TSE manda Justiça do PA restabelecer direitos políticos de Jady Viana, de Faro

Publicado em por em Faro, Justiça, Pará

TSE manda Justiça do PA restabelecer direitos políticos de Jady Viana, de Faro
Jady Viana: decisão do TSE corrige o cadastro eleitoral da ex-prefeita. Foto montagem: JC

A Justiça Eleitoral do Pará, por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), terá que corrigir o cadastro eleitoral de Jady Viana, ex-prefeita da cidade de Faro, oeste do estado, de “suspensão de direitos políticos” para “regular”, ou seja, apta a disputar as eleições deste ano.

A decisão foi proferida pelo juiz auxiliar George Malmelstein Lima, no mês passado (dia 18).

“A inscrição [de Jady Viana] se encontra em situação “SUSPENSO”, razão pela qual torna-se necessária, igualmente, com a exclusão do ASE de suspensão, a retificação para a situação “REGULAR”, ordenou o magistrado.

A ex-prefeita voltou a gozar de seus direitos políticos plenos (votar e ser votada) desde quando o TJPA (Tribunal de Justiça do Pará) julgou improcedente a decisão de 1º grau que a condenou por suposto ato de improbidade administrativa.

A atualização do cadastro eleitoral de Jady não foi, contudo, atualizada. Perdurando até o final do ano passado, quando a defesa da ex-prefeita recorreu ao TSE para sanear a status político da emedebista. A corte acatou o recurso e ordenou que o cadastro fosse atualizado imediatamente.

À frente das pesquisas

Eleita em 2016 e empossada no dia 1º de janeiro do ano seguinte, Jardiane Viana Pinto exerceu o cargo de prefeita até dezembro de 2020, quando disputou a reeleição, mas foi derrotada por Paulo Carvalho, atual prefeito e candidato à reeleição.

Pesquisa realizada pela Destak no mês passado, aponta para vitória de Jady contra Paulo por 31,8% contra 28,6% no pleito deste ano. Os indecisos somam ainda 39%, o que indica que a disputa para Prefeitura de Faro ainda está em aberto.

Leia a íntegra da decisão do TSE.

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *