
A partir de sábado (17), o comando da Prefeitura de Santarém (PA) será transferido para um juiz, o chefe do Poder Judiciário na cidade.
É que o titular do cargo, Nélio Aguiar (UB), que se recupera de um cirurgia em Goiânia (GO), completará amanhã 5 dias ausente do município.
Santarém não tem vice-prefeito desde que José Maria Tapajós renunciou o cargo em janeiro de 2021, para assumir, como 1º suplente do PL, a vaga do deputado Renato Ogawa na Alepa (Assembleia Legislativa Pará), que foi eleito e empossado prefeito de Barcarena.
Sem vice-prefeito, quem estava substituindo Nélio Aguiar no cargo, conforme determina a lei, era o presidente da Câmara de Vereadores, Sílvio Neto (UB).
— ARTIGOS RELACIONADOS
O parlamentar e os demais membros da Mesa Diretora da Câmara – Gerlande castro (1º vice-presidente), Jander Ilson (2º vice-presidente), Enfermeira Alba Leal (1ª secretária), Carlos Martins (2º secretário) Professor Josafá (3º secretário) e Ângelo Tapajós (4º secretário) – são candidatos no pleito deste ano.
Se assumirem o cargo de prefeito, ainda que por poucos dias, ficarão impedidos de disputar a reeleição.
Pela linha sucessória estabelecida em lei, o chefe do Poder Judiciário é que susbtitui o prefeito em cenários como esse em Santarém.
O TJPA (Tribunal de Justiça do Pará), apurou o JC, já foi informado pelo Poder Executivo santareno da situação. O juiz e diretor do fórum local, Gabriel Veloso de Araújo, ficará no cargo até o retorno de Nélio de Goiânia, previsto para próxima segunda-feira (19).
A LOM (Lei Orgânica do Município) de Santarém estabelece que, em viagens dentro do território nacional acima de 5 dias, há necessidade de transmissão do cargo do prefeito ao seu sucessor. Amanhã (16), Nélio completa 5 dias de ausência do município.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Como médico, Nélio Aguiar era pra ter dado prioridade a nossa saúde, hoje pra fazermos uma consulta com o neuro está sendo agendado consulta pra 2026 isso é uma vergonha com um prefeito que diz ser médico etc…….
CIRÚRGICO MANOEL NA CAMPANHA PASSADA ELE DIZIA QUE IA FAZER A MELHOR GESTÃO DA SAÚDE AI SENTE UMA DOR NA PONTA DO DEDO CORREU PRA GOIÂNIA ERA PRA TER IDO PRO MUNICIPAL, AINDA QUER OBRIGAR O POVO A VOTAR NO ZÉ MARIA TAPAJOS AGUIAR PINTO MAIA MARTINS CUIDADO NÃO SE ENGANEM MAIS UMA VEZ AGORA É JK PRIMEIRO TURNO
Manoel boa pergunta porque ele não operou no municipal no mínimo ia esperar 8 anos e ainda pegar uma infecção intestinal e morrer
Nélio Aguiar bem que podia ter feito a cirurgia no PSM ou na UPA aqui de Santarém.