dos investigados em um inquérito aberto para apurar repasses da Odebrecht ao MDB em 2014.
O caso se refere a um jantar no Palácio do Jaburu em maio daquele ano em que teria sido acertado o repasse ilícito de R$ 10 milhões. Na época do jantar, Temer era vice-presidente.
Já são alvos desse inquérito os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência), ambos do MDB. Na época de abertura da investigação, o então procurador-geral, Rodrigo Janot, entendeu que a Constituição proibia investigar o presidente por supostos crimes anteriores ao mandato.
Leia também:
Presença de militares no governo aumenta sob a presidência de Temer
O STF VIROU UM BBB, UM VERDADEIRO DESFILE DE VAIDADES DE SUAS EXCELÊNCIAS, HORA É O FACHIN, HORA O GILMAR, HORA O BARROSO, HORA O FUX… TODOS ATRÁS DOS 15 MINUTOS DE FAMA E NÃO VEMOS NENHUMA DECISÃO DE NADA, APENAS FUMAÇA! DESCONFIO QUE OS NOBRES MINISTROS COMBINARAM , PARA CADA SEMANA UM DELES APARECER NAS MANCHETES E NOS HOLOFOTES, COMO FORMA DE MOSTRAR QUE O “SUPREMO” ESTÁ VIVO E OPERANTE!
Meu Presidente Temer…….
Meu Presidente Temer
“”Que não teme e não Treme”
Vamos lá:
Até hoje, tanto a PF, quanto o MPF, não avançaram uma pestana. Repito uma pestana, nessa denuncia, que vem deste lá de 26/06/2017.
Não há evidências, indícios, sem nenhum sinal de ilícito, só para saber …somente isso, só para saber se “O NOSSO PRESIDENTE“, cometeu crime, é coisa que não cabe no Estado Democrático de Direito, do nosso Pais.
CABE, somente na ” DEMOCRACIA VENEZUELA”””, só ….só LÁ !
Desde o início do mês corrente, o noticiário bradou nos quatro canto do mundo, que a economia deste nosso AMADO e QUERIDO BRASIL, saiu do abismo, deixado pelo Governo do PT ( partido do Traidor, que esteve 14 anos no poder… essa foi a herança deixada). QUE a economia terá um crescimento gigantesco, como jamais visto neste Pais, neste glorioso ano e com isto podendo SIM, influenciar queiram ou não queiram na Eleição para Presidente deste Pais. Ai VIROU UM PANDEMÔNIO,
Embora todos sabem que não vão derrubá-lo.
NOSSO PRESIDENTE PRA CIMA DELES……