Beto Faro filia Miro Sanova ao PT de Ananindeua e divide partido. Por João Salame

Publicado em por em Ananindeua, Pará, Política

Beto Faro filia Miro Sanova ao PT de Ananindeua e divide partido. Por João Salame
Miro Sanova assina a ficha de filiação ao PT em evento realizado no sábado em Ananindeua. Foto: Redes sociais

Ex-deputado Miro Sanova, atual presidente da Funtelpa, se filiou ao PT no último sábado (24), no meio de uma grande polêmica dentro do partido. É que o senador Beto Faro, patrono da filiação, pretende lançar a candidatura de Sanova a prefeito de Ananindeua, enquanto a direção municipal e outras grandes lideranças da legenda preferem uma aliança em torno da reeleição do prefeito Daniel Santos (MDB).

Uma demonstração da falta de unidade foi a ausência do ex-senador Paulo Rocha, do ex-deputado federal Zé Geraldo e dos deputados estaduais Dirceu ten Caten, Maria do Carmo e Carlos Bordalo.

Também não esteve presente o presidente do PT de Ananindeua, Célio Rodrigues, que chegou a ser convidado pessoalmente por Sanova. O deputado Dirceu explicou a Miro que não poderia prestigiar o ato porque sua base de apoio no município defende a candidatura do atual prefeito. A ex-governadora Ana Júlia prestigiou o ato de filiação de Sanova.

Beto Faro sabe da resistência ao nome de Sanova, mas além de se alinhar com o governador Helder Barbalho na estratégia de aumentar a oposição ao prefeito Daniel Santos, busca fortalecer sua tendência e aumentar a bancada de vereadores do partido no município. De quebra, projeta o nome de Miro para disputar uma vaga de deputado estadual pelo PT nas próximas eleições.

Irritado com a saída de Miro Sanova do PDT, o ex-deputado Giovanni Queiroz mudou a direção do partido em Ananindeua, decidindo impedir uma aliança da sigla com a possível candidatura do ex-deputado a prefeito. Mais que isso, escolheu uma nova direção alinhada com a reeleição de Daniel Santos. Geovanni é secretário de Estado de Agricultura e presidente estadual do partido.

Concórdia

O prefeito Daniel Santos e o senador Beto Faro estarão em palanques diferentes também em Concórdia do Pará. Faro deve apoiar a reeleição da prefeita Elizângela Celestino (MDB), junto com o deputado estadual e ex-prefeito da cidade, Elias Santiago (PT).

Já Daniel, junto com os deputados federais Júnior Ferrari e Antônio Doido vão defender a candidatura de Antônio Elson, que no sábado se filiou ao PSD, com a presença de seus apoiadores.

João Salame

É jornalista, ex-deputado estadual, ex-prefeito de Marabá, onde nasceu. Tem 61 anos e é o editor-chefe do site Opinião em Pauta, onde o artigo acima foi publicado originalmente. Ele pode ser encontrado também no…

— O JC também está no Telegram. E temos ainda canal do WhatsAPP. Siga-nos e leia notícias, veja vídeos e muito mais.


Publicado por:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *