Alcoa inaugura centro de reabilitação de animais em Juruti com atendimento 24h
O CRAS da Alcoa funciona 24h. Fotos: Ascom/Alcoa

Nesta sexta-feira (5), brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-mundial-do-meio-ambiente-ecologia.htm" target="_blank" rel="noreferrer noopener">Dia Mundial do Meio Ambiente, a Alcoa em Juruti (PA) comemora a inauguração do Centro de Reabilitação de Animais Silvestres (CRAS).

Parte de um sistema de gestão e conservação da flora e fauna na área da mineração da Alcoa, o centro é uma moderna unidade especializada para o atendimento e recuperação de animais de pequeno, médio e grande portes. 

 

No CRAS é possível realizar atendimentos de pequena e média complexidade, a partir de uma estrutura completa que dispõe de centro cirúrgico e área para tratamento neonatal. 

De acordo com a gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Alcoa Juruti, Lucy Jesus, a unidade tem capacidade para receber até 12 animais de 4 grupos faunísticos – mamíferos, répteis, aves e anfíbios. 

A unidade é composta, ainda, por ambulatório, farmácia, salas de antissepsia, necropsia e nutrição e uma creche aos filhotes que necessitem de tratamento específico, o que garante maior eficiência ao tratamento realizado. 

“Zelar pela fauna”

O centro funciona 24 horas por dia com equipe composta por cinco médicos veterinários e quatro auxiliares.

“Esse é um dos diferenciais deste centro de reabilitação. Temos uma equipe completa a postos para atender a qualquer momento. Esta unidade reforça o compromisso da Alcoa em zelar pela vida e pela integridade da flora e da fauna presentes no entorno de nossas operações”, destaca. 

O CRAS integra uma estratégia ampla da empresa pela conservação da fauna local, envolvendo todos os colaboradores e a comunidade. Além de realizar campanhas de educação ambiental nas comunidades, a empresa reconhece os trabalhadores que salvam animais que aparecem nas áreas operacionais, ferrovia e rodovia.  

Trabalham no CRAS 5 médicos e 4 auxiliares. Foto: Ascom/Alcoa

O programa de conservação da flora e fauna da Alcoa inclui, ainda, o monitoramento contínuo de animais, entre eles algumas espécies que são bioindicadoras e que demonstram aspectos da conservação e dos serviços ecológicos do ecossistema na área de influência direta da mineração. O mesmo tipo de acompanhamento é realizado para a flora, incluindo o monitoramento de espécies ameaçadas de extinção. 

Com informações da Alcoa Juruti

LEIA também: Vice de Juruti diz que advogado contratado por ele é fake news. ‘Não autorizei’

Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.

Um comentário em: Alcoa inaugura centro de reabilitação de animais em Juruti que tem até creche

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Destruidores da natureza disse:

    se não fosse pela ambição desmedida desses exploradores da natureza, nada disto seria necessário