Arquivo e texto: João Guilherme Mota

Vista do antigo trapiche de Santarém, na década de 1960. A foto foi registrada do alto Morro da Fortaleza, Escola Frei Ambrósio. O destaque para o encontro das águas e o futebol de praia no fim de tarde.
Veja também:
Cidade Baixa. Monte Alegre.
Correios e Telégrafos.
Bar Mascote.
Rua Lauro Sodré.
Trapiche em Monte Alegre.
Seminário São Pio X.
Morro da Fortaleza.
Altar de N.S. da Conceição.
Participe também da seção “Retrovisor”. Mande fotos antigas de sua cidade para o blog. E-mail: jesocarneiro@gmail.com
Essa prainha era a mais gostosa de Santarém! Aqui todos os dias tinha pelada, Everton, Edson, Bodó, Everi, Dr. Everaldo Martins, e tantos outros que o tempo já não favorece a memória. Os navios da SENAP, Princesa Izabel, Augusto Monte Negro, Lobo DÁlmada e Lauro Sodré quando estavam atracados no trapiche, se tornavam um palco para os saltos de flexa, principalmente para o BALAIA, que o mais destemido a saltar dos mastros dos navios.
Essa prainha era emoldurada pelo Trapiche, pelo , cais de arrimo, pelos navios e pelo azul do tapajós, onde a meminas iam se exibir nos fins de tarde.
Bons tempos!
Esta era a minha praia, joguei muita bola neste local, não tinha hora, podia ser de manhã ou a tarde, mas preferiamos jogar das cinco da tarde em diante , lá estavam Caberba, Sorico, Bia, Jairo, Pintão, Cavalhinho, Madaga, Zé Mosquito, Paulão, Léo, Lion, Rai Doido, Tubira, Ratoeira, Buchanga e Eu Edilson Pereira, Após aquela pelado um mergulho no Tapajós e as vezes íamos até algumas horas da noite depois de comer aquele peixe assada aí mesmo neste lugar que viví praticamente a minha infância e adolescencia, tempo bom não volta mais. Pra completar a gente comprava pão na Lucy e iamos comesr lá no trapiche.
Morcegão eu também joguei muito aí, lembras de mim? Saudades dessa bola.
esqueci do augusto montenegro rsrsrs pode ser ele tb
nesse lugar eu tambem joguei bola. é o lobo d’almada, leopoldo perez ou lauro sodré com certeza um dos três
Nessa época eu morava na Trav. Francisco Corrêa e também participava desse futebol de praia, bons tempos e grandes lembranças!!
Puxa, quanta saudade dessa santarém pitoresca, meiga e tão bela. a pescaria no trapiche, pescando aracú com isca de banana que vinha nos barcos de monte alegre(Vera Cruz),a merenda na lucí, pão com manteiga e suco de murucí, saudade do estivador prego(falecido) que nos malinava e sacaneava escondendo nossos calções quando nús, nos banhava-nos no tapajós. e a pelada na praia, pedro fom fom, zé joaquim, amarildo veiga,nilton pena, jorje manaus, marcos susano,mucuim, paca toca,frota, minhoco,guarací, birau, açú e o ainda pequenino aní, e tantos outros que não me lembro. se pudesse viveria tudo outra vez.
Amigos da Terra Querida
Não podemos esquecer-nos do “Sulanca” que gostava de ficar sentado na calçada Pracinha e narrava as jogada e começava desta maneira:
Rádio lugo, lugo do Peru….
Essa foto registra uma das mais tradicionais peladas que acontecia naquele local.,,,passou um filme na minha cabeça…..bons tempos….
Jeso,
A foto é do periodo de 1955 a 1965, o navio se não é um do dois já mencionados, pode ser o Lauro Sodré ou o Augusto Montenegro, ( pois só existiam 04 navios da frota branca da antiga SNAPP ). Sobre o futebol de fim de tarde na praia tinha um craque que se destacava o DR. MARTINS, ( morava na Adriano Pimentel frontal à praia ), agora tinha os pernas de pau : Xabregas, Bonifácio, Bodó, Tarzan, Belém, Padreco, Ratinho, Ruy Chaves, Pachá, etc etc etc.Após a pelada o Dr. Martins pagava o picolé da Lucy para garotada ( daquela época ).
e o lauro sodre,este foto e do jimeniz,na pelada ta o feio,babico,merere,hoiama,etc.
Não é o Lobo DÀlmada é o Leopoldo Peres..
Duquinha, por que seria o Leopoldo Peres?
Poderia ser o Rosa da Fonseca, que também fazia parte da frota branca da Enasa.
Jeso,
O anonimo das 10:49 está + por fora que umbigo de vedete. O Rosa da Fonseca não era da SNAPP depois ENASA, me parece + com o Santa Maria do seu Leonel Neves.
Grande Leonel Neves…….pai da minha grande amiga de colégio: Evanilza Neves (Eva)
bjsss Eva onde vc estiver.
Parece-me que nessa época ainda não existia a ilha do meio!
Bela foto…
É mais outra preciosa foto, Jeso. Será que o navio em destaque é o Lobo D’Almada?
Não sei ao certo, Doralice. Alguém sabe?
Essa foto creio que é da primeira metade dos anos 70.