No portal Terra:
O Ministério Público Federal do Pará (MPF-PA) denunciou à Justiça, nesta segunda-feira, uma madeireira e 5 pessoas como responsáveis pela extração ilegal de madeira na reserva Renascer, no noroeste do estado.
Leia também:
MP ajuíza 7 ações contra prefeito e ex-prefeitos.
No total, teriam sido retiradas mais de 23 mil toras do local, volume suficiente para carregar 2,5 mil caminhões. De acordo com o MPF-PA, trata-se da maior apreensão de madeira ilegal já feita no Brasil.
— ARTIGOS RELACIONADOS
A denúncia foi encaminhada à Justiça Federal em Santarém (PA).
Os acusados estão sujeitos a penas que variam de um a seis anos de reclusão, além do pagamento de multa. O administrador da madeireira Jauru, Adriano Dandolini, também foi acusado de cometer 1.189 vezes falsidade ideológica com documento público, crime punido com reclusão de até cinco anos.
Além de Dandolini e outros três responsáveis pelas atividades da madeireira, entre os acusados está Sandro Hely Dandolini Peper, dono da empresa que fazia o transporte do material ilegal.
Segundo o procurador da República Marcel Brugnera Mesquita, autor da denúncia, para acobertar a retirada ilegal de madeira os denunciados fraudaram o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora).
O desmatamento ilegal teria ocorrido entre maio de 2009 e março de 2010.
Caro Jeso,
Essas prisões, em sua maioria, são apenas protocolares, cumprem 5 dias e já estão na rua (na mata) cometendo os mesmos delitos. A Lei é muito complacente e além do mais, não é cumprida como deve ser em função das brechas nela existentes. Os criminosos se apoiam nisso, pois basta ter bons advogados que não dá em nada, o que resta é a destruição da natureza e seus impactos dela decorrentes, mas pode notar, amigo Jeso, esses crimes, geralmente são cometidos por quadrilhas de outros Estados da Federação, onde já se esgotaram as reservas florestais nativas. Lamentavelmente essa é a realidade.
Abs
Jeso, pq dificilmente as madeireiras respondem algo? alias pq seus donos nunca vao presos? eu fiz um churrasco la em alter e a sema foi la e quase fui preso por isso… tem algo errado ou eu que sou azarado?
se fosse eu ja tava respondendo algo, mas como eh de fora o “tche e seus pias” tão mandando e desmandando…
e ele ainda canta “vem ni mim dodge ram”.
lá no corta corda tem um senhor brincando de pira em tirar madeira… atenção mp bora abrir o olho