
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenou os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Carla Zambelli (PL-SP), Nikolas Ferreira (PL-MG) e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) a pagarem multa de R$ 30 mil, cada um, por propaganda eleitoral que teria atingido a honra e a imagem de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022.
O termo “faz o L” foi associado a drogas, aborto, prejuízos financeiros, entre outros.
Os ministros analisaram representação da Coligação Brasil da Esperança, do candidato a presidente eleito, na qual é questionada propaganda eleitoral irregular na internet com práticas que consideraram “ilícitas e imorais”. Os ministros também determinaram a remoção do conteúdo.
- Vaga aberta no TJPA: Ao menos 6 advogados já estão inscritos para vaga de Milton Nobre no TJ.
A veiculação de desinformação teve início com vídeo gravado por Nikolas Ferreira de Oliveira, e compartilhado pelos demais bolsonaristas em suas redes sociais. A produção associava o slogan “Faz o L” ao uso de drogas, contracheque com descontos de contribuição sindical e censura.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Faz o L
“Quando seu filho chegar em casa com os olhos vermelhos de tanta droga, dá um sorriso e faz o L”.
“Quando um bandido invadir a sua casa, ameaçar sua família e você não puder se defender, tenha calma, pegue um livro leia um poema pra ele e faz o L.”
A coligação defendeu que, ao mencionar “faz o L” na mídia, buscou associar o seu conteúdo à marca da campanha do candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva, com o intuito de propagar desinformação e manipular a opinião dos eleitores brasileiros.
O vídeo, ainda segundo alegado pela coligação, usou diversas informações sabidamente inverídicas sobre o então candidato eleito Luiz Inácio Lula da Silva, “reproduzindo inúmeras fake news”sobre as suas convicções e de seu projeto de governo.
Assim, o TSE decidiu pela aplicação de multa e remoção do vídeo de todas as redes sociais.
Com informações do portal Metrópoles
— O JC também está no Telegram. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
um presente os deuses. Se faz fake que rende milhões de voto e , depois de eleitos, milhões e milhões em dinheiro e a multa é 30 merrecas. Investir em fake rende milhões de vezes mais que tráfico de droga, garimpo ilegal, etc