Com releição histórica – há 24 anos Alenquer (PA) não relegia um prefeito – Tom Silva (MDB) venceu a disputa deste ano com 41,90% dos votos válidos, contra 31,86% obtidos por Edizângela Farias (PP).
E mais: o prefeito de 39 anos também conseguiu eleger os 15 vereadores para a nova legislatura da Câmara de Vereadores de Alenquer. Todos os vitoriosos, entre os quais 5 do MDB, são de partidos ligados à coligação “Alenquer seguindo em frente, o trabalho não pode parar“, formada pelo MDB, PSB, União, PSD e PDT.
Abertas as urnas, é possível fazer diversas análises políticas a partir do banco de dados da Justiça Eleitoral sobre o voto depositado nas urnas eletrônicas das 173 seções eleitorais distribuídas neste ano em diferentes áreas do município de Alenquer.
Resolvi consultar esse repositório de informações aberto à consulta pública e, a partir dele, elaborar 5 tópicos que ajudam a entender a vitória de Tom Silva neste ano.
— ARTIGOS RELACIONADOS
Confira!
① Reeleição com crescimento expressivo
Atual prefeito, Tom Silva conquistou a reeleição com uma vitória contundente, obtendo 41,90% dos votos válidos (15.548 votos) em 2024. Esse resultado representa um crescimento significativo em relação à sua primeira eleição em 2020, quando venceu com 32,04% (9.842 votos). O aumento de quase 10 pontos percentuais e 5.706 votos absolutos indica uma expansão considerável de sua base eleitoral, sugerindo a aprovação de seu primeiro mandato (2021-2024) pela população. A evolução de seu desempenho eleitoral, passando de uma vitória apertada em 2020 para uma mais robusta em 2024, demonstra uma consolidação de sua liderança política no município ao longo dos quatro anos de gestão.
② Maior engajamento político
A eleição de 2024 em Alenquer registrou um crescimento notável no engajamento dos eleitores em comparação com 2020. Em 2024, votos válidos subiram para 37.131, um aumento de 20,86% em relação aos 30.722 votos válidos de 2020. A taxa de abstenção também apresentou uma melhora considerável: enquanto em 2020, 15,99% dos eleitores (6.001) não compareceram às urnas, em 2024 esse percentual caiu para 12,53% (5.320 eleitores). Consequentemente, a participação aumentou de 84,01% em 2020 para 87,47% em 2024. Este aumento de 3,46 pontos percentuais representa 5.604 eleitores a mais. Isso sugere um crescimento no interesse político da população e pode ter sido um fator crucial na reeleição do prefeito Tom Silva, refletindo possivelmente uma maior mobilização do eleitorado e um pleito mais disputado.
③ Domínio territorial na votação
Tom Silva demonstrou uma ampla vantagem na disputa pelas seções eleitorais de Alenquer. O prefeito reeleito venceu em 125 das 173 seções do município, o que representa um impressionante domínio de 72,25% dos locais de votação. Sua principal concorrente, Edizangela Farias liderou em 42 seções (24,28%) do total). Dr. Osvaldo Figueiredo e Josino Filho conseguiram vitória em apenas 3 seções (1,73%). Áurea Nina em nenhuma. Essa distribuição geográfica dos votos revela a força e a capilaridade da campanha de Tom Silva, que conseguiu manter uma base de apoio sólida e bem distribuída por todo o município. Isto é, não se concentrou apenas em áreas específicas; se estendeu tanto por zonas urbanas quanto rurais, consolidando sua posição como líder político com ampla aceitação em diferentes áreas de Alenquer.
④ Domínio territorial na votação
Tom demonstrou domínio expressivo na geografia do voto em Alenquer. Em 22 delas, teve mais que 50% dos votos que os seus adversários. Com destaque para as secções 298 (escola municipal Rosa Saron/Nova Canaã) e 287 (Barracão Brilho do Sol), onde cravou, respectivamente, 83,5% e 81,2% dos votos válidos. Edizângela, Dr. Osvaldo e Josino, por outro lado, não tiveram votação maior que 50% dos votos em nenhum das 173 seções eleitorais do município.
⑤ Variação estável de votos
Nessa eleição para prefeito em Alenquer, é possível perceber diferenças significativas no apoio aos candidatos entre as seções eleitorais. Tom Silva teve a maior variação de votos, indicando que seu apoio foi forte em algumas áreas, mas fraco em outras. Dra. Edizangela Farias também experimentou uma distribuição desigual de votos. Em contraste, Áurea Nina recebeu um número de votos mais consistente em todas as seções, mostrando um apoio mais uniforme. Josino Filho e Dr. Osvaldo Figueiredo ficaram em uma posição intermediária quanto à variação de votos. No geral, não houve nenhum candidato com uma variação de votos extremamente alta, sugerindo que, apesar das diferenças, o padrão de votação foi relativamente estável para todos os candidatos. Esses resultados refletem as complexidades do cenário político local e a diversidade das preferências dos eleitores na cidade.
*** Jeso Carneiro, jornalista, é editor do JC. Leia também dele: 7 tópicos que explicam a vitória nas urnas de Dona Lucídia em Juruti. E ainda: Reeleição em Faro: 10 tópicos que explicam a vitória de Paulo Carvalho nas urnas.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Jeso e o prefeito de Curuá que não conseguiu se reeleger
E pior, alguns dias após a votação misteriosamente a única ambulâncha que a secretaria de saúde disponha para levar pacientes até Santarém pegou fogo…