Faltam 3 dias para eleições. Treine como votar no 1º turno com simulador de votação

Publicado em por em Justiça, Política

Faltam 3 dias para eleições. Treine como votar no 1º turno com simulador de votação
As eleições serão realizadas no próximo domingo (6), de 8 às 17h. Foto: Reprodução

Faltam 3 dias para as eleições municipais deste ano, marcadas pela Justiça Eleitoral para o próximo domingo (6). O 2º turno será no dia 27, também de outubro, a ser realizado, se necessário, apenas em cidades com mais de 200 mil eleitores, como é o caso de Belém, Ananindeua e Santarém, no Pará.

Que tal praticar como votar na urna eletrônica? Basta entrar na página do Simulador de Votação, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, e treinar para ficar craque no dia da eleição.  

Ao acessar a ferramenta, você deve escolher para qual eleição quer treinar o voto: as municipais ou as gerais. No caso deste ano, as eleições serão as municipais e, dessa forma, candidatas e candidatos aos cargos de vereador, prefeito e vice-prefeito serão escolhidos em 5.569 cidades brasileiras.  

Siga o passo a passo abaixo para fazer o treino virtual e não errar na hora de exercer o seu direito de votar. Vale destacar que os partidos e candidatos utilizados no simulador são fictícios.  

Iniciando a simulação 

Selecione a opção “Votando no 1º Turno” das eleições municipais e informe se deseja ativar as instruções por áudio durante a votação. Feito isso, clique na tecla “Confirma” (verde) para iniciar o seu voto.

Voto para vereador 

A primeira escolha a ser feita é para o cargo de vereador. Na parte superior da urna virtual, aparecerão cinco opções de partidos.   

Para cada um deles que você selecionar, serão mostradas três opções de candidatos. É só escolher o de sua preferência e digitar o número correspondente. Se errar a digitação, basta apertar a tecla “Corrige” para reiniciar, como ocorre também na urna eletrônica de verdade. 

Se o número estiver correto, é só apertar o botão “Confirma” e pronto: vereador já escolhido. 

Voto para prefeito e vice-prefeito 

Logo depois, é hora de começar a votação para prefeito e vice-prefeito. Assim como na sequência anterior, serão exibidas cinco opções de partidos. Ao escolher um deles, aparecerão os respectivos candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito.  

Selecione uma das chapas, digite o número correspondente aos seus candidatos e confirme na tecla verde. A urna gravará seus votos e mostrará na tela a palavra “FIM”, com o famoso barulhinho “pilili”. 

Pronto! Você acabou de concluir a simulação da votação das Eleições Municipais de 2024.  

Voto em branco ou nulo 

Se, durante a votação, você não tiver preferência por nenhum dos candidatos, é só clicar no botão “Branco” e, em seguida, na tecla “Confirma”. 

Caso queira manifestar a sua vontade de anular o voto, digite, na urna eletrônica, um número que não corresponda a nenhum candidato ou partido político e aperte em “Confirma”.    

Lembre-se: os votos em branco e os nulos servem apenas para fins estatísticos, ou seja, não são computados como votos válidos e, por isso, não alteram o resultado da eleição. 

Repetição 

No Simulador de Votação da Justiça Eleitoral, você pode treinar quantas vezes quiser.  

Ao concluir o treinamento, é só clicar no botão “Nova simulação” e retornar à página inicial para recomeçar o processo de votar. 

Por ter caráter didático, o simulador exibe mensagens explicativas caso algum procedimento seja realizado de forma incorreta durante a votação.  

Com informações do TSE

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *