Dói no fundo do coração ter que aceitar que alguém que admiro não está mais entre nós. Mais que uma pessoa incrível, a Eunice viveu por suas causas e agia diretamente para que elas pudessem ser concretizadas.
Ações, capacitações e outros ensinamentos foram registrados em seu livro da vida e sempre serão lembrados. O que hoje está difundido como feminismo, foi pauta de atuação da Eunice desde a época em que ainda éramos privadas de nossa total liberdade.
De todo modo, jamais se rebaixou à vontade de qualquer homem e ainda ensinou muitas mulheres a buscarem ocupar espaços na sociedade.
Também ambientalista, agiu diretamente na proteção de uma área de floresta imensa, a qual, diga-se de passagem, conhecia com a palma da mão, e, como era de se esperar, foi duramente atacada por quem possuía interesses obscuros naquela terra.
Particularmente, hoje (1º/06) perdi uma das minhas referências de vida e tenho a sensação de estar tateando o escuro. Temos muito a lutar e não poderemos contar com suas instruções.
Todavia, conforta saber que o exemplo arrasta e poderemos tê-la para sempre como grande referência. Se hoje temos liberdade para expor nossas opiniões sobre tudo que acontece ao nosso redor, agradeçamos um pouquinho à Eunice.
— * Santarena, Denise Evangelista Peloso da Silva é formada em Direito pela Ufopa e trabalha como assessora no Ministério Público do Pará.
Nota do editor: textos, fotos, vídeos, tabelas e outros materiais publicados no espaço "comentários" não refletem necessariamente o pensamento do Site Jeso Carneiro, sendo de total responsabilidade do(s) autor(es) as informações, juízos de valor e conceitos divulgados.
Que Deus a receba de braços abertos. Fica o legado e as boas recordações. Meus sentimentos a família!!!!!