Policiais civis do PA e AM prendem 2 líderes do Comando Vermelho com atuação em Santarém

Publicado em por em Justiça, Santarém, Segurança Pública

Policiais civis do PA e AM prendem 2 líderes do Comando Vermelho com atuação em Santarém
Lazinho e Mariano, líderes do CV em Santarém e Baixo Amazonas, foram presos em Manaus. Foto: reprodução

Uma ação conjunta das polícias civis do Pará e do Amazonas cumpriu, nesta quarta-feira (22), mandados de prisão contra 2 integrantes de alta hierarquia da facção criminosa Comando Vermelho. Lázaro Mota Silva, conhecido como Lazinho, e Mariano dos Santos Mousinho, o Mariano, foram recapturados em Manaus (AM), e autuados em flagrante por novos crimes.

A operação foi deflagrada após troca de informações de inteligência entre o Grupo de Trabalho de Facções (GTF/NIP) e o Núcleo de Apoio à Investigação do Baixo e Médio Amazonas (NAI/BMA/NIP), da Polícia Civil do Pará, e o DIPJ e Denarc, da Polícia Civil do Amazonas.

De acordo com documentos judiciais obtidos pelo JC, os dois presos estavam fugidos do regime semiaberto.

Quem é

Lázaro Mota Silva possuía um mandado de prisão/recaptura válido até 2036, devido a uma condenação pelo crime de tráfico de drogas. Mariano dos Santos Mousinho era alvo de outro mandado, com validade até 2035, pelo crime de roubo majorado. Ele ainda possui pena restante de 34 anos, 9 meses e 10 dias, a ser cumprida em regime fechado.

Durante a ação policial, os dois acusados foram autuados em flagrante pelos crimes de uso de documento falso e tráfico de drogas. As investigações apontam que ambos integram a facção criminosa Comando Vermelho, ocupando posição de alta hierarquia, sendo responsáveis por coordenar atividades ilícitas, como o tráfico de entorpecentes e a ordenação de ações violentas na região de Santarém e em todo o Baixo e Médio Amazonas.

Mariano dos Santos Mousinho possui um extenso histórico criminal, com condenações anteriores por associação para o tráfico, furto qualificado e roubo majorado. Já Lázaro Mota Silva acumula três condenações por tráfico de drogas.

A operação teve como objetivo principal a execução dos mandados de prisão e a investigação da atuação do Comando Vermelho na região.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *