O PSOL que é a favor do Tapajós

Publicado em por em Oeste do Pará, Política

Uma grupo de militantes do PSOL em Santarém articula uma manifestação pública em que a tônica será a desobediência à orientação do partido, que é contrário ao plebiscito e criação de novos estados na Amazônia, em particular, e no Brasil, em geral.

A posição do psolista é mais radical do que a de Marinor Brito (senadora) e Edmilson Rodrigues (deputado estadual), ambos favoráveis ao plebiscito, mas que vão digitar “não” nas urnas do referendo popular no tocante à criação dos estado do Tapajós e Carajás.

A manifestação pública, via carta aberta e que deve se tornar pública hoje (11), dos psolistas santarenos tem teor pró-criação do Tapajós.

Leia também:
PSOL e a Veja.
Marinor contraria PSOL e se diz pró-plebiscito.
Marinor e os interesses da elite de Belém.


Publicado por:

13 Comentários em O PSOL que é a favor do Tapajós

  • Olá Jeso, só para um melhor entendimento ou esclarecimento, alguém poderia me dizer qual o público a ser consultado nesse plebiscito? Já que a Constituição Brasileira em seu Art. 18, § 3º relata: “Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se ou desmembrar-se
    para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante
    aprovação da população DIRETAMENTE INTERESSADA, através de plebiscito, e do Congresso
    Nacional, por lei complementar.” Bom Jeso, diante do texto, cabe dupla interpretação e gostaria de um melhor esclarecimento nesse sentido, pois penso que tudo isso ainda terminará no STF, será que os Belenenses são diretamente interessados ?

    1. Valfredo, quem vai dirimir essa dúvida será o STF. Concordo com essa tua tese: esse caso irá parar no STF.
      :

  • E eu que planejava votar no Edmilson caso se candidatasse a prefeitura de Belém! putz, é um direito dele votar contrar e é um direito meu, ter um amor cego, incondicional e não dar o meu voto para qualquer pessoa que se manifeste contra a criação do Estado do Tapajós.

    Ah, acho que o mesmo não sairia candidato a prefeito, e sim para senador…peguei….

    Telma

  • Agora sim a notícia está de maneira correta!!!!
    Concordo com tiberio, Porque toda essa pressão sobre nós psolistas???
    E os outros partidos???

  • JESO. PARABÉNS PELO SEU BLOG, INTERESSANTE QUE COM A NOTICIA DA DIVISÃO DO ESTADO MUITOS BELENENSES COMEÇARAM A COMENTAR AQUI NO SEU BLOG.O PIOR E QUE A MAIORIA DOS COMENTARIOS DELES SO CONDIZ COM A VONTADE DELES, E NÃO COM A NOSSA QUE CONSEQUIRMOS A NOSSA “IDEPENDENCIA”

  • VAI,VER QUE ELES SÃO FAVORAVIS AGORA PORQUE DEVEM TER CANDIDATO OU JA SE ALIARAM A ALGUM PARTIDO PARA AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS QUE ESTÃO POR VIR E AGORA TENTANDO SE DESCULPAR, ORA FAÇA-ME O FAVO COMO VOCES DIZEM NA POLITICA SÓ NÃO PODE PERDER .AINDA MAS QUANDO AS ELEIÇOES BATEM A PORTA. O PARTIDO DE VOCÊS DEVERIA TER VISTO QUE A PRESENÇA DO PSOL, NÃO ESTA SO NO RIO DE JANEIRO MAS ELA ESTA PRESENTE AQUI TAMBÉM. VOCES DO PSOL APUNHALARAM OS TAPAJÔNICOS E AGORA TENTAM SE DESCULPAR. ORA FAÇAM-ME O FAVOR

  • Temos uma luta histórica em nossa região e nunca estivemos tão perto de defini-la. Basta uma breve observação do Estado Pará para percebermos o retrato de abandono de Santarém e vários outros municípios localizados distantes da capital. Em contrapartida, temos que descontruir a falsa concepção, imposta fortemente pela imprensa, que o Estado do Tapajós irá resolver todos os nossos problemas. Temos que continuar lutando em prol da Educação, saúde, transporte, saneamento básico, enfim, nossos inegáveis direitos que sempre nos foram furtados. O combate à corrupção deve ganhar ênfase como forma de nos policiarmos para não deixarmos o sonho de gerações se transformar em uma enorme frustação. Temos a capacidade de moldar nossas histórias. Dividindo somamos muito mais!

  • Todos os filiados de partidos que se encontram nos municípios, nas bases do nosso sistema político já passaram por esse tipo de situação de ver e sentir as divergências entre as diferentes instâncias (municipal, estadual e nacional) partidárias.

  • Interessante essa afirmação de que o nobre Deputado Edmilson Rodrigues é a favor do plebiscito. Totalmente contrária ao seu pronunciamento na tribuna da ALEPA no dia de ontem, trabalho na casa-mas não sou fantasma e muito menos ganho gratificações astronomicas-, e ouvi todo o pronunciamento dele no que diz respeito ao plebiscito, e favoravel pelo que ele disse não é, só pra não estender tanto ele disse -Temos que lutar contra a retaliação do estado e a criação de Estados mediocres economicamente!(sic). Quem deve decidir isso é o povo e não vai ser a postura ou decisão de alguém que vai mudar isso.
    Ser contra ou a favor é uma decisão pessoal, individual e intransferivel!

  • A realidade é que o desmentri da senadora no fundo dá na mesma, a atitude compatível com a de tantos políticos, ora agindo como Pilatos, lavando as mãos sem uma decisão, ou opinião corajosa :”o povo é quem decide”; ora jogando dos dois lados pra agradar a todos até onde der e não perder os votinhos, “sou a favor do plebiscito e contra a divisão”, na hora h certamente vão pro lado da “maioria”, seja dos interesses dos partidos, seja da elite de Belém, como colocado anteriormente no blog.Sou favorável ao novo Estado e meu voto ano passado foi neste sentido, motivo pelo qual não votei no Flexa, por saber de sua posição contrária e que se enquadrana naquele segundo tópico, mas pensava que a Marinor por ser de um partido revolucionário, que brigava contra os ficha sujas, etc, etc, iria por outra via, caí direitinho. Deus queira que os militantes à frente da manifestação, quando ocuparem seus cargos não esqueçam de sua posição, do que pode ser bom para a população tão necessitada. O que convenhamos, é muito difícil.

  • Todo esse BA-FA-FA sobre a posição do PSOL na questão do Estado do Tapajós não passa de “Caldo Escaldado”.

    Porque estão querendo “crucificar” o PSOL? E os outros Partidos?

    Finalidades escusas. Polémica de Botequim. Muito barulho por nada.

    Ser a favor ou contra é uma CONTRADIÇÃO HORIZONTAL que atravessa TODOS OS PARTIDOS.

    TODOS OS PARTIDOS estão divididos.

    A Questão agora é o PLEBISCITO, SUA REALIZAÇÃO, pois quem tem que decidir é a POPULAÇÃO E NÃO OS PARTIDOS.

    Numa democracia os Partidos devem garantir o direito da População a decidir sobre seu rumo.

    Quem se posicionar contra e/ou atrapalhará o DIREITO da População em se MANIFESTAR e DECIDIR deve ser varrido do espectro politico.

    Depois será acatar o que o Povo decidiu.

    Tiberio Alloggio

  • Bom dia Jeso, você esta bem….???, meu amigo me diz uma coisa…!!!!, na sua opinião quais são os prós e os contras do racha do estado do Pará …????, estou te perguntando por que confio na sua opinião, abraço a você e aos amigos paraenses.

    1. Olá, Marinho, que bom revê-lo por aqui. Cá no Tapajós temos diversas razões para nos “libertar” do Pará e, como nova unidade federativa, seguir novos rumos. Razões de ordem cultural, econômica, social e política. Essa luta, caro Andrade, pela emancipação vem de longe. Não é oportunista como muitos, mentirosamente, querem fazer crer. Tem lastro histórico, conta de variáveis que se perpetuam há centena de anos. Uma das quais é o abandono a que estamos sendo submetidos e que parece não terá fim, por conta da concentração das riquezas em Belém e seu entorno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *