Maduro articula novo prazo para licitação de todos boxes de mercados públicos de Santarém

Publicado em por em Justiça, Política, Santarém

Maduro articula novo prazo para licitação de todos boxes de mercados públicos de Santarém
Alexandre Maduro (de camisa branca) comandou a reunião sobre a flexibilização do TAC sobre licitação de boxes em mercados públicos de Santarém. Foto: Reprodução

O vereador Alexandre Maduro (MDB), de Santarém (PA), participou de reunião na Oliveira, Moura e Nascimento (OMN) Sociedade de Advogados, realizada nesta segunda-feira (5). Nela, foi debatida a possibilidade de prorrogação e flexibilização do prazo do TAC (Termo de Ajuste de Conduta) junto ao MPPA (Ministério Público do Pará), para regularizar boxes em mercados municipais.

O TAC abrange todos os boxes de mercados públicos de Santarém, e estabelece que, para ocorrer a ocupação, deve ser realizado processo licitatório. O prazo de 10 anos foi dado pelo MPPA como período de transição até que todos os ocupantes se preparem para licitação, foi definido em 2015. Encerra, pois, no próximo ano.

A medida vai impactar quase mil pequenos empreendedores. Caso não se habilitem para o certame licitatório, eles poderão perder a concessão do espaço público.

Presença

Participaram da reunião os representantes da OMN Advogados, representantes da Associação do Mercadão 2000, o presidente e vice, Helder Ribeiro Francisco Antônio, respectivamente, além dos advogados Sheila Reis, Carlos Henrique e Wilmar Freire, representantes da Associação do Mercado Municipal e Modelo de Santarém, assim como o presidente e vice da entidade, Warley Dasaeve da Rocha Lima e Erlon Lima, respectivamente.

O objetivo da reunião foi o de formalizar um documento, solicitando ao MPPA a prorrogação do prazo, para que o poder público possa melhorar os boxes ao longo desse período e, com isso, permitir segurança jurídica aos permissionários, garantindo mais conhecimento e preparação no processo habilitatório.

“Precisamos prorrogar o prazo estabelecido no TAC junto ao MPPA, pois passamos pela pandemia do covid-19, quando o comércio funcionou de maneira precária por cerca de um ano e meio, com os efeitos na pós-pandemia sendo sentidos até hoje”, destacou Alexandre Maduro.

“Durante os 10 anos, contados a partir de 2015, com término em 2025, o município não fez melhorias nesses boxes, que se fazem necessárias para os habilitar ao processo licitatório, com segurança jurídica para os permissionários”, enfatizou o parlamentar.

A proposta de novo prazo será apresentado ao MPPA

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *