A Justiça Eleitoral do Pará, por decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), terá que corrigir o cadastro eleitoral de Jady Viana, ex-prefeita da cidade de Faro, oeste do estado, de “suspensão de direitos políticos” para “regular”, ou seja, apta a disputar as eleições deste ano.
A decisão foi proferida pelo juiz auxiliar George Malmelstein Lima, no mês passado (dia 18).
“A inscrição [de Jady Viana] se encontra em situação “SUSPENSO”, razão pela qual torna-se necessária, igualmente, com a exclusão do ASE de suspensão, a retificação para a situação “REGULAR”, ordenou o magistrado.
A ex-prefeita voltou a gozar de seus direitos políticos plenos (votar e ser votada) desde quando o TJPA (Tribunal de Justiça do Pará) julgou improcedente a decisão de 1º grau que a condenou por suposto ato de improbidade administrativa.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A atualização do cadastro eleitoral de Jady não foi, contudo, atualizada. Perdurando até o final do ano passado, quando a defesa da ex-prefeita recorreu ao TSE para sanear a status político da emedebista. A corte acatou o recurso e ordenou que o cadastro fosse atualizado imediatamente.
À frente das pesquisas
Eleita em 2016 e empossada no dia 1º de janeiro do ano seguinte, Jardiane Viana Pinto exerceu o cargo de prefeita até dezembro de 2020, quando disputou a reeleição, mas foi derrotada por Paulo Carvalho, atual prefeito e candidato à reeleição.
Pesquisa realizada pela Destak no mês passado, aponta para vitória de Jady contra Paulo por 31,8% contra 28,6% no pleito deste ano. Os indecisos somam ainda 39%, o que indica que a disputa para Prefeitura de Faro ainda está em aberto.
Leia a íntegra da decisão do TSE.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário