Mendonça Furtado toma posse

Publicado em por em Memória

por Sidney Canto

Dia 24 de setembro de 1751

Toma posse como governador geral do Grão Pará, Francisco Xavier de Mendonça Furtado. Foi o governo mais agitado do período. Para começar, o mesmo fixou a residência do Governo do Grão Pará e Maranhão na cidade do Pará (hoje Belém) e posteriormente, em comum acordo com seu irmão, Marquês de Pombal, articulou a expulsão das ordens religiosas, entre elas a dos jesuítas.

Leia também:
Proibida a exportação de farinha.
Proibido carroças de boi.
Morte de Silvino Pinto.
Dom Amando cria paróquia em Altamira.
Chegada de Von Martius e Von Spix.
Abertura comercial entre PA e MT.
Confederados em Santarém: 143 anos.


Publicado por:

2 Responses to Mendonça Furtado toma posse

  • Olá! Se hoje o Estado do Pará é grande, forte e povoado, foi graças ao governo do Sr. Francisco Xavier De Mendonça Furtado, Governador General da Província do Grão Pará e Maranhão e irmão de um dos déspotas esclarecidos da época, o Marquês de Pombal.

  • O governador Francisco Xavier de Mendonça Furtado, hoje nome de avenida em Santarém, teve importante papel na definição das rotas de navegação entre o norte e o sul do Brasil, via Cuiabá, pelos rios amazônicos, Tapajós, Madeira, Tocantins, Xingu e Amazonas. Houve rotas regulares que ligavam Porto Feliz em São Paulo a Belém, por esses rios. A tripulação era formada por escravos. Consta no livro “Economia Colonial” de J. R. Amaral Lapa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *