Falecido por volta das 9h10 de hoje (13), o poeta e escritor santareno Emir Bemerguy (foto), 79 anos, deixou, pronto para ser publicado 20 livros inéditos. É o que revelou há pouco ao blog Lúcio Bemerguy, um dos filhos do artista.
A intenção da família é de lançá-los uma a um. Mas ainda não há data para essa iniciativa.
Bemerguy morreu de pneumonia. Estava internado desde semana passada no hospital da Unimed, conforme revelou o blog.
— ARTIGOS RELACIONADOS
– A morte dele foi serena, sem sofrimentos – disse Lúcio.
O corpo o escritor está, neste momento, sendo velado na capela mortuária de N.S. da Conceição. Ficará nesse local até o final da missa de logo mais às 18h, sendo depois conduzido para o interior da igreja, onde será velado até a amanhã de manhã (14).
O sepultamento do autor de Santarenices – Coisa de Santarém (2010/294 páginas/Editora ICBS) está marcado para amanhã, no cemitério de N.S. da Conceição, no jazigo da família e onde está enterrada Telma Bemerguy, um das filhas do poeta.
Emir era casado com Berenice Bemerguy, com quem teve 6 filhos (Emir, Vidal, Telma, Márcia, Lúcio e Lila). O casal ainda criou mais duas filhas – Socorro e Lourdinha.
Ele faria 80 anos em 4 de março de 2013.
Dizem que os homens passam, ficam as obras que eles construíram para a posteridade, Dr. Bemerguy, como carinhosamente era chama pela sua profissão, deixa exatamente esse legado de sabedoria, talento, dignidade, honra e pincipalmente humildade. Um verdadeiro exemplo a ser seguido pelos que amam os valores que dignificam todo cidadão de bem, como foi Bemerguy. Deus há de lhe dar o repouso eterno e a paz. merecida.
Meu caro Jeso,
Só agora fiquei sabendo da partida do nosso poeta maior. Tive o privilégio de ser aluno, no Colégio Dom Amando, do poeta Emir Bemerguy. Devo a ele o gosto pela boa literatura e o prazer da escrita. Sua obra o eterniza!
Registro meus sentimentos à dona Berenice e toda família. Abraços fraternos e solidários aos amigos queridos Emir Filho, Lúcio, Toninho, Lila e Marcinha.
Samuca
Que Deus o receba no céu meu querido professor! Registro os meus sentimentos à família enlutada. Muita força, amigo Toninho!
Hideraldo Machado
amigo Hideraldo, obrigado pela força. as palavras ainda não chegam para agradecer aos amigos o conforto dado neste momento triste.
Dignidade em vida, exemplo a ser seguido!
Seu nome ficará eternizado na história e cultura de nossa cidade, pois o mesmo deixou muitas obras em livros, músicas, canções, hinos e poesias. Amou essa Pérola como ninguém. Que sua alma descanse em paz!!!
Esse é o cara!!!!! Cara de Santarém, do Tapajós, do Pará, do Brasil e porque não do mundo. Paz a sua alma…….