Arquivo: Sidney Canto
Inauguração do Seminário São Pio X, em Santarém, no dia 25 de janeiro de 1962. O bispo à época era dom Tiago Ryan
Veja também:
Morro da Fortaleza.
Altar de N.S. da Conceição.
Barracas na Tapajós.
Praça da Matriz.
Escadaria.
Aeroporto de Santarém.
Avenida Dom Frederico Costa.
Seringueiro em Belterra.
Participe também da seção “Retrovisor”. Mande fotos antigas de sua cidade para o blog. E-mail: jesocarneiro@gmail.com

JESO,
UM SANTO E DELICIOSO MERGULHO NA HISTÓRIA DE SANTARÉM…
FELIZ É QUEM VIVEU ESTA ÉPOCA.
CHAGUINHA AD
Jeso,
Bonita foto e mais bonita ainda, porque o quarto caminhão da direita pra esquerda era do meu eterno avô Pantoja. O caminhão era um Studebech 1958, das cores Azul e Branco e fazia transporte para os padres.
Pela fotografia a gente percebe a participação popular na inauguração. Deve ter sido muito bonito.
Esta foto mostra com extrema nitidez a capacidade de mobilização e liderança de Dom Tiago Ryan. Sua simplicidade e honradez o fizeram capaz de façanhas inimagináveis, como esta, numa época de quase nenhum transporte coletivo, mobilizar dezenas de veículos e centenas de pessoas para esta inauguração. Sua morte deixou uma lacuna, até hoje, sem substituto à altura para conduzir o rebanho cristão da cidade.
Alguem mais vê como se fosse a sombra de uma pessoa logo abaixo do caminhão à esquerda da foto, muitos falam que antes tinha muito isso, agora na era digital não se vê mais isso, mas que é estranho é.
Jeso, que tal no fim do ano vc fazer uma exposição ou um mural geral dessas fotos. ta surgindo cada foto e momento legal da nossa historia muita gente se quer imaginava que havida registro fotografico, eu sou um. parabens por esse espaco, foi uma excelente sacada.
É a ideia a pensar. Acho que seria extremamente educativo.
Caro Jeso,
Tem algo muito interessante nesta foto que quase ninguém percebeu ainda…
No fundo, no canto superior esquerdo de quem vê a foto, aparece o MORRO que chamavam de “Piroca” que dominava a paisagem antiga do Irurá e que foi “cortado” na década seguinte.
Hoje, no bairro do Santarenzinho, este morro sofre agonizante, pela sua metade…
Jeso, eu estive nessa inauguração aos onze anos de idade. Nunca pensei que seis anos depois estaria fazendo parte do Seminário S. Pio X como aluno, por dois anos, 1967 e 1968, na turma que tinha Odilson Picanço, José Maria Lima, Raimundo Matias, Rosivaldo Maciel, Rosivaldo Correa, Pedro Lira, Judibal Cabral, Chico Pinheiro, de uma turma de 41 alunos. Fui contemporâneo de Antônio Wilson (Formiga), Jubal Cabral Filho, Valdir Serra, Carlos Rebelo e tantos outros que não lembro no momento. Muitas saudades daqueles bons tempos.
Jota Parente