Católicos de Alenquer (PA) marcaram presença em mais uma edição do Círio de Santo Antônio, padroeiro da cidade. O evento marca o início da trezena da maior festividade sacra do município ximango, no oeste paraense. A trezena ocorre todos os anos entre 1° e 13 de junho.
Antes do início da procissão, às 06h30 aconteceu a missa campal na praça da igreja São Miguel Arcanjo, no bairro Grande Vitória. A comunidade, que é coordenada por Rosinaldo Monteiro, tem apenas 3 anos de existência e pela primeira vez recebeu um evento de grandes proporções. A missa foi presidida pelo bispo dom Bernardo Johannes Bahlmann, da Diocese de Óbidos. Após a missa, a caminhada do Círio iniciou às 08h.
De acordo com a paróquia de Santo Antônio de Alenquer, a procissão teve mais de 5 km, percorrendo os bairros Grande Vitória, Santa Cruz, Vila Andrade, São Francisco, Planalto, Aningal e Centro. Milhares de fiéis caminharam cerca de 3 horas, entre várias homenagens durante o percurso, até chegar à igreja matriz.
História
— ARTIGOS RELACIONADOS
A festividade de Santo Antônio de Alenquer é rica em acontecimentos históricos, tendo, de fato, iniciado no dia 30 de abril, com a descida da imagem secular de Santo Antônio do nicho do altar-mor, que logo recebe o “banho de cheiro” e, durante todo o mês de maio, faz peregrinações por comunidades do interior de Alenquer, previamente determinadas pela paróquia.
Outros eventos que complementam a festividade de Santo Antônio é o banho de imagem de bronze, que fica em frente à igreja matriz, as ornamentações juninas das ruas por onde o círio passará, a trasladação da imagem, procissão fluvial, caminhada de fé do Km 15 até à igreja matriz, o aniversário de Alenquer, a cavalgada, a procissão de encerramento, além das santas missas em todas as noites.
Neste ano de 2024, duas grandes atrações estão sendo aguardadas para a festividade: os shows do cantor Tom Kleber e da banda católica Anjos de Resgate, que acontecerão na praça Santo Antônio, em acordo com a prefeitura, que está ajudando a levar os dois shows a cidade.
Durante os 13 dias, Alenquer viverá uma época em que a cidade mais recebe turistas e fica bastante movimentada, no que os próprios fiéis chamam de “Natal do povo ximango”.
— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.
Deixe um comentário